Como fazer projecto ao abrigo do novo DL 123/2009
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
Como fazer projecto ao abrigo do novo DL 123/2009
Pois é...
como este novo DL 123/2009 entrou logo em vigor no dia seguinte á sua publicação, como se faz o projecto ITED, para uma moradia, agora? Que partes o constituem?
ver o Artigo 70º:
Primeiro que tudo, o termo de responsabilidade terá de fazer menção ao DL 123/2009, dizendo que cumpre com as regras e legislação em vigor.
Depois, o projecto técnico terá de contemplar mapa de quantidades e orçamento, o que até aqui não acontecia.
Além do mais, agora inclui-se no projecto ITED o video-porteiro, domótica e sistema de segurança/intrusão, em conjunto com as redes eléctricas para alimentação destes sistemas (Art. 58º).
Estou correcto na minha apreciação?
como este novo DL 123/2009 entrou logo em vigor no dia seguinte á sua publicação, como se faz o projecto ITED, para uma moradia, agora? Que partes o constituem?
ver o Artigo 70º:
Primeiro que tudo, o termo de responsabilidade terá de fazer menção ao DL 123/2009, dizendo que cumpre com as regras e legislação em vigor.
Depois, o projecto técnico terá de contemplar mapa de quantidades e orçamento, o que até aqui não acontecia.
Além do mais, agora inclui-se no projecto ITED o video-porteiro, domótica e sistema de segurança/intrusão, em conjunto com as redes eléctricas para alimentação destes sistemas (Art. 58º).
Learning is the goal!!
-
- Curioso
- Registado: 21 jan 2009, 17:20
Re: Como fazer projecto ao abrigo do novo DL 123/2009
Tens a certeza que já entrou em vigor ou é só daqui a 6 meses?
Sim já entrou em vigor.
Mas como é tipico do bom portugues, novamente colocou-se o carro à frente dos bois, pois nem existe ainda manual, nem quaisquer regras técnicas, nem minutas.
Até sairem essas informações vais ser a confusão total.
Mas como é tipico do bom portugues, novamente colocou-se o carro à frente dos bois, pois nem existe ainda manual, nem quaisquer regras técnicas, nem minutas.
Até sairem essas informações vais ser a confusão total.
- Cipriano
- Quadro de Honra
- Registado: 08 out 2007, 19:16
- Been thanked: 1 time
- Contacto:
Como ainda não saiu o novo Manual tens de te reger tb pelo que está em vigor ainda.
Quanto ao que o gemini disse está correcto, agora pergunto eu, os preços dos ited vão aumentar? Vai dar mais trabalho do que dava, principalmente a realizar os mapas e orçamentos.
Quanto ao que o gemini disse está correcto, agora pergunto eu, os preços dos ited vão aumentar? Vai dar mais trabalho do que dava, principalmente a realizar os mapas e orçamentos.
Gostava de ver um projecto realizado com esta implementação. Estou curioso. Vai deixar de existir o projecto de segurança/intrusão? ou apenas teremos de por as alimentações para esse efeito?Além do mais, agora inclui-se no projecto ITED o video-porteiro, domótica e sistema de segurança/intrusão, em conjunto com as redes eléctricas para alimentação destes sistemas (Art. 58º).
O Scalabitano Alojamento ideal para o seu website
Blog Pessoal
Santarem Digital O Portal mais completo sobre Santarém
Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
Blog Pessoal
Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
-
- Curioso
- Registado: 26 ago 2008, 15:08
Isto está tudo muito confuso (falo por mim!)
desta forma nem sei por onde lhe pegar!... Se alguém estiver à vontade neste assunto, peço que faça uma grande favor a esta honrosa comunidade e explique realmente o que se passa e o que temos que fazer e como!...
Tenho alguns projectos de moradias em mãos, pessoas à espera que sejam entregues e de repente colocam-nos este DL em mãos... Miseráveis políticos e papões!

