Com a entrada em vigor do novo decreto lei, tal como está o ITED deixa de fazer qualquer sentido.
Oram vejam bem, realmente fala em novas regras e exigências, mas não existe ninguém para as controlar.
Já se disse que a responsabilidade passa para os instaladores, mas responsabilidade de quê e para quê?
Os certificados de conformidade serviam para entregar nas Camaras Municipais para obter a licença de utilização ou então junto dos operadores para solicitar os serviços.
Neste momento nem as Camaras, nem os operadores estão a solicitar nenhum documento, nem mesmo o termo de responsabilidade por isso qual o interesse do ITED?
Ainda hoje tive um cliente (que me contraou para efectuar o relatorio de funcionalidades e o certificado de conformidade) em que já lhe tinha feito 2 visitas à obra e ainda faltava corrigir muitas coisas, mas que ligou-me a dizer que já não precisava dos meus serviços, pois ligou à PT e informaram-no que já não era necessário qualquer documento e já foi agendado para amanhã uma instalação das linhas telefonicas num edificio com 3 fracções autonomas em que não existe ATE e nem tem os ATIs ligados.
Por isso expliquem-me qual o sentido de fazer as instalações conforme as regras se os operadores não podem pedir nem precisam de qualquer documento.
Vamos voltar ao tempo pré-RITA em que os operadores faziam toda a instalação conforme desse...
Fim do ITED ?...
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
- Registado: 11 jun 2007, 15:37
- Been thanked: 1 time
Re: Fim do ITED ?...
a mim cheira-me a um esquema tipo certiel. vai haver uns auditores da anacom a analisar instalaçoes pelo país e a tirar inscriçoes na anacom aos transigentes.
sinceramente ja havia um negocio de interesses mt grande e mts "amiguinhos" nas certificadoras, e como so eram chamados akeles que desenrascavam o cliente, o mais corrupto é o k se safava melhor. nunca achei grande coisa as certificadoras serem empresas particulares, cheias de interesses..
ou entao é a oportunidade dos edificios encalhados legalizarem-se. mais dia menos dia isto é revisto e ou voltam as certificadoras, ou é criado o esquema da anacom proprio de certificaçao... mas isto sao so especulaçoes..
sinceramente ja havia um negocio de interesses mt grande e mts "amiguinhos" nas certificadoras, e como so eram chamados akeles que desenrascavam o cliente, o mais corrupto é o k se safava melhor. nunca achei grande coisa as certificadoras serem empresas particulares, cheias de interesses..
ou entao é a oportunidade dos edificios encalhados legalizarem-se. mais dia menos dia isto é revisto e ou voltam as certificadoras, ou é criado o esquema da anacom proprio de certificaçao... mas isto sao so especulaçoes..
Eng. de electrónica e telecomunicações
Re: Fim do ITED ?...
Penso que será isso mesmo o que se passou.carlos_cfr7 Escreveu:a mim cheira-me a um esquema tipo certiel. vai haver uns auditores da anacom a analisar instalaçoes pelo país e a tirar inscriçoes na anacom aos transigentes.
Em relação ás entidades certificadoras, nao digo que nao haviam interesses, mas o principal problema que vejo não é só a extinção das entidades certificadoras, é a ausencia da obrigação de algo que obrigasse a cumprir as regras.
Aceito a questão da extinção das entidades certificadoras mas deveria ser pelo menos obrigatório um termo de responsabilidade para obtenção da licença de habitabilidade ou para contratar um serviço por exemplo à PT ou ZON ou outro qualquer operador.