Alteração de Habilitações
-
- Curioso
- Registado: 26 ago 2008, 15:08
Re: Alteração de Habilitações
Contudo eu creio que seria aceite na ANET... Já ligou para a ANET a informar-se sobre isso?... Pois eu tinha ideia que mesmo os licenciados na sua situação eram aceites desde que o par escola/curso fosse acreditado pela ANET...
saudações
saudações
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
- Registado: 11 jun 2007, 15:37
- Been thanked: 1 time
Ainda nao percebi o que a ANET ou a OE tem a ver com a inscriçao na anacom para projectista... as duvidas devem ser tiradas na anacom... penso eu de que..
Eng. de electrónica e telecomunicações
é exactamente disso que trata este tópico, pelo que entendi de agora em diante só podem assinar projectos de obras de classe de alvará superior a 3 os eng. electrotécnicos inscritos na ANET ou Ordem.
Eu já liguei para a ANET. dizem que eu como tenho licenciatura de 5 anos pré-Bolonha tenho de me inscrever na Ordem e não na ANET.
Eu já liguei para a ANET. dizem que eu como tenho licenciatura de 5 anos pré-Bolonha tenho de me inscrever na Ordem e não na ANET.
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
tekl Escreveu:é exactamente disso que trata este tópico, pelo que entendi de agora em diante só podem assinar projectos de obras de classe de alvará superior a 3 os eng. electrotécnicos inscritos na ANET ou Ordem.
bolas, ainda n tinha percebido isso. entao para projectos quer de ITUR quer ITED, agr temos de pagar as cotas à ordem, e as renovaçoes da anacom...
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
então, mas isso é lógico!!tekl Escreveu:..
tu não sabias disso?!?
de qualquer forma, conheço engenheiros que não necessitam de estar inscrito na OE ou ANET para exercerem cabalmente as suas profissões!! E fazem trabalho de engenheiros! só que no trabalho deles, não precisam da OE nem da ANET..
Learning is the goal!!
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
"conheço engenheiros que não necessitam de estar inscrito na OE ou ANET para exercerem cabalmente as suas profissões!! E fazem trabalho de engenheiros! só que no trabalho deles, não precisam da OE nem da ANET..[/quote]"
Então são licenciados em engenharia. Para ser engenheiro são as ordens ou associações que dizem que é engenheiro.
Sobre fazer trabalho de engenheiro e sendo só licenciado, ocorre em ilegalidade.
Sou contra a ter que pagar para trabalhar (pagar cotas).
Cump.
Mário
"conheço engenheiros que não necessitam de estar inscrito na OE ou ANET para exercerem cabalmente as suas profissões!! E fazem trabalho de engenheiros! só que no trabalho deles, não precisam da OE nem da ANET..[/quote]"
Então são licenciados em engenharia. Para ser engenheiro são as ordens ou associações que dizem que é engenheiro.
Sobre fazer trabalho de engenheiro e sendo só licenciado, ocorre em ilegalidade.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Curioso
- Registado: 21 jan 2009, 17:20
Vai dizer isso ao Sócrates que ele ainda não sabe...Mário Escreveu: Então são licenciados em engenharia. Para ser engenheiro são as ordens ou associações que dizem que é engenheiro.
Cump.
Mário
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
"Mário Escreveu:Boas
"conheço engenheiros que não necessitam de estar inscrito na OE ou ANET para exercerem cabalmente as suas profissões!! E fazem trabalho de engenheiros! só que no trabalho deles, não precisam da OE nem da ANET..
Cump.
Mário[/quote]
Acontece o mesmo aos advogados e aos médicos. Um licenciado em direito não fica automaticamente advogado ou juiz...
As pessoas é que generalizam e chamam nomes uns aos outros...
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
realmente têm razão:
os engenheiros são licenciados em engenharia.
só são engenheiros quem está inscrito nas associações profissionais, e paga as quotas.
os títulos de engenheiro são utilizados quer por quem paga as quotas, quer por quem não paga.
O Engº Sócrates não é Engº, é licenciado em engenharia (talvez..), assim como muitos.
Paciência...
só são engenheiros quem está inscrito nas associações profissionais, e paga as quotas.
os títulos de engenheiro são utilizados quer por quem paga as quotas, quer por quem não paga.
O Engº Sócrates não é Engº, é licenciado em engenharia (talvez..), assim como muitos.
Paciência...
Learning is the goal!!
