Amperes por metro quadrado
-
- Curioso
- Registado: 30 ago 2008, 18:47
Amperes por metro quadrado
Boa Tarde colegas
preciso de estimar a potência media de um edificio para saber quantos grupos geradores necessito!
O edificio é um centro comercial com uma area de construção de 86000 m2.
Estava a considerar 0,25 A/m2 , o que me dá cerca de 15MVA, acho francamente muito!
O que me dizem?
preciso de estimar a potência media de um edificio para saber quantos grupos geradores necessito!
O edificio é um centro comercial com uma area de construção de 86000 m2.
Estava a considerar 0,25 A/m2 , o que me dá cerca de 15MVA, acho francamente muito!
O que me dizem?
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
Re: Amperes por metro quadrado
Porque não fazes a (25 VA + 80 VA) /m^2 e ainda um coeficiente de 0,4
Logo (86.000x (25+80)x0,4)/1000)=3612 KVA
Admitindo lojas de 100 m^2 teremos a cada 3,45 KVA e 6,9 KVA 50% coeficiente 0,6..... 86.000/100=860 Lojas a (
(430x3,45+430x6,9)X0,6=2670 KVA com coeficiente 1 = 4450 KVA
Eu considerei a área na totalidade, quando há muita área de zona comum
O antigo regulamento recomendava 40 VA m^2 com coeficiente 0,4 logo 86000 x 40*0,4/1000=1376 KVA
Falta analisar melhor mas temos Máximo= 3612 KVA.... Médio=2670....Mínimo= 1376 KVA
Eu apontava para a média (3612+2670+1376755)/3=2555 KVA
Logo 2.500 KVA, dá 30 VA/mm^2 com coeficiente 1
Eles se calhar querem coeficiente 1 para as lojas
Este cálculo é aproximado, pelo que era preciso ver a planta ao nível de PT prever para a potência a dobrar, já para os geradores
algum critério de cálculo será validado.
As potências dos transformadores vários serão na totalidade igual a 4450 KVA
Os geradores vão segurar toda a carga????
Logo (86.000x (25+80)x0,4)/1000)=3612 KVA
Admitindo lojas de 100 m^2 teremos a cada 3,45 KVA e 6,9 KVA 50% coeficiente 0,6..... 86.000/100=860 Lojas a (
(430x3,45+430x6,9)X0,6=2670 KVA com coeficiente 1 = 4450 KVA
Eu considerei a área na totalidade, quando há muita área de zona comum
O antigo regulamento recomendava 40 VA m^2 com coeficiente 0,4 logo 86000 x 40*0,4/1000=1376 KVA
Falta analisar melhor mas temos Máximo= 3612 KVA.... Médio=2670....Mínimo= 1376 KVA
Eu apontava para a média (3612+2670+1376755)/3=2555 KVA
Logo 2.500 KVA, dá 30 VA/mm^2 com coeficiente 1
Eles se calhar querem coeficiente 1 para as lojas
Este cálculo é aproximado, pelo que era preciso ver a planta ao nível de PT prever para a potência a dobrar, já para os geradores
algum critério de cálculo será validado.
As potências dos transformadores vários serão na totalidade igual a 4450 KVA
Os geradores vão segurar toda a carga????
Última edição por Duzia12 em 22 mai 2009, 13:31, editado 1 vez no total.
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 89 times
Vê a tabela em anexo, mas como disse o Duzia12 tens de ver se vais alimentar 100% da
instalação ou apenas uma % desta, tens de ver o enquadramento deste tipo de estabelecimento
nas regras técnicas e verificar o que lá é exigido.
instalação ou apenas uma % desta, tens de ver o enquadramento deste tipo de estabelecimento
nas regras técnicas e verificar o que lá é exigido.
