Alteração de Habilitações
Alteração de Habilitações
Boa tarde!
Pelos vistos, uma vez que não sou electrotécnico inscrito na ANET ou Ordem eng, de agora e diante só poderei assinar projectos de alvará classe 2 (332 000 eur), ITUR nada....
Um colega falou-me nos direitos adquiridos que não nos podem tirar, retratou um exemplo, como o decreto Lei 73/73 que autoriza técnicos desenhadores com CAP a assinar projectos até 3 pisos, que tem sido uma dor de cabeça para a ordem dos arquitectos.
Enviei um mail para a Anacom mas até agora nada...
No decreto-Lei não fala em manutenção de competências adquiridas....
Agradeço a vossa opinião.
Pelos vistos, uma vez que não sou electrotécnico inscrito na ANET ou Ordem eng, de agora e diante só poderei assinar projectos de alvará classe 2 (332 000 eur), ITUR nada....
Um colega falou-me nos direitos adquiridos que não nos podem tirar, retratou um exemplo, como o decreto Lei 73/73 que autoriza técnicos desenhadores com CAP a assinar projectos até 3 pisos, que tem sido uma dor de cabeça para a ordem dos arquitectos.
Enviei um mail para a Anacom mas até agora nada...
No decreto-Lei não fala em manutenção de competências adquiridas....
Agradeço a vossa opinião.
Re: Alteração de Habilitações
Meu caro amigo, se é Eng ou Egt, não tem problemas.
Se não é, estude que os outros também o fizeram, aumentando assim a qualidade dos actos que prtica.
Abraço
Se não é, estude que os outros também o fizeram, aumentando assim a qualidade dos actos que prtica.
Abraço
não é bem assim, segundo o DL :lmp Escreveu:Meu caro amigo, se é Eng ou Egt, não tem problemas.
Abraço
Podem ser projectistas ITUR:
a) Eng. Electrotécnico ou Eng. Tecnico com especialidade de Electrotecnia.
b) Pessoa Colectiva com a colaboração de Eng. Elctrotecnico ou Eng. Tecnico com especialidade de Electrotecnia
Podem ser projectistas ITED:
a) Eng. Electrotécnico ou Eng. Técnico com especialidade de Electrotecnia.
b) Técnico de formação da area ou detentor de curso profissional com area de ITED com n.º horas....
c) Pessoa Colectiva com a colaboração com a) ou b)
No meu caso sou Eng. de Electronica e Informatica com curso profissional de electrotecnia, por isso não me identifico com a alinea a).
quer isto dizer que só poderei assinar projectos de alvará classe 2.
Até agora já fiz um pouco de tudo em ITED.Agora tiraram-me competências...mas enfim...Não encontrei em parte nenhuma do decreto-lei a manutenção das competências adquiridas.
-
- Curioso
- Registado: 26 ago 2008, 15:08
Bom dia colegas!
Eu sou sou licenciado em Engenharia Electrónica e Redes de Computadores, sou membro efectivo da ANET pertencendo ao colégio de especialidade de Eng.ª Electrónica e Telecomunicações, isto de falar em electrotecnia como no DL está escrito é muito vago, pois de certo que pertencendo eu ao colégio de especialidade ao qual pertenço (que não é electrotecnia!) tenho que estar habilitado a elaborar projectos ITED e ITUR. Logo, considero que se sub-entende que electrotecnia engloba outras especialidades da "família" da electrotecnia...
A meu ver, estas coisas devia ser mais claras...
saudações!
Eu sou sou licenciado em Engenharia Electrónica e Redes de Computadores, sou membro efectivo da ANET pertencendo ao colégio de especialidade de Eng.ª Electrónica e Telecomunicações, isto de falar em electrotecnia como no DL está escrito é muito vago, pois de certo que pertencendo eu ao colégio de especialidade ao qual pertenço (que não é electrotecnia!) tenho que estar habilitado a elaborar projectos ITED e ITUR. Logo, considero que se sub-entende que electrotecnia engloba outras especialidades da "família" da electrotecnia...
