Novo decreto lei

ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Re: Novo decreto lei

Mensagem por ENERGY »

Para mim cheira-me a caldinho CERTIEL, vão arranjar maneira de ser esta e só esta entidade a certificar, mais um monopólio. :(
Cpts.
Energy
pedro_mendes
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:08

Mensagem por pedro_mendes »

Pedia ao colega jcostapt, desde já agradeço o esclarecimento por parte do mesmo decreto-lei, qual era o artigo que indica a conformidade da infra-estrutura no mesmo decreto-lei. Já agora gostaria de saber se possível qual a data prevista para os novos manuais ITED e ITUR.

Comprimentos,
Pedro Mendes
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 22 out 2007, 22:10
Has thanked: 4 times
Been thanked: 89 times

Mensagem por amoreira »

Boas,

A mim cheira-me que esta situação toda tem a ver com as noticias recentes
que dão conta que a PT vai investir milhões na fibra óptica....

Se assim for já estão a preparar terreno para serem donos e senhores do
futuro nesta área.

Cump.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Qualquer dia, ainda se vai trocar os "magalhães" porque não têm ligação para fibra óptica :lol: :lol:

Não dão ponto sem nó.

Vamos haver o que as cabeças pensadoras vão fazer.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
6eo
cartão vermelho
cartão vermelho
Registado: 22 out 2008, 16:04

Mensagem por 6eo »

Deixo aqui uma conversa com um colega, que anda no meio, e expressa a sua opinião:
«Boas…
Quanto ao assunto do dl 123/2009, parece que a certificação ITED vai deixar mesmo de existir… Quer dizer parece-me que desde que deu entrada este D.L.123)
O dl 59/2000 é o que diz que haverá certificado de conformidade e empresas certificadoras, estando a ser revogado, acabaram os mesmos…Agora não sei bem se acabou já imediatamente ou como diz o nº2 do artigo 109 que os procedimentos do dl59/2000 se matem-se em vigor até que sejam substituídos por outros

Pelo que li mais pormenorizadamente, parece-me que vai ser dificultada mais a actividade de projectista e do instalador…
Dando mais responsabilidades a estes…
Mesmo os bacharéis só podem assinar projectos até obras de alvará classe 5 ( à volta de 2 500 000€).
Uma conversa que tive c um tipo da anacom na sexta-feira…n adiantou muito conversa a dizer que n estava dentro do assunto, mas disse para n desfazer dos aparelhos que eles iam ser precisos…Não sei bem…novidades haverão de surgir…

(estou a tirar da cabeça que os eng. Electrotécnicos os que estão habilitados directamente a projecto e instalação vão ficar na obrigação e responsabilidade que os projectos sejam cumpridos(um artigo fala em assinar livro de obra e em acompanhamento de obra) e que também a instalação esteja dentro da conformidade e testada, como n temos proveito directamente na instalação em gastar mais ou menos c\ o que vai ser instalado, mandamos e tem k ser, e o instalador cumpre. Da maneira que está projectos n são cumpridos, raramente existem telas finais feitas, obras que são um escândalo e se eu n passar o certificado existe sempre alguém que passa…(vamos lá ver o que se vai passar, mas se for isto até concordo)

Eu n tenho encargos c/ pessoal, não tenho dividas, vivo habitação pessoal, n tenho prestações…mas este tiro de um dia para o outro pela calada para muita gente que vive de este negocio vai ter uma traulitada…

Vamos lá ver o que se segue nesta semana…Mas doa a quem doer tenho quase certeza que não há volta a dar e são algumas 150 empresas ITED no pais…mais alguns engenheiros para o desemprego…
Abraço»
Saudações Energéticas
6eo
6eo
cartão vermelho
cartão vermelho
Registado: 22 out 2008, 16:04

Mensagem por 6eo »

esqueci-me de anexar
Anexos
image002[1].png
image002[1].png (48.09 KiB) Visto 1723 vezes
Saudações Energéticas
6eo
Cipriano
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 08 out 2007, 19:16
Been thanked: 1 time
Contacto:

Mensagem por Cipriano »

Classes das Habilitações para 2009

Classes das Habilitações # Valores das Obras (€)

