P100

Raul Neto
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 21 mai 2009, 09:20

Re: P100

Mensagem por Raul Neto »

Olá a todos,

Como é o primeiro post neste fórum quero começar por agradecer a oportunidade de aqui estar a colocar as minhas questões, assim e de acordo o tema do tópico (Portinhola P100) aproveito para perguntar qual deverá ser a forma correcta para se fazer as entradas de energia nesta caixa, nomeadamente se o condutor de protecção pode passar no interior da portinhola. Se alguém tiver fotografias ou esquemas de portinholas P100 que se encontrem ligadas de acordo com o artigo 511.1 das RTIEBT que aqui possa colocar desde já agradeço.

Melhores Cumprimentos,

Raul Neto
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Been thanked: 21 times

Mensagem por mpinto »

Raul Neto Escreveu:Olá a todos,

Como é o primeiro post neste fórum quero começar por agradecer a oportunidade de aqui estar a colocar as minhas questões, assim e de acordo o tema do tópico (Portinhola P100) aproveito para perguntar qual deverá ser a forma correcta para se fazer as entradas de energia nesta caixa, nomeadamente se o condutor de protecção pode passar no interior da portinhola. Se alguém tiver fotografias ou esquemas de portinholas P100 que se encontrem ligadas de acordo com o artigo 511.1 das RTIEBT que aqui possa colocar desde já agradeço.

Melhores Cumprimentos,

Raul Neto
O cabo de terra que vem do eléctrodo e liga no barramento de terra, na caixa de medição de terra (borne amovível) e daí sai o condutor de protecção que vai ligar ao barramento de terras dentro do quadro geral. Não passa na portinhola. Aquele barramento (o da caixa) é constituido por uma barra de cobre (normalmente), num extremo liga o cabo que vem do electrodo e do outro, tem um pequeno barramento que permite ligar as diversas terras do edifício: electricidade, ITED, gás etc... Com ferramenta própria, pode-se desapertar essa barra, isolando assim o electrodo da instalação e efectuar as medições da resistência de terra.
Raul Neto
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 21 mai 2009, 09:20

Mensagem por Raul Neto »

Bem-haja :wink:
6eo
cartão vermelho
cartão vermelho
Registado: 22 out 2008, 16:04

Mensagem por 6eo »

Aconselho-o a consultar: DIT-C14-100/N; EDP distribuição de mai de 2007 (penso que não houve mais nenhuma actualização)
mrkazama Escreveu:antes de mais... oi malta! tudo bem?

é o seguinte: qual a medida minima dos tubos entre a portinhola p100 e a caixa do contador e entre este e a caixa dos disjuntores dentro da habitação?

já agora, qual a medida minima dos cabos terra entre a caixa dos disjuntores e a caixa terra no exterior da habitação?

desde já muito obrigado a todos e parabéns aqueles que tiveram a excelente ideia de criar este forum!!!!!! :mrgreen: :lol:
Saudações Energéticas
6eo
Claro
Curioso
Curioso
Registado: 17 fev 2009, 10:21
Been thanked: 1 time

Mensagem por Claro »

O condutor de protecção pode passar no interior da portinhola, que não tem qualquer problema. O que eu tenho ouvido dizer é que o pessoal que vai fazer as baixadas das EDP, por vezes implicam é com o fio terra passar por dentro da caixa do contador.
Por outro lado já estou farto de fazer pesquisas, e não encontro nenhuma lei que proíba a passagem do fio terra por dentro da caixa do contador.
Já agora, agradecia que me dissessem se é possível eu fazer este tipo de ligação? ( Nova baixada )
Ver Anexo.
Obrigado.
Anexos
Baixada.jpg
(541.08 KiB) Transferido 15 vezes
Baixada.jpg
(541.08 KiB) Transferido 15 vezes
joao.fole
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 12 jun 2020, 14:16

Mensagem por joao.fole »

Boas equipa,

tenho um pedido de um cliente que já me está a assombrar tanto que resolvi ressuscitar este tópico.

Tenho um cliente que é necessário trocar a P100 que tinha instalada por uma P2-100 pois vai fazer uma separação de contratos.

No local original da P100 irá ser colocado a P2-100 só que a que foi levada para o local o "espelho" da tampa já sobrepõe uns azulejos no muro.

Feitas as contas a Largura de todo o conjunto (involcro+tampa+espelho) não poderia ter mais de 380 mm.

Já procurei TEV, Quitérios, AL (esta foi a original que se experimentou dim 400x400x200), Quadro Viseu, iberglobal.

Neste momento toda esta pesquisa apenas me está a servir para conhecer todas as fábricas portuguesas de material eléctrico porque não consigo descobrir nada que "sirva".

Aceitam-se sugestões
Ferreira do Zezere
Voltas de Enduro e Caça Submarina pelo meio
Responder

Voltar para “Dúvidas”