A meu ver, estas coisas devia ser mais claras...
saudações!
- eng_jersilva
- Velha Guarda
- Registado: 01 fev 2008, 14:51
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 17 times
talvez a melhor solução será inscrever se numa das associações profissionais.. digo eu!!!
abraço joão Silva
abraço joão Silva
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
Pois, esse é o problema, tenho habilitações a mais para a ANET e a Ordem quer que faça o exame de admissão, só no próximo ano.eng_jersilva Escreveu:talvez a melhor solução será inscrever se numa das associações profissionais.. digo eu!!!
abraço joão Silva
No decreto lei fala em engenheiros electrotécnicos, por aí não subentendo mais nada. Eng. de Electrónica e Redes de Computadores não é Electrotécnico, por isso pode ter problemas, penso eu...
Olá a todos,
Sou Engenheiro Electrotécnico e de computadores, da FCTUC, com incrição na OE à mais de 5 anos como membro efectivo, faço projectos de ITED, RCCTE, Electricidade, infraestruturas exteriores e Redes de Gás...possuo alguma experiencia demonstrada em projectos executados e aprovados...
reconheço que não é na faculdade que aprendemos tudo... mas ajuda imenso...
No meio de isto tudo, e nos dias de hoje,...não consigo perceber como é que ainda há gente a projectar seja o que for sem ter a formação adequada... em tempos, quando não havia engenheiros suficientes... até percebia e compreendia que se fizesse.... mas hoje depois de se terem instituido as exigências que estão em vigor... não faz qualquer sentido, "ser um sapateiro a dimensionar um quadro eléctrico"...!!! (sem ofensas a ninguém, falei em sapateiro, mas podia ter sido um outro profissional qualquer, apenas para chamar à atenção para à problemática)
Fica aqui o meu ponto de vista...!!!
mirandes
Sou Engenheiro Electrotécnico e de computadores, da FCTUC, com incrição na OE à mais de 5 anos como membro efectivo, faço projectos de ITED, RCCTE, Electricidade, infraestruturas exteriores e Redes de Gás...possuo alguma experiencia demonstrada em projectos executados e aprovados...
reconheço que não é na faculdade que aprendemos tudo... mas ajuda imenso...
No meio de isto tudo, e nos dias de hoje,...não consigo perceber como é que ainda há gente a projectar seja o que for sem ter a formação adequada... em tempos, quando não havia engenheiros suficientes... até percebia e compreendia que se fizesse.... mas hoje depois de se terem instituido as exigências que estão em vigor... não faz qualquer sentido, "ser um sapateiro a dimensionar um quadro eléctrico"...!!! (sem ofensas a ninguém, falei em sapateiro, mas podia ter sido um outro profissional qualquer, apenas para chamar à atenção para à problemática)
Fica aqui o meu ponto de vista...!!!
mirandes
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
Caro mirandes,
pelos vistos fomos colegas na UC
e daí que estou á vontade para falar e dizer que concordo conisgo por inteiro! não é na faculdade, de certeza, que aprendemos a projectar todas essas coisas! é no terreno e nas formações cá fora!
Realmente o nome ELECTROTÉCNICO tem várias vertentes, e daí que seja necessário especificar quais as habilitações e possiblidades de cada ramo/vertente.
O Min Economia por exemplo (DGGE) não reconhece capacidade a um Eng Electronica e Telecomunicações para ser responsavel por instalações elétricas, mas ele é um Eng. Electrotécnico para todos os efeitos!
Resumindo, inscrevam-se onde poderem e garantam que são informados das reais possibilidades de assinar termos de responsabildade em diversas áreas...
pelos vistos fomos colegas na UC

e daí que estou á vontade para falar e dizer que concordo conisgo por inteiro! não é na faculdade, de certeza, que aprendemos a projectar todas essas coisas! é no terreno e nas formações cá fora!
Realmente o nome ELECTROTÉCNICO tem várias vertentes, e daí que seja necessário especificar quais as habilitações e possiblidades de cada ramo/vertente.