desta forma nem sei por onde lhe pegar!... Se alguém estiver à vontade neste assunto, peço que faça uma grande favor a esta honrosa comunidade e explique realmente o que se passa e o que temos que fazer e como!...
Tenho alguns projectos de moradias em mãos, pessoas à espera que sejam entregues e de repente colocam-nos este DL em mãos... Miseráveis políticos e papões!

-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
exactamente, está lançada a confusão...
contactei uma colega que trabalha nos serviços camarários e expliquei-lhe a situação, que embora o termo de responsabilidade tenha de mencionar o novo DL 123, o projecto técnico propriamente dito não irá reflectir o novo DL, pois este diz que teremos (projectistas) de ter formação no sentido de realizarmos os projectos de acordo com o novo DL, só que obviamente tal não acontecerá tão cedo.... e enquanto o tempo passa, o DL já está em vigor e, portanto, estaremos a passar um termo de responsabilidade que não corresponde á verdade, MAS POR CULPA DOS LEGISLADORES!!!
Conclusão, as Câmaras não sabem o que fazer quanto a esta situação... pois se por um lado aceitam o TR mencionando o novo DL, por outro, como não fazem análise técnica dos projectos, não vêm se está de acordo com o novo DL ou não!!
está lindo isto...
Entretanto, sublinho por baixo o pedido de eslcarecimentos, ou partilha de algum modelo de projecto-tipo que se enquadre com o novo DL, por parte de algum user que esteja a acompanhar todo este processo.
EDIT: após conferência com um colega e nova análise do DL, parece que não h´aproblemas de maior... é continuar a fazer como até aqui, sem as novas peças ENQUANTO NÃO FOR LANÇADO O NOVO MANUAL!! E no Termo de Responsabilidade podemos/devemos lá mencionar o novo DL 123, pois é ele quem nos autoriza a fazer de acordo com o extinto 59/2000.
contactei uma colega que trabalha nos serviços camarários e expliquei-lhe a situação, que embora o termo de responsabilidade tenha de mencionar o novo DL 123, o projecto técnico propriamente dito não irá reflectir o novo DL, pois este diz que teremos (projectistas) de ter formação no sentido de realizarmos os projectos de acordo com o novo DL, só que obviamente tal não acontecerá tão cedo.... e enquanto o tempo passa, o DL já está em vigor e, portanto, estaremos a passar um termo de responsabilidade que não corresponde á verdade, MAS POR CULPA DOS LEGISLADORES!!!
Conclusão, as Câmaras não sabem o que fazer quanto a esta situação... pois se por um lado aceitam o TR mencionando o novo DL, por outro, como não fazem análise técnica dos projectos, não vêm se está de acordo com o novo DL ou não!!
está lindo isto...
Entretanto, sublinho por baixo o pedido de eslcarecimentos, ou partilha de algum modelo de projecto-tipo que se enquadre com o novo DL, por parte de algum user que esteja a acompanhar todo este processo.
EDIT: após conferência com um colega e nova análise do DL, parece que não h´aproblemas de maior... é continuar a fazer como até aqui, sem as novas peças ENQUANTO NÃO FOR LANÇADO O NOVO MANUAL!! E no Termo de Responsabilidade podemos/devemos lá mencionar o novo DL 123, pois é ele quem nos autoriza a fazer de acordo com o extinto 59/2000.
Learning is the goal!!
-
- Curioso
- Registado: 21 jan 2009, 17:20
Se é como dizes, vamos assinar um termo de responsabilidade de um projecto que não esta a cumprir a nova Lei. Pelo que podemos vir a ter problemas no futuro.gemini Escreveu:EDIT: após conferência com um colega e nova análise do DL, parece que não h´aproblemas de maior... é continuar a fazer como até aqui, sem as novas peças ENQUANTO NÃO FOR LANÇADO O NOVO MANUAL!! E no Termo de Responsabilidade podemos/devemos lá mencionar o novo DL 123, pois é ele quem nos autoriza a fazer de acordo com o extinto 59/2000.
