Boas.
Tenho uma questão em relação aos locais com risco de incêndio BE2, defenidos nas regras técnicas, que é a seguinte: Neste tipo de locais (BE2) tais como salas de arquivo, reprografia, parques de estacionamento, etc., os cabos a utilizar nas instalações de iluminação normal e de tomadas devem ser ignífugos, retardantes ao fogo, por exemplo do tipo XZ1(zh)(frt)?
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
Cabos ignífugos em locais BE2
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Enviou: 18 vezes
- Agradecimento recebido: 34 vezes
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Enviou: 1 vez
- Agradecimento recebido: 3 vezes
Re: Cabos ignífugos em locais BE2
Retomando o tema:
Estou com a mesma dúvida...mais ou menos...
Fui questionado por um colega se sabia algo sobre a obrigatoriedade de usar cabos do tipo Vh (?), ou cabos que se protegem do fogo, em todos os locais que recebem público.
Onde podemos ver algo sobre esta temática?
Ou alguém sabe algua coisa a este respeito?
Obrigado desde já
Estou com a mesma dúvida...mais ou menos...
Fui questionado por um colega se sabia algo sobre a obrigatoriedade de usar cabos do tipo Vh (?), ou cabos que se protegem do fogo, em todos os locais que recebem público.
Onde podemos ver algo sobre esta temática?
Ou alguém sabe algua coisa a este respeito?
Obrigado desde já

joaoosvaldo Escreveu:Boas.
Tenho uma questão em relação aos locais com risco de incêndio BE2, defenidos nas regras técnicas, que é a seguinte: Neste tipo de locais (BE2) tais como salas de arquivo, reprografia, parques de estacionamento, etc., os cabos a utilizar nas instalações de iluminação normal e de tomadas devem ser ignífugos, retardantes ao fogo, por exemplo do tipo XZ1(zh)(frt)?
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
Learning is the goal!!
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Enviou: 4 vezes
- Agradecimento recebido: 89 vezes
Para todos os estabelecimentos recebendo público os cabos têm de ser do tipo 05VV(zh)...
H1VV(zh)... H1XV(zh)...etc, etc ou seja isentos de halogéneo, quando atravessem locais
de risco BE2 xpto(frt) resistentes ao fogo.
Agora para contornar isto como os cabos tipo (frt) são caros acho que se a instalação
for embebida nos locais de risco BE2 pode ser dispensado e ser apenas (zh).
A alimentação aos sistemas de segurança como quadros de bombagem, ventilação, etc
a canalização deverá ser (frt)....nos parques de estacionamento quando a canalização
referida for instalada em caminho de cabos, os mesmos têm de garantir uma resistência
idêntica à do cabo.
Li +/- isto num artigo ou catálogo vou ver se encontro para colocar aqui.
H1VV(zh)... H1XV(zh)...etc, etc ou seja isentos de halogéneo, quando atravessem locais
de risco BE2 xpto(frt) resistentes ao fogo.
Agora para contornar isto como os cabos tipo (frt) são caros acho que se a instalação
for embebida nos locais de risco BE2 pode ser dispensado e ser apenas (zh).
A alimentação aos sistemas de segurança como quadros de bombagem, ventilação, etc
a canalização deverá ser (frt)....nos parques de estacionamento quando a canalização
referida for instalada em caminho de cabos, os mesmos têm de garantir uma resistência
idêntica à do cabo.
Li +/- isto num artigo ou catálogo vou ver se encontro para colocar aqui.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Enviou: 1 vez
- Agradecimento recebido: 3 vezes
ok, muito obrigado!!
essa resposta, para o que necessitava, já foi muito esclarecedora
mas se poderes colocar o artigo para vermos, era porreiro
essa resposta, para o que necessitava, já foi muito esclarecedora

mas se poderes colocar o artigo para vermos, era porreiro