O Min Economia por exemplo (DGGE) não reconhece capacidade a um Eng Electronica e Telecomunicações para ser responsavel por instalações elétricas, mas ele é um Eng. Electrotécnico para todos os efeitos!
Resumindo, inscrevam-se onde poderem e garantam que são informados das reais possibilidades de assinar termos de responsabildade em diversas áreas...
Learning is the goal!!
1.º lugar - Engenheiro Electrotécnico é Electrotécnico e mais nada....não fala em variantes no Dec-Lei
2.º lugar - Eu tirei a minha licenciatura com bastante empenho e dedicação, quando começei a fazer projectos ITED arranjei dois exemplos executados por um electrotécnico e outro por um bacherel electrotécnico.
Ambos tinham alguns pormenores que não cumpriam a legislação ( e não é por isso que os vou chamar de sapateiros).
Já trabalhei com colegas Electrotécnicos de várias instituições, incluindo FEUP e fiquei abismado com a falta de conhecimento!
também eu aprendi a fazer projectos RITA e de electricidade na Universidade e faço os possíveis para me manter actualizado no dia-a-dia. A conformidade de todos os projectos que faço é a minha prioridade.
Sou tão Engenheiro e profissional capaz como vocês e vêem-me falar de sapateiros!!!
essa não percebi agora, simplesmente criei o tópico para averiguar um problema real mas estou a ver que muitos Engenheiros (não Electrotécnicos) não repararam nos novos requisitos para habilitações e vão continuar como se nada fosse!
2.º lugar - Eu tirei a minha licenciatura com bastante empenho e dedicação, quando começei a fazer projectos ITED arranjei dois exemplos executados por um electrotécnico e outro por um bacherel electrotécnico.
Ambos tinham alguns pormenores que não cumpriam a legislação ( e não é por isso que os vou chamar de sapateiros).
Já trabalhei com colegas Electrotécnicos de várias instituições, incluindo FEUP e fiquei abismado com a falta de conhecimento!
também eu aprendi a fazer projectos RITA e de electricidade na Universidade e faço os possíveis para me manter actualizado no dia-a-dia. A conformidade de todos os projectos que faço é a minha prioridade.
Sou tão Engenheiro e profissional capaz como vocês e vêem-me falar de sapateiros!!!
essa não percebi agora, simplesmente criei o tópico para averiguar um problema real mas estou a ver que muitos Engenheiros (não Electrotécnicos) não repararam nos novos requisitos para habilitações e vão continuar como se nada fosse!
-
- Curioso
Não creio que esses colegas se estariam a referir a alguns dos engenheiros aqui presentes... Mas se estavam, creio que não estão a ser correctos. Pois eu não sou formado na FEUP nem na FCTUC nem no IST, etc... e não me sinto inferior a nenhum dos que se formaram nessas instituições! Acho que o verdadeiro Eng.º é aquele que tem provas dadas à vista, com o trabalho que já efectuou e empenho que nele aplicou... Não é o hábito que faz o monge... ou pelo menos não devia ser... 

-
- Curioso
Colega Tekl...
Eu não sou electrotecnico, sou de telecomunicações... O que são as ITED/ITUR senão telecomunicações??
A vantagem de pertencer a uma associação de direito público como a ANET ou OE, tem-se acesso a uma grelha dos actos de engenharia. A que eu tenho disponível na ANET, relativa ao colégio de especialidade de Eng.ª Electrónica e Telecomunicações, refere de forma muito clara que eu e os demais colegas que pertencem a este colégio estão habilitados a elaborar projectos de ITED/ITUR.
Daí eu dizer que o DL está muito vago neste ponto que está em discussão neste post que colocou...
Saudações
Eu não sou electrotecnico, sou de telecomunicações... O que são as ITED/ITUR senão telecomunicações??
A vantagem de pertencer a uma associação de direito público como a ANET ou OE, tem-se acesso a uma grelha dos actos de engenharia. A que eu tenho disponível na ANET, relativa ao colégio de especialidade de Eng.ª Electrónica e Telecomunicações, refere de forma muito clara que eu e os demais colegas que pertencem a este colégio estão habilitados a elaborar projectos de ITED/ITUR.