- Anexos
-
- Tabela.pdf
- (18.91 KiB) Transferido 320 vezes
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
-
- Curioso
Obrigado malta!
sim, os geradores vão segurar toda a carga, pois estou em angola, e aqui a energia é tipo yo-yo, vai e volta, além que a EDEL (EDP cá da Zona) não tem capacidade de entrega de tanta energia para tantas obras megalomanas que por cá se estão a fazer!
imaginam só que anda toda a Europa preocupada com os consumos dos combustiveis fosseis e estes gajos por aqui estão-se a cagar para a poluição....
obrigado
sim, os geradores vão segurar toda a carga, pois estou em angola, e aqui a energia é tipo yo-yo, vai e volta, além que a EDEL (EDP cá da Zona) não tem capacidade de entrega de tanta energia para tantas obras megalomanas que por cá se estão a fazer!
imaginam só que anda toda a Europa preocupada com os consumos dos combustiveis fosseis e estes gajos por aqui estão-se a cagar para a poluição....
obrigado
POis não esqueceer que a europa não é autosuficiente em combustivel fossil sendo completamente dependente dele.... enquanto em angola os combustiveis fosseis da para gastar, dar e vender.... e se acabar ainda ha diamantes que fazem milagresjorgemiguelr Escreveu:Obrigado malta!
obrigado
Saudações Energéticas
6eo
6eo
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 89 times
Só mais uma coisa, nesse tipo de estabelecimentos especialmente para angola
é conveniente duplicares os geradores, ou seja no caso do 1º falhar arranca o 2º.
é conveniente duplicares os geradores, ou seja no caso do 1º falhar arranca o 2º.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Been thanked: 17 times
Aluem podia comentar os cálcuos que fiz, dar uma opinião, Alguns estaram exageradps eu sei que não é fácil
Se for considerar 33% para Escritórios a 60 VA/M^2 teremos 86.000x 50 x 0,33 x 1=1700 KBA
33% restauração a 200 VA/M~2 teremos 200x86,000x0,33x 1=5676 KVA
33% Comércia a 40 VA teremos 40x86.000x0,33X 1=1135 KVA
Agora o total seria 1.700+5676+1135=8.511 KVA
E agora!!!! que análise se pode fazer, só mesmo com as plantas
Se for considerar 33% para Escritórios a 60 VA/M^2 teremos 86.000x 50 x 0,33 x 1=1700 KBA
Se considerar a percentagem do estacionamento que deve ser significativa esse cálculo desce e bem julgo eu!!!Duzia12 Escreveu:Aluem podia comentar os cálcuos que fiz, dar uma opinião, Alguns estaram exageradps eu sei que não é fácil
Considerando 20% escritórios, 20% Comério, 20% Lojas,
40% Estacionamento (a 10 VA/m^2) teriamos cerca de 5,4 MVA.
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 abr 2008, 11:53
- Been thanked: 4 times
As potências de centros comerciais não são fáceis de determinar, pois abrangem diversos tipos de utilização:
comércio (lojas e hipermercados), restauração, escritórios, cinemas, serviços comuns (circulações amplas, estacionamento), ...
só para citar os mais comuns.
Por isso mesmo muitos projectistas, incluindo eu, preferem errar por excesso, particularmente na fase de ante-projecto, que é o que penso que se trata aqui.
Com isto dito eu recomendaria que solicitasse mais dados à arquitectura, nomeadamente as áreas por tipo de utilização, pois como disse o colega DCD, a área de estacionamento não se deve menosprezar pois ocupa geralmente entre 30 a 50% da área do centro comercial, a não ser que haja espaço para estacionamento exterior (situação muito rara).
Outro aspecto que é importante, especialmente em Angola, é o AVAC, que por norma assume potências com valores absurdamente elevados, quando comparados com os de cá, creio que não só pelo clima em causa mas pelo "factor cagaço" dos projectistas (atenção que não estou a criticar ninguém até porque poderia incorrer na auto-crítica).
Não vou lançar potências unitárias para o ar, até porque os valores recomendados na tabela apresentada são base suficiente.