1 # Até 166.000,00

2 # Até 332.000,00

3 # Até 664.000,00

4 # Até 1.328.000,00

5 # Até 2.656.000,00

6 # Até 5.312.000,00

7 # Até 10.624.000,00

8 # Até 16.600.000,00

9 # Acima de 16.600.000,00
O Scalabitano Alojamento ideal para o seu website
Blog Pessoal
Santarem Digital O Portal mais completo sobre Santarém

Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
Borgas
Curioso
Curioso
Registado: 17 jan 2008, 12:21

Mensagem por Borgas »

amoreira Escreveu:Boas,

A mim cheira-me que esta situação toda tem a ver com as noticias recentes
que dão conta que a PT vai investir milhões na fibra óptica....

Se assim for já estão a preparar terreno para serem donos e senhores do
futuro nesta área.

Cump.
É isso mesmo tem que ver com as Redes de Nova Geração:

http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Governo-e ... ut=10&tm=6
Borgas
Curioso
Curioso
Registado: 17 jan 2008, 12:21

Mensagem por Borgas »

Artigo 110.º
Entrada em vigor
1 — O presente decreto -lei entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação.
2 — O certificado de conformidade da instalação de infra-estruturas de telecomunicações em edifícios prevista no Decreto-Lei n.º 59/2000, de 19 de Abril, não é exigido para efeitos de atribuição de autorização de utilização dos edifícios, cujos procedimentos respectivos se encontrem pendentes à data de entrada em vigor do presente decreto-lei.
É impressão minha ou com isto as obras que estejam em andamento já não vão precisar do certificado de conformidade?
Cipriano
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Contacto:

Mensagem por Cipriano »

Pelo que parece não.
Blog Pessoal

Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
jsljsl
Curioso
Curioso
Registado: 25 fev 2009, 11:13

Mensagem por jsljsl »

Bom dia ao Forum,

Gostaria de pedir aos interessados, nomeadamente entidades Certificadoras, para contactarem o Eng.o Fernandes atraves do mail: acist@acist.pt no sentido de congregarem esforcos e tomada de posicao em relacao ao novo Dec Lei e suas consequencias na actividade deste tipo de empresas.

A JSL disponibiliza no seu site : http://www.jsl-online.net/engine.php?cat=6

o Dec. lei 123/2009, para quem o quiser analisar e descarregar.

Gostaria ainda de informar de que tanto quanto sabemos, o instalador nao esta' isento de efectuar e APRESENTAR os ensaios da Inst. ITED. Devera' apresentar o chamado REF- Relatorio de Ensaios de Funcionalidade. Tal como ja' acontece agora na practica, tera' que recorrer aos servicos e aparelhos das empresas que fazem certificacao das ITED. Ou seja: havera' sempre trabalho para fazer. Mais ainda, com a necessidade de testar e certificar pelo menos uma das duas fibras que irao chegar obrigatoriamente a' fraccao, o instalador tera' sempre que recorrer a quem tenha aparelhos ( caros) e know how para estes ensaios.
De qualquer forma achamos que a Qualidade da instalacao ITED podera' ficar muito ameacada com a aplicacao deste Dec. Lei.

Qualquer esclarecimento ou ajuda que necessitem, facam o favor de nos contactar,

Paulo Oliveira
D. I&D JSL
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

ok, já é um começo de explicação sobre o que virá aí...

mas já agora, para quando as formações para se poder projectar em condições, de acordo com o novo DL, as redes nova geração: fibra óptica?

e a JSL já tem ATI's para funcionar de acordo com os novos padrões estabelecidos?
isto é, fibra óptica, etc..
Learning is the goal!!
0davids0
Curioso
Curioso
Registado: 18 jun 2008, 17:49

Mensagem por 0davids0 »