Daí eu dizer que o DL está muito vago neste ponto que está em discussão neste post que colocou...
Saudações
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
- Registado: 11 jun 2007, 15:37
- Been thanked: 1 time
1º, sim parece que é só engenheiros electrotecnicos, mesmo os de energia que a formaçao nao é virada para as telecomunicaçoes.. o que acho mal.. fazia mais sentido ser para engenheiros da area da electrotecnica de telecomunicaçoes. quem tem a formaçao em transformadores, centrais de produçao, motores e linhas de distribuiçao, nao faz mt sentido ser automaticamente credenciado na area das telecomunicaçoes. por outro lado a parte de informatica e redes se calhar tb anda um bocado ao lado das radiaçoes, antenas, espectros, parabolicas e de outras tecnologias que abrangem o ited. Penso que uma formaçao mais especifica e um curso da familia da electrotecnia seria o mais indicado para a inscriçao como projectista.tekl Escreveu:1.º lugar - Engenheiro Electrotécnico é Electrotécnico e mais nada....não fala em variantes no Dec-Lei
essa não percebi agora, simplesmente criei o tópico para averiguar um problema real estou a ver que muitos Engenheiros (não Electrotécnicos) não repararam nos novos requisitos para habilitações e vão continuar como se nada fosse!
2º em todo o lado ha bons e maus profissionais. ms um bom tecnico instalador pode ser um pessimo projectista.. é preciso formaçao e conhecimento para projectista.. n tou a falar pra uma moradia, que isso acho que podia seguir o modelo da electricidd, e ficar a cargo so do instalador, ms de uma certa gama pra cima, so engenheiros com conhecimentos pra criar soluçoes originais, e adequadas a cada cliente em TV, voz, dados e toda a multimedia.
ja agora, sou eng electrotecnico licenciado na area das telecomunicaçoes...
Eng. de electrónica e telecomunicações
O que eu pretendia mesmo com este tópico era debater o problema do Dec-Lei só falar em Electrotécnicos, se os políticos quiseram generalizar e alargar a competência a todos os engenheiros com formação na área da Electricidade e Telecomunicações deviam te-lo referido no DL.
Dessa forma não me teria sentido lesado!!! Bastava-me inscrever na Ordem dos Eng. (Na ANET não tenho possibilidade porque tenho licenciatura de 5 anos).
Sou um profissional humilde mas pelos vistos há quem se aproveite dessa situação para puxar a brasa para a sua sardinha!
Dessa forma não me teria sentido lesado!!! Bastava-me inscrever na Ordem dos Eng. (Na ANET não tenho possibilidade porque tenho licenciatura de 5 anos).
Sou um profissional humilde mas pelos vistos há quem se aproveite dessa situação para puxar a brasa para a sua sardinha!
-
- Curioso
tekl Escreveu:O que eu pretendia mesmo com este tópico era debater o problema do Dec-Lei só falar em Electrotécnicos, se os políticos quiseram generalizar e alargar a competência a todos os engenheiros com formação na área da Electricidade e Telecomunicações deviam te-lo referido no DL.
Creio que o facto de possuir uma licenciatura de 5 anos não o impede de se inscrever na ANET... O seu curso é bi-etápico? Se é basta que entregue apenas o certificado do bacharelato, foi o que eu fiz pois possuo Bac+Lic.
Saudações
Infelizmente não é o meu caso. Só tenho mesmo hipóteses junta da Ordem.MarcoSilvaa Escreveu:tekl Escreveu:O que eu pretendia mesmo com este tópico era debater o problema do Dec-Lei só falar em Electrotécnicos, se os políticos quiseram generalizar e alargar a competência a todos os engenheiros com formação na área da Electricidade e Telecomunicações deviam te-lo referido no DL.
Creio que o facto de possuir uma licenciatura de 5 anos não o impede de se inscrever na ANET... O seu curso é bi-etápico? Se é basta que entregue apenas o certificado do bacharelato, foi o que eu fiz pois possuo Bac+Lic.
Saudações
Cumps