- eng_jersilva
- Velha Guarda
- Registado: 01 fev 2008, 14:51
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 17 times
isto esta aqui "um 31" bem montado.... lol que grande embrulhada q isto vai dar...
ninguem se entende, ninguem( entidades oficiais) tem respostas dignas para as nossas perguntas... não isto esta bonito. pessoal pelo menos toca a ligar para tds a exegir respostas, com este tipo de pressão pode ser q eles se despachem e digam qq coisa de util.
abraço João Silva
ninguem se entende, ninguem( entidades oficiais) tem respostas dignas para as nossas perguntas... não isto esta bonito. pessoal pelo menos toca a ligar para tds a exegir respostas, com este tipo de pressão pode ser q eles se despachem e digam qq coisa de util.
abraço João Silva
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
E acham isso bem? Aqui no nosso país há o culto do Sr. e até é necessário pagar(à OE) para ser engenheiro, deixem-se disso. Quem tire um mestrado é mestre, quem tire um doutoramento é Doutor, por que razão que quem tira qualquer área de engenharia, não é engenheiro (sem contar nos cursos que não são reconhecidos pela OE). Não acham isso ridículo. A mim é-me indiferente que me chamem Engenheiro ou Licenciado em ...., mas prefiro 1000 vezes que me tratem pelo nome, pois um também não chamo o resto das pessoas pelas suas habilitações literárias, já viram o que seria tratar as pessoas por sr. 12ºano, sr. 9ºano etc..gemini Escreveu:realmente têm razão:
Paciência...
Amigos e colegas,eng_jersilva Escreveu:isto esta aqui "um 31" bem montado.... lol que grande embrulhada q isto vai dar...
abraço João Silva
a questão aqui fundamental é a seguinte: Sou licenciado em electrotecnia pré-bolonha, ou bacharel conforme lhe queiram chamar. Faço projecto á 10 anos, e agora pelo DL123 limitam-me a actuação á classe 5 ( cerca de 2.600.000€ de valor da obra ). Já efectuei projectos para obras bem superiores a esse valor. Tenho trabalhos em curso de obras bastante acima desse valor, até da classe 9. E agora faço o quê ? por exemplo ainda recentemente fiz o projecto da nova fabrica da Panike, valor de obra total cerca de 10.000.000€, a parte de Ited, por ser uma fabrica limitou-se a uma pequena rede estruturada, diria que ja tenho feito moradias com mais trabalho na area de ITED.
Que faço eu e dezenas ou centenas de colegas nesta situação ? Vou dizer aos meus clientes que tenho habilitações para fazer uma instalação de uma substação, mas não posso fazer ITED ?
Gostaria da vossa opinião e de saber se mais algum colega deste forum esta nas mesmas condições e que medidas se poderão implementar.
Abraço,
PJP
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
licenciado pre-bolonha é equivalente a mestre pos-bolonha... pode assinar todos os alvarás..
Caro Carlos-cfr7,carlos_cfr7 Escreveu:licenciado pre-bolonha é equivalente a mestre pos-bolonha... pode assinar todos os alvarás..
Se calhar não expliquei bem, tenho o curso de bacharel do Instituto Superior de Engenharia do Porto - curso de 1989.
Dai a minha questão. Pelo que entendo do tratado de bolonha, o meu curso anterior é equivalente ao curso de licenciado actual, no entanto estou inscrito na Anet, que denomina como engº Técnico. Por isso a questão anterior, mantém-se.
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
sim, assim ja faz sentido a questao. O bacharel antigo é equivalente á licenciatura pos-bolonha, a e licenciatura pre-bolonha é equivalente ao mestrado pos-bolonha. Para a OE é necessario o 2º caso, para a anet é o 1º caso.
Entendo a sua indignaçao, mas conmpreendo a legislaçao.. com o actual desenvolvimento das telecomunicaçoes, é natural que a legislaçao restrinja grandes obras a projectistas que tenham tido cadeiras de dimensionamento de links de fibra, redes e materias mais complexas de telcomunicaçoes. talvez ate no futuro, sejam engenheiros de telecomunicaçoes só para o ITED e os de enegia só para a electricidade.. cada vez mais é necessario ter a formaçao adequada á area em que se trabalha.
Podiam ter feito a legislaçao de outra maneira.. mas ja ouvi falar que ha certas pessoas tem uma inscriçao na anet numa area distinta da sua formaçao, e conseguiram-no por apresentar curriculo que demonstre experiencia e competencia na outra area.. pode ser que eles abram uma excepçao aqueles que revelem competencias, apesar de nao terem um comprovativo de formaçao especifica..
Entendo a sua indignaçao, mas conmpreendo a legislaçao.. com o actual desenvolvimento das telecomunicaçoes, é natural que a legislaçao restrinja grandes obras a projectistas que tenham tido cadeiras de dimensionamento de links de fibra, redes e materias mais complexas de telcomunicaçoes. talvez ate no futuro, sejam engenheiros de telecomunicaçoes só para o ITED e os de enegia só para a electricidade.. cada vez mais é necessario ter a formaçao adequada á area em que se trabalha.
Podiam ter feito a legislaçao de outra maneira.. mas ja ouvi falar que ha certas pessoas tem uma inscriçao na anet numa area distinta da sua formaçao, e conseguiram-no por apresentar curriculo que demonstre experiencia e competencia na outra area.. pode ser que eles abram uma excepçao aqueles que revelem competencias, apesar de nao terem um comprovativo de formaçao especifica..