Caixas de Coluna
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Caixas de Coluna
Boas.
Alguém me sabe dizer se existe alguma possibilidade de num edifício de Habitação Colectiva, colocar um quadro de colunas no piso de entrada e depois passar tubos directos para os apartamentos? Ou seja não utilizar as caixas de coluna?
Esta foi uma questão que me fizeram que axo que não é possivel realizar mas queria confirmar!!!
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
Alguém me sabe dizer se existe alguma possibilidade de num edifício de Habitação Colectiva, colocar um quadro de colunas no piso de entrada e depois passar tubos directos para os apartamentos? Ou seja não utilizar as caixas de coluna?
Esta foi uma questão que me fizeram que axo que não é possivel realizar mas queria confirmar!!!
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Re: Caixas de Coluna
não me estou a referir à contagem centralizada mas sim na distribuição das alimentações pelos apartamentos a partir da coluna através das caixas de coluna (CAD's, CAQ's, etc...), na situação que estou a falar deixa de existir coluna porque vão tubos directos às moradias não sei se isto é possível?? não utilizar caixas de coluna???Duzia12 Escreveu:Claro que pode fazer contagem centralizada, mas a solução fica melhor mas mais cara,
- joaoosvaldo
- Team Apoio
alguém confirma? é que sempre fiz coluna montante com as respectivas caixas de coluna!!!Duzia12 Escreveu:Claro que pode fazer um quadro de colunas com saídas directas e os contadores ficam cá em baixo, daí eu falar em contagem centralizada
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 89 times
joaoosvaldo Escreveu:Boas.
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
Sim é possível essa instalação embora num edifício com muitas habitações tenhas de ter
um quadro de colunas enorme.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
- joaoosvaldo
- Team Apoio
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 89 times
Duzia12 Escreveu:Ele pode optar por instalar caixas de coluna no R/C, várias e já assim diminuia o espaçamento no Q.Colunas
E se as entradas são trifásicas???
Não é permitido, as caixas de coluna têm de estar no piso correspondente à fracção
que derivam.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Duzia12 Escreveu:Ele pode optar por instalar caixas de coluna no R/C, várias e já assim diminuia o espaçamento no Q.Colunas
E se as entradas são trifásicas???
o quê?????????? como????? as caixa s de coluna têm de estar obrigatoriamente no piso que alimenta as respectivas fracções. V.P. da Silva livro III de 200x pág 438 e qq coisa capitulo do fundo
Saudações Energéticas
6eo
6eo
A solução de fazer um quadro de colunas com saídas independentes por fracção autónoma, faz sentido para distribuições horizontais, como moradias em banda por exemplo.
Contudo apesar de fazer as funções e ter os componentes de um quadro de colunas, não sei se lhe podemos chamar assim, pois não existe nenhuma coluna vertical (ducto).
Contudo apesar de fazer as funções e ter os componentes de um quadro de colunas, não sei se lhe podemos chamar assim, pois não existe nenhuma coluna vertical (ducto).