De uma forma geral .
Boas, o que te levou a fazer essa pergunta??admin Escreveu:O que sucedia aos nossos equipamentos eléctricos se a frequecia de 50 Hz passa-se para 25 Hz![]()
De uma forma geral .
Na rede de energia eléctrica na europa todas as 3 fases têm a mesma frequência: 50 Hz. as desfasagens no sistema 3fásico em qq parte do mundo são de 120º.fernandoafonso Escreveu:Penso que com 25 Hz ficavas com 110 V uma vez que duas fases dum sistema trifásico faz 400 V pelo desfasamento duma das fases que aumenta a frequência.
é isso mesmo, esse mesmo motor, se tiver um funcionsamento de 800rmp, passara a funcionar com 400rpm... qual eh a duvida?davijao Escreveu:Boas...
Caros colegas,respondo com a seguinte questão:O QUE ACONTECE A UM MOTOR LIGADO A UM VARIADOR DE FREQUÊNCIA...Bem a 25Hz o motor irá rodar a metada da velocidade,nas lâmpadas incandescentes vamos ter a oportunidade de as ver-mos piscar,o compressor do frigorifico,as ventoinhas passam a trabalhar a 50 % e o toque das campainhas será diferente,enfim uma serie de alterações.
Já agora informo que no meu local de trabalho existe maquinas(lixadoras,berbequins,etc)que são alimentados por um gerador de alta frequência( 200 Hz ) pois necessitam de uma rotação muito elevada,a tensão de trabalho é a mesma.
Abraços
td a razao...duartini Escreveu:Se forem aparelhos de corrente contínua ñ ha problema. Se forem d corrente alterna aí claro q ñ funçmina. Pois a corrente demora o dobro do tempo a completar um ciclo (alternancia positiva e negativa). Logo epah ñ funciona.
acho que ao falarmos de corrente continua não devemos falar de frequência. Em corrente alternada sim falamos em periodo e em frequência.soundair_250 Escreveu:td a razao...duartini Escreveu:Se forem aparelhos de corrente contínua ñ ha problema. Se forem d corrente alterna aí claro q ñ funçmina. Pois a corrente demora o dobro do tempo a completar um ciclo (alternancia positiva e negativa). Logo epah ñ funciona.
td a razao sousa... mas acho que os nossos companheiros, ja sabem isso.. mas foi bom teres postado isso!sousa Escreveu:acho que ao falarmos de corrente continua não devemos falar de frequência. Em corrente alternada sim falamos em periodo e em frequência.soundair_250 Escreveu:td a razao...duartini Escreveu:Se forem aparelhos de corrente contínua ñ ha problema. Se forem d corrente alterna aí claro q ñ funçmina. Pois a corrente demora o dobro do tempo a completar um ciclo (alternancia positiva e negativa). Logo epah ñ funciona.
periodo é o tempo que a corrente leva de 0 a um maximo positivo voltando a 0 passando pelo maximo negativo e 0 novamente.
frequência é o nº de vêzes que isso acontece por segundo.
A freqência da corrente nas redes de energia è , em Portugal como no resto da Europa de 50Hz. No Estados Unidos è de 60 Hz.
Em sistemas de trcção electrica é 25Hz. Esta e outras frequências relativamente baixas são produzidas por geradores sincronos.
Em telecomunicações as frequências são muitissimo mais elevadas.
este tema continua em desenvolvimento se acharem por bem. Se estiver errado nas minhas teorias corrijam-me por favor.
Cláudia,claudia Escreveu: Na rede de energia eléctrica na europa todas as 3 fases têm a mesma frequência: 50 Hz. as desfasagens no sistema 3fásico em qq parte do mundo são de 120º.
O que pretendia dizer é que o módulo da tensão entre fases que obtens num sistema 3fásico é independente da frequência que usas. A tensão entre fases depende do módulo da tensão de cada fase e do ângulo entre elas. Como estamos a considerar um sistema com 3 fases, o ângulo é constante e igual a 120º.fernandoafonso Escreveu:Penso que com 25 Hz ficavas com 110 V uma vez que duas fases dum sistema trifásico faz 400 V pelo desfasamento duma das fases que aumenta a frequência.