Apenas creio que o projectista devia assumir um factor (o tal anterior) considerando:
- as particularidades do AVAC em Angola;
- o facto das lojas âncora (hipermercados, etc) poderem ser lojas com níveis de iluminação importantes resultando daí potências maiores;
- particularidades na arquitectura que podem influenciar o AVAC, como por exemplo o edifício ser em vidro ou algo do género.
No que diz respeito aos grupos geradores, recomendo que considere grupos de média tensão, com cela de inversão no posto de seccionamento principal, considerando um grupo a mais como reserva/alternância. Associado aos grupos de média tensão virá um edifício que conterá o quadro de média tensão e quadro de comando dos grupos, um depósito de combustível com reserva para pelo menos 7 dias (e conta aberta na Sonangol).
comércio (lojas e hipermercados), restauração, escritórios, cinemas, serviços comuns (circulações amplas, estacionamento), ...
só para citar os mais comuns.
Por isso mesmo muitos projectistas, incluindo eu, preferem errar por excesso, particularmente na fase de ante-projecto, que é o que penso que se trata aqui.
Com isto dito eu recomendaria que solicitasse mais dados à arquitectura, nomeadamente as áreas por tipo de utilização, pois como disse o colega DCD, a área de estacionamento não se deve menosprezar pois ocupa geralmente entre 30 a 50% da área do centro comercial, a não ser que haja espaço para estacionamento exterior (situação muito rara).
Outro aspecto que é importante, especialmente em Angola, é o AVAC, que por norma assume potências com valores absurdamente elevados, quando comparados com os de cá, creio que não só pelo clima em causa mas pelo "factor cagaço" dos projectistas (atenção que não estou a criticar ninguém até porque poderia incorrer na auto-crítica).
Não vou lançar potências unitárias para o ar, até porque os valores recomendados na tabela apresentada são base suficiente.
Apenas creio que o projectista devia assumir um factor (o tal anterior) considerando:
- as particularidades do AVAC em Angola;
- o facto das lojas âncora (hipermercados, etc) poderem ser lojas com níveis de iluminação importantes resultando daí potências maiores;
- particularidades na arquitectura que podem influenciar o AVAC, como por exemplo o edifício ser em vidro ou algo do género.
No que diz respeito aos grupos geradores, recomendo que considere grupos de média tensão, com cela de inversão no posto de seccionamento principal, considerando um grupo a mais como reserva/alternância. Associado aos grupos de média tensão virá um edifício que conterá o quadro de média tensão e quadro de comando dos grupos, um depósito de combustível com reserva para pelo menos 7 dias (e conta aberta na Sonangol).
atenção que essas potências estimadas da tabela não contam com as intalações mecânicas (AVACs e afins), Elevadores e escadas rolantes, (que num centro comercial dessa dimensão não devem ser poucos), Instalações hidraúlicas...
-
- Curioso
Caros colegas
baseada em todos os vossos comentarios e pela analise de projecto semelhante, também aqui em angola, considerei 5 MVA de potência instalada!
O projecto vai ser feito por um gabinete em portugal, mas como a obra já esta em execução precisava de saber quantos geradores mais ao menos teria de colocar para o eng civil, director de obra deixar já espaço sufuciente, porque daqui até ao projecto electrico xegar........ja devem ter crescido pa ai 5 pisos
5 MVA acho que já estou a considerar o máximo, de factor cagaço, mesmo com o avac e eledores incluidos.
abrc
baseada em todos os vossos comentarios e pela analise de projecto semelhante, também aqui em angola, considerei 5 MVA de potência instalada!
O projecto vai ser feito por um gabinete em portugal, mas como a obra já esta em execução precisava de saber quantos geradores mais ao menos teria de colocar para o eng civil, director de obra deixar já espaço sufuciente, porque daqui até ao projecto electrico xegar........ja devem ter crescido pa ai 5 pisos

5 MVA acho que já estou a considerar o máximo, de factor cagaço, mesmo com o avac e eledores incluidos.
abrc
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 abr 2008, 11:53
- Been thanked: 4 times
Para essa potência recomendo que considere 3 geradores em MT de 2,5MVA (15kV-50Hz), sendo que um deles irá funcionar em regime de alternância/reserva.
