besouro não toca com o menos da ventoinha
-
- Velha Guarda
- Registado: 07 abr 2008, 13:20
- Enviou: 2 vezes
- Agradecimento recebido: 6 vezes
besouro não toca com o menos da ventoinha
amigos , tenho um corsa 1.7 d de 2000 , coloquei um botãozinho para ligar a ventoinha nas grandes filas de transito para que o meu boguinhas com os seus jovens 308 mil kms não apanhar nenhum escaldão ...
Fui a uma sucata , arranjei um botão do farol de nevoeiro e coloquei esse botão em cima do botão original de nevoeiro do meu carro .... fica ali que nem ginjas ...
O botão só tem 2 pernes ...
liguei então a um perne o mais da ventoinha e ao outro perne o menos da bateria ...
mas querendo eu quando ligo a ventoinha que um besouro toque para não me esqueçer ... liguei o positivo do besouro ao menos do botão e o menos do besouro liguei à chapa do carro...
e tudo bem , o besouro apitou...
mas o problema é este , quando liguei também ao menos do botão o menos da ventoinha , o menos da ventoinha cala o besouro , mal tiro o menos da ventoinha o besouro de imediato toca ...
estou a dar em doido , qual a razão disto aconteçer ?
obrigado malta
Fui a uma sucata , arranjei um botão do farol de nevoeiro e coloquei esse botão em cima do botão original de nevoeiro do meu carro .... fica ali que nem ginjas ...
O botão só tem 2 pernes ...
liguei então a um perne o mais da ventoinha e ao outro perne o menos da bateria ...
mas querendo eu quando ligo a ventoinha que um besouro toque para não me esqueçer ... liguei o positivo do besouro ao menos do botão e o menos do besouro liguei à chapa do carro...
e tudo bem , o besouro apitou...
mas o problema é este , quando liguei também ao menos do botão o menos da ventoinha , o menos da ventoinha cala o besouro , mal tiro o menos da ventoinha o besouro de imediato toca ...
estou a dar em doido , qual a razão disto aconteçer ?
obrigado malta
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Re: besouro não toca com o menos da ventoinha
Boas
Não percebi nada, mas será que é isto?
Queres por um interruptor para ligares manualmente o ventilador do radiador. Se é isso que queres, basta ligares os dois pernes do interruptor na válvula de temperatura que está montada no radiador. E funciona.
Se queres por um besouro para ficar a tocar sempre que ligas o interruptor, tens que medir e verificar qual é que tem tensão permanente e ligas no outro, se houver retorno pelo motor do ventilador tens que instalar um diodo.
Cump.
Mário
Não percebi nada, mas será que é isto?
Queres por um interruptor para ligares manualmente o ventilador do radiador. Se é isso que queres, basta ligares os dois pernes do interruptor na válvula de temperatura que está montada no radiador. E funciona.
Se queres por um besouro para ficar a tocar sempre que ligas o interruptor, tens que medir e verificar qual é que tem tensão permanente e ligas no outro, se houver retorno pelo motor do ventilador tens que instalar um diodo.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
eu já tenho a ligação feita ...
o besouro é que não toca ...
sim ... quero por um besouro a tocar cada vez que o botão é ligado...
um diodo porque ?
um diodo porque ?
Porque se trata de corrente contínua o díodo impede que a corrente passe em sentido contrário. Funciona como válvula de retenção. Quando ligas o interruptor "shuntas" o termostato,funciona o besouro e o diodo directamente polarizado permite que funcione a ventoinha. Quando o termostato ligar a ventoinha, o díodo inversamente polarizado não deixa tocar o besouro(com os dois ligados, funcionam as duas coisas). Atenção ao valor da corrente no díodo, este tem que suportar a corrente da ventoinha, se não arranjar um que a suporte é melhor colocar um relé. Quanto à tensão inversa, não faltam díodos desses.pjpereira Escreveu:eu já tenho a ligação feita ...
um diodo porque ?
Mas que a tua mensagem estava confusa, lá isso estava.
- Anexos
-
- Doc2.docx
- (93.14 KiB) Transferido 60 vezes
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Boas
O que vale é que entre todos, alguma solução se arranja.
Cump.
Mário
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
relé !!!! ???? pois ... pois sim .............
mas de relés não percebo nada ...
que relé terei que comprar ?
como é que se liga o relé ? solda-se ?
quanto ao esquema , peço novamente desculpas , mas está um pouco confuso , ele não está confuso eu é que não o sei ler ... se estivesse multifilar talvez ainda lá fosse ...
desde já obrigado por todas as vossas preciosas dicas ...
quanto ao esquema , peço novamente desculpas , mas está um pouco confuso , ele não está confuso eu é que não o sei ler ... se estivesse multifilar talvez ainda lá fosse ...
Vamos lá a ver se te consigo explicar melhor os deste anexo.pjpereira Escreveu:relé !!!! ???? pois ... pois sim .............
Figura 1:
Se ligar o termostato trabalha a ventoinha (V), o besouro não funciona porque o díodo está ao corte. Só deixa passar corrente no sentido da seta. Se ligas o interruptor (I) trabalha o besouro e a ventoinha porque o díodo já deixa passar a corrente.
Figura 2:
Se fecha o termostato, é como no primeiro caso. Se ligas o interruptor, trabalha o besouro, excita a bobine do relé que faz fechar o contacto (R), funcionando tb a ventoinha. O relé deve ser para 12 ou 24V depende da tua bateria. É ligado com terminais que, juntamente com o relé, compras em qq casa de acessórios. Só tens q implementar a parte do circuito assinalado com (a), o resto já existe.
Bom trabalho.
- Anexos
-
- Imagem 001.jpg
- (144.69 KiB) Transferido 80 vezes
Limitei-me a explicar a sua ideia. O mérito desta solução não é meu.Mário Escreveu:Boas
Cump.
Mário
Cumprimentos.