Tentei ligar para a ANACOM por duas vezes mas devem estar tão atarefados que eu esperei uns 10min e não atenderam....
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
têm a certeza que são necessários os mapas de quantidades para todos os projectos?? da minha interpretação mas confesso que ainda não li a fundo o decreto é que é necessário mapas apenas para os projectos de infraestruturas exteriores (ITUR)?? e também axo que não é necessário o orçamento com preços, mas tenho de confirmar!!!gemini Escreveu:Pois é...
ver o Artigo 70º:
- Cipriano
- Quadro de Honra
- Contacto:
No Artigo 70º
"Elementos do projecto técnico ITED"
...d) Medições e mapas de quantidade de trabalhos, dando a indicação da natureza e quantidade dos trabalhos necessários para a execução da obra;
e) Orçamento baseado na espécie e quantidade de trabalhos constantes das medições.....
...d) Medições e mapas de quantidade de trabalhos, dando a indicação da natureza e quantidade dos trabalhos necessários para a execução da obra;
e) Orçamento baseado na espécie e quantidade de trabalhos constantes das medições.....
Blog Pessoal
Blog Pessoal
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Ainda não me tinha apercebido disso!!! desta forma o preço dos projectos tem de subir!!!Cipriano Escreveu:No Artigo 70º
Cipriano Escreveu:No Artigo 70º
Não será uma maneira de o instalador, dono de obra, etc não fugir ao fisco

Fica a dúvida, pois penso que nas Câmaras não existirão pessoas com a competência de verificar se os materiais são mais caros ou não, e se os preços correspondem à realidade!!!!
Abraço.
- Cipriano
- Quadro de Honra
- Contacto:
E o que têm as Câmaras a ver com isso? Por acaso existe pessoas competentes para avaliar projectos nas Câmaras, mas os ited não são precisos de serem avaliados pelas Câmaras, é da total responsabilidade do projectista apresentar o projecto correcto e completo.ejom Escreveu:Cipriano Escreveu:No Artigo 70º
Não será uma maneira de o instalador, dono de obra, etc não fugir ao fisco, e do fisco ter uma maneira de ir buscar todos os €'s que por vezes lhe escapam!
Fica a dúvida, pois penso que nas Câmaras não existirão pessoas com a competência de verificar se os materiais são mais caros ou não, e se os preços correspondem à realidade!!!!
Blog Pessoal
Blog Pessoal
Digam-me uma coisa na parte eléctrica é preciso projecto?
Porque que será necessário para o ITED?
Não será uma ficha electrotécnica para o efeito.
Falo isto para moradia.
Porque que será necessário para o ITED?
Não será uma ficha electrotécnica para o efeito.
Falo isto para moradia.
- Cipriano
- Quadro de Honra
- Contacto:
Eu nem concordo com as fichas electrotecnicas, julgo que deveria ser obrigatorio o projecto electrico para moradias.
Blog Pessoal
Blog Pessoal
Fichas electrotécnicas que na minha opinião não possuem a informação importante (trenbham a noção que foram feitas para sistemas trifasicos) e que têm pouco espaço e pouca informação patra instalações em projecto.
Nops tempor que correm facilmete se conseguia uma ficha electrotécnica mais eficaz e mais eficiente ao que se refere na caraterização correcta da instalação. Uma BOA ficha e umas telas finais s julgo que seria suficiente
Nops tempor que correm facilmete se conseguia uma ficha electrotécnica mais eficaz e mais eficiente ao que se refere na caraterização correcta da instalação. Uma BOA ficha e umas telas finais s julgo que seria suficiente
Cipriano Escreveu:Eu nem concordo com as fichas electrotecnicas, julgo que deveria ser obrigatorio o projecto electrico para moradias.
Saudações Energéticas
6eo
6eo