Cada grupo destes possui uma canópia equivalente a um contentor de 40 pés - sensivelmente 12192mmx2896mmx2438mm (CxAxL).
Além disto deverá considerar um espaço técnico (edifício) para albergar o quadro de MT e quadro de comando dos grupos.
Para mais informações poderá contactar por exemplo a Divisão de sistemas de energia da Barloworld Stet (CAT) que representa a Catterpillar em Portugal. Peça para falar com o Eng.º Paulo Ribeiro.
Cada grupo destes possui uma canópia equivalente a um contentor de 40 pés - sensivelmente 12192mmx2896mmx2438mm (CxAxL).
Além disto deverá considerar um espaço técnico (edifício) para albergar o quadro de MT e quadro de comando dos grupos.
Para mais informações poderá contactar por exemplo a Divisão de sistemas de energia da Barloworld Stet (CAT) que representa a Catterpillar em Portugal. Peça para falar com o Eng.º Paulo Ribeiro.
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Been thanked: 220 times
Boas
Eu não punha 3 de potência igual, mas de potencias alternadas, ou seja no período nocturno que potencia preciso ? 1MVA.
Eu propunha 1 de (A) 1,5MVA + 1 de (B) 2,5MVA e + 1 de (C) 5MVA, ou seja ;
A- Noite
B- Entra em apoio e ou desliga o (A)
C- Entra e desliga o (A) e desliga o (B) Fica só, se não chegar entra o (A).
Em caso de avaria do (C) os (A)+(B) têm que assegurar a capacidade total.
Creio que a tensão em vez de 15Kv para Angola, seria melhor de 3,3Kv são gostos. (humidade)
Pensem em utilizar a potencia térmica do motor para accionar os compressores de frio directamente.
O arranque é por ar comprimido dos motores.
Já puseram a hipótese do combustível ser gás? seria viável ?
Marcas há diversas, Man, Cat, Ge das melhores nestas potencias.
Cump.
Mário
Eu não punha 3 de potência igual, mas de potencias alternadas, ou seja no período nocturno que potencia preciso ? 1MVA.
Eu propunha 1 de (A) 1,5MVA + 1 de (B) 2,5MVA e + 1 de (C) 5MVA, ou seja ;
A- Noite
B- Entra em apoio e ou desliga o (A)
C- Entra e desliga o (A) e desliga o (B) Fica só, se não chegar entra o (A).
Em caso de avaria do (C) os (A)+(B) têm que assegurar a capacidade total.
Creio que a tensão em vez de 15Kv para Angola, seria melhor de 3,3Kv são gostos. (humidade)
Pensem em utilizar a potencia térmica do motor para accionar os compressores de frio directamente.
O arranque é por ar comprimido dos motores.
Já puseram a hipótese do combustível ser gás? seria viável ?
Marcas há diversas, Man, Cat, Ge das melhores nestas potencias.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Curioso
Obrigado por ambas as dicas, confesso que a ideia do mário não será pior uma vez que a noite possivelmeente estará quase tudo apagado, mas será que algum dia irei compensar o preço de mais um gerador com a poupança em combustivel?
Agora se olharmos pelo factor segurança e continuidade de serviço, sem duvida que é a melhor das hipoteses.
A gás está compeletamente fora de questão, isso é angola, não tem gás natural!
A distribuição de gás funciona muito mal, mesmo sendo propano, corria o risco de por uma qq razão ficar sem combustivel pos geradores.
um forte abrc a todos, xeio de saudades da tugalandia!!!!
Agora se olharmos pelo factor segurança e continuidade de serviço, sem duvida que é a melhor das hipoteses.
A gás está compeletamente fora de questão, isso é angola, não tem gás natural!
A distribuição de gás funciona muito mal, mesmo sendo propano, corria o risco de por uma qq razão ficar sem combustivel pos geradores.

um forte abrc a todos, xeio de saudades da tugalandia!!!!