Boas pessoal!!!!
Estou numa situação extremamente delicada e ainda n sei bem o que fazer.
Antes de sair este decreto, inscrevi-me para tirar o curso de projectista ITED. Assim sendo, paguei o curso na totalidade e concluí com exito, mas houve um entretanto no meio. Passo a explicar...No meio do curso é que vim a saber que para me aceitarem a inscreição na ANACOM, teria de tirar o modulo anterior que é o de instalação. Tudo bem....foi proposto um congelamento de nota de avaliação e estou neste momento a concluir o de instalação. Só depois do curso seguinte que é o de projecto, é que vão descongelar a minha nota e colocá-la na data de conclusao do curso de projecto que irá ter inicio em 2 de Junho, isto é, já depois deste decreto ter saído. Agora nao sei como vai ser....poderei me inscrever? Realmente a escola terá que ter uma posição firme e tentar resolver este assunto. Agora..... tb estão lixados os técnicos que ja estão inscritos e que n são engenheiros, visto que quando forem renovar já não o poderão fazer. Só se tirarem um curso de engenharia.
O que propunha era que toda a gente que irá ser lesado pela massa associativa de um grande conjunto de ignorantes, arrogantes, hipócritas e que perante o resto da Europa, só se conseguem realçar é puramente dizendo que têm um curso de engenharia e que gostam imenso de dizer em voz alta e de nariz impinado que " EU SOU ENGENHEIRO...NAO SOU SENHOR, OU ENTÃO SOU SENHOR ENGENHEIRO...." Este país assim não vai andar para a frente e acho que temos de combater estes indivíduos fazendo o que uma democracia nos deixa fazer, temos de nos unir e mostrar a estes tipos que não podem mudar o rumo das nossas vidas e do nosso profissionalismo, só pq eles querem e acham que têm esse direito. E mais.....as maiores atrocidades a nível de projecto, vêm de engenheiros...que julgam que sabem o que fazem.
Espero contar com todos os que saem disto prejudicados e unir como forma de protesto ou fazendo um abaixo assinado.
MarcoSilvaa
Curioso
Curioso
Registado: 26 ago 2008, 15:08

Mensagem por MarcoSilvaa »

0davids0 Escreveu:Boas pessoal!!!!
Antes de sair este decreto, inscrevi-me para tirar o curso de projectista ITED. Assim sendo, paguei o curso na totalidade e concluí com exito, mas houve um entretanto no meio. Passo a explicar...No meio do curso é que vim a saber que para me aceitarem a inscreição na ANACOM, teria de tirar o modulo anterior que é o de instalação. Tudo bem....foi proposto um congelamento de nota de avaliação e estou neste momento a concluir o de instalação. Só depois do curso seguinte que é o de projecto, é que vão descongelar a minha nota e colocá-la na data de conclusao do curso de projecto que irá ter inicio em 2 de Junho, isto é, já depois deste decreto ter saído. Agora nao sei como vai ser....poderei me inscrever? Realmente a escola terá que ter uma posição firme e tentar resolver este assunto. Agora..... tb estão lixados os técnicos que ja estão inscritos e que n são engenheiros, visto que quando forem renovar já não o poderão fazer. Só se tirarem um curso de engenharia.
O que propunha era que toda a gente que irá ser lesado pela massa associativa de um grande conjunto de ignorantes, arrogantes, hipócritas e que perante o resto da Europa, só se conseguem realçar é puramente dizendo que têm um curso de engenharia e que gostam imenso de dizer em voz alta e de nariz impinado que " EU SOU ENGENHEIRO...NAO SOU SENHOR, OU ENTÃO SOU SENHOR ENGENHEIRO...." Este país assim não vai andar para a frente e acho que temos de combater estes indivíduos fazendo o que uma democracia nos deixa fazer, temos de nos unir e mostrar a estes tipos que não podem mudar o rumo das nossas vidas e do nosso profissionalismo, só pq eles querem e acham que têm esse direito. E mais.....as maiores atrocidades a nível de projecto, vêm de engenheiros...que julgam que sabem o que fazem.
Espero contar com todos os que saem disto prejudicados e unir como forma de protesto ou fazendo um abaixo assinado.

Meu caro...

Não generalize!

Eu sou engenheiro e acho que o problema não vem dos engenheiros mas sim de um jogo de interesses que já estamos habituados neste país.

E além do mais estou totalmente contra este DL...

Saudações
Cipriano
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Contacto:

Mensagem por Cipriano »

0davids0 Escreveu:Boas pessoal!!!!
Não é preciso seres Eng. para poderes ser projectista. Lê o Artigo 67º "Qualificações do projectista ITED"
Alinea 1, b) e 2
Blog Pessoal

Responder

Voltar para “ITED / ITUR”