Calculo de conductas

Responder
fmartins
Curioso
Curioso
Registado: 17 mar 2009, 16:57

Calculo de conductas

Mensagem por fmartins »

Bom Dia,

Alguem me sabe dizer como se determina a dimensão de uma conduta quadrada ou cicular para um sistema de renovação de ar?
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 220 vezes

Re: Calculo de conductas

Mensagem por Mário »

Boas

1-Tem a haver com o local, numero de pessoas, rotação de entradas e saidas, equipamentos em funcionamento, enfim não é chapa 1.

Respondendo ás outras perguntas
"Alguem sabe como se calcula o caudal de extracção de uma cozinha e dos wc´s?"

2-É claro que estou a ver uma cozinha de restaurante com 10 bicos a gás, fornos de cozer pão (bolos) 10 funcionários, enfim, a mesma resposta que em 1.

"Alguem me sabe dizer qual é a formula ou como se calcula a perda de carga nas condutas de um sistema de renovação de ar?"

As percas de carga tem a ver com a velocidade do ar, densidade do mesmo, o tipo de ângulo e o raio das curvas. E volto para a 1.

Com vagar posso procurar os meus antigos projectos,e algumas dicas de raciocinio rápido, do tipo uma pessoa necessita (renovação de ar ) de 200m3/h para a temperatura de 22ºC em trabalho sem esforço, mas tenho de procurar.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
fmartins
Curioso
Curioso

Mensagem por fmartins »

Eu passo a explicar, eu estou a fazer um curso sobre isto, só que só tive 4 aulas e a matéria foi dada ao " pontapé" e agora preciso de fazer um trabalho para entregar, o problema é que tenho de fazer tudo a "pata", encontrar Caudais, dimensionar as condutas,etc,etc, o que posso é colocar aqui o trabalho para ver se alguém me consegue dar uma mão.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 220 vezes

Mensagem por Mário »

Boas

Não é ético sermos nós a fazer o trabalho. Pode por as duvidas conforme as vai encontrando, mas não espere o trabalho feito por nós.

No curso devem ter dado qual a velocidade aconselhada nas condutas e qual a pressão estática para não se propagar a ressonância ás condutas, e não só.
Creio que deve de haver mais formandos no curso, já começaram a trocar duvidas entre todos? Se a duvida é de todos, devem de pedir que tornem a explicar.

Nas renovações de ar têm que verificar se o valor de CO2 se mantém nos níveis aceitáveis, enfim como já tinha dito, não é chapa 1.

Quando se anda em formação devemos assimilar toda a informação e fazer troca de ideias para se confirmar que, o que entendemos foi o mesmo que os outros entenderam.

Rapidamente não tenho os meus apontamentos à mão, mas vão dois arquivos, que serviram em projectos.

Cump.
Mário
Anexos
calculo condutas ar AC.xls
(46.5 KiB) Transferido 370 vezes
CALCULO CONDUCTOS 1.xls
(47 KiB) Transferido 317 vezes
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
fmartins
Curioso
Curioso

Mensagem por fmartins »

Sim, eu sei que não é ético, apenas queria que me ajudassem, que me dessem uma luzes nem que fosse com um exemplo para eu poder seguir, em relação ao curso é uma curso modular, de apenas 6 aulas em que a 5a e a 6a, são o trabalho e o exame final, por isso a matéria foi dada um pouco ao "pontapé", já pensei e se calhar é o que vou fazer, ligar para lá e pedir o contacto de alguém para me juntar a ele e tirar as minhas duvidas.
Agradeço ter colocado essas folhas de calculo, mas eu tenho de fazer tudo a mão, isto é um monte de cálculos.
Responder

Voltar para “Discussão AVAC”