Conclusão do inquérito É a favor da ligação do aro da janela

Responder
admin
Admin
Admin
Registado: 02 set 2006, 13:05
Has thanked: 120 times
Been thanked: 140 times
Contacto:

Conclusão do inquérito É a favor da ligação do aro da janela

Mensagem por admin »

Aqui fica a conclusão
Anexos
inquerito.jpg
inquerito.jpg (50.59 KiB) Visto 1438 vezes
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Re: Conclusão do inquérito É a favor da ligação do aro da janela

Mensagem por Mário »

Boas

Eu fui pelo não. Só seria pelo sim, se as portas (janelas) também tivessem ligação de terra.
Havia de ser bonito as dobradiças com um fiel de terra, e nas portas (janelas) de correr teria-mos de por uma serpentina ou uma escova para fazer o contacto. :lol: :lol: :lol:

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Antes cumpria-se o 740 e as regras da boa arte, não me lembro de houvir dizer que alguém ficou eletrocutado na janela do wc, não vejo razão para que agora se tenha de ligar à terra, até porque as janelas estão, regra geral, isoladas das partes metálicas da construção, no caso das canalizações metálicas estou de pleno acordo, pode acidentalmente, haver no seu trajecto o risco de contacto com instalações eléctricas.
Um dia destes vamos ter de deixar uma fixinha(especial) em todas as divisões da casa para ligar tudo quanto é equipamento metálico à terra ex: camas,cadeiras,puxador de portas etc.etc.
Cpts.
Energy
jacc123456

Mensagem por jacc123456 »

Bom dia.

E porque razão é que se deveria ligar a janela do WC à terra???

Cumprimentos.
6eo
cartão vermelho
cartão vermelho
Registado: 22 out 2008, 16:04

Mensagem por 6eo »

POis eu ca acabei por colocar talvez..............
e este talvez é uma poderação entre concepção da instalação, ventilação do WC, material da caixelharia, distancia à base de chuveiro/banheira....... mas com diferencial de 30mA o meu talvez tende para o não
Saudações Energéticas
6eo
6eo
cartão vermelho
cartão vermelho

Mensagem por 6eo »

Já agora gosto sempre de ouvir a opinião dos outros: quem se prenuncia que seja de opinião "SIM"?
Saudações Energéticas
6eo
FAMRIBEIRO
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 24 dez 2007, 13:12

Mensagem por FAMRIBEIRO »

Já agora deixem um fio terra no WC para ligar a cabine de protecção do duche, que é em alumínio.
nch
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 25 fev 2008, 13:04

Mensagem por nch »

Bem a minha opinião é muito simples...

Existe a possibilidade de um fio fase ou neutro entrar de alguma forma em contacto com o aro da janela??

Não, então a ligação à terra serve para enfeitar, bom senso precisa-se...

cumps
6eo
cartão vermelho
cartão vermelho

Mensagem por 6eo »

Já detectei falhas de isolamento electrico, o chamado teste de Riso, atraves da alvenaria de um edificio.... tambem dá que pensar!
nch Escreveu:Bem a minha opinião é muito simples...

Existe a possibilidade de um fio fase ou neutro entrar de alguma forma em contacto com o aro da janela??

Não, então a ligação à terra serve para enfeitar, bom senso precisa-se...

cumps
Saudações Energéticas
6eo
wvieira1
Curioso
Curioso
Registado: 03 nov 2008, 10:43

Mensagem por wvieira1 »

Eu percebo a ideia da ligação à terra das partes metálicas nas casas de banho com diferencial de 30ma, pois, se por um motivo qualquer houver passagem de um condutor activo para a estrutura metálica, as pessoas ficam protegidas, até porque não nos podemos esquecer que é uma área onde as pessoas estarão molhadas.
Por outro lado, parece-me que se trata de uma transposição para a legislação portuguesa de directivas europeias.
No entanto, tenho as seguintes qusetões:
1- Será que não estamos a aumentar a possibilidade de risco? É que sem ligação à terra, a possibilidade de uma passage de condutor activo para a estrutura metálica é pouco provável e, em princípio, só possível através da estrutura metálica do edifício. No entanto, ao ligarmos a estrutura das janelas à terra, aumentamos o risco de, devido à procimidade, existir uma passagem de u condutor activo para essa ligação de terra e, assim, se existir algum defeito no sistema de protecção (por exemplo, condutor de terra partido ou disjuntor avariado), os riscos são imensos.
2- A minha questão fundamental é que se colocou em funcionamento uma legislação sem se acautelar a necessdade dos fabrcantes se adatarem. Assim, tenho tido imensa dificuldade e arranjar ligadores bi-metálicos para a secção de 2,5mm2 nas casas de venda de material eléctrico e os fabricantes de caixilharia metálica não têm, nos casos que conheço, prevista qualquer solução adequada, acabando, os que conheço, por fazerem um furo para passagem do condutor de terra numa zona mais ou menos oculta e um outro furo para se proceder ao apert do condutor de terra ao alumínio através de um parafuso. Assim é que não vale. Se se exige o cumprimento das regras, também se devem criar, antes, condições de execução adequadas (isto é, limpas, elegantes, fáceis).

Cumprimentos
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”