Quadros em todos os pisos

apb
Curioso
Curioso
Registado: 12 set 2008, 22:41

Re: Quadros em todos os pisos

Mensagem por apb »

Boas, em relação ao infantário fiquei com uma duvida a potencia das duas lojas não é suficiente?
Caso seja suficiente, a legislação permite a existencia de dois ramais na mesma instalação desde que haja um corte simultaneo das 2 instalações e/ou sinalização escrita da presença de duas alimentações distintas, esta ultima imposta pela DGEG. Caso opte pela 1º solução basta criar botoneiras de disparo entre QG, por forma aquando de algum incidente se consiga isolar toda a instalação electrica. No entanto, se pedir esclarecimentos à DGEG ou mesmo à CERTIEL estes irão-lhe informar que basta sinalização escrita. De qualquer das formas, se na soma total das instalações a S>50kva para efeitos de licenciamento vai ter de fazer projecto.

Cumprimentos
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

Duzia12 Escreveu:Isso de quadros em todos os pisos é uma imposição da certiel
é uma exigência das RTIEBT antes de tudo!!!
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 08 mai 2008, 17:52
Has thanked: 6 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por migjac »

apb Escreveu:Boas, em relação ao infantário fiquei com uma duvida a potencia das duas lojas não é suficiente?
Caso seja suficiente, a legislação permite a existencia de dois ramais na mesma instalação desde que haja um corte simultaneo das 2 instalações e/ou sinalização escrita da presença de duas alimentações distintas, esta ultima imposta pela DGEG. Caso opte pela 1º solução basta criar botoneiras de disparo entre QG, por forma aquando de algum incidente se consiga isolar toda a instalação electrica. No entanto, se pedir esclarecimentos à DGEG ou mesmo à CERTIEL estes irão-lhe informar que basta sinalização escrita. De qualquer das formas, se na soma total das instalações a S>50kva para efeitos de licenciamento vai ter de fazer projecto.

Cumprimentos

Pois mas é necessário um aumento de potência. Apesar de ser inferior a 50KVA como houve alteração de arquitectura parece que carece de projecto.
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por migjac »

apb Escreveu:Boas, em relação ao infantário fiquei com uma duvida a potencia das duas lojas não é suficiente?

Cumprimentos
Então acha que se meter sinalização escrita posso ter as duas alimentações? Afinal na camara está como seja duas lojas.Mas como houve alteração de arquitectura necessita de projecto. Posso prever no projecto das duas lojas alimentações independentes?
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por migjac »

Falei com a certiel e eles indicaram-me o artigo que diz isso mesmo:

803.5.1 — Estabelecimento de entradas.
803.5.1.1 — As entradas relativas a um mesmo recinto
devem, em regra, convergir num único local e ser convenientemente
sinalizadas quando sirvam a mesma instalação
eléctrica (de utilização) ou instalações distintas, estabelecidas
no mesmo recinto.
803.5.1.2 — A regra indicada na secção 803.5.1.1 pode
ser dispensada em casos devidamente justificados, desde
que:
a) Seja instalado, em cada entrada, um sistema de sinalização
indicando, com clareza, a existência de outras entradas
e avisando automaticamente e com segurança se
essas entradas estão ou não ligadas;
b) Exista, junto a cada entrada, um sistema de telecomando
que permita colocar as outras fora de serviço.
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times

Mensagem por Duzia12 »

b) Exista, junto a cada entrada, um sistema de telecomando

Afinal em que ficamos, com sinalizaçao ou com telecomando, ou os dois

E as potências 3, 45 KVA + 3,45 KVA 15A + 15 A = 30

Ou a EDP dá em cada baixada 6,9 + 6,9 KVA= 13,8 KVA

Acho que agora podia dar
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por migjac »

Na altura dei uma informação errada. Cada loja tem 10,35 kVA trifásicos 15 A. Dai o problema de aumento de potência. Quase pode fazer em relação ao aumento de potência? É que eles quando ligam o termoacumulador e o forno manda o quadro abaixo.
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times

Mensagem por Duzia12 »

Mas os circuitos podem estar os dois na mesma fase, mas depois vai ter os outros receptores

Será que equilibrar as 3 fases não se consegue resolver o problema
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por migjac »

Na ficha de identificação do proj de inst electricas que tipo de categoria se enquadra duas lojas que irão funcionar como creche?
6eo
cartão vermelho
cartão vermelho
Registado: 22 out 2008, 16:04

Mensagem por 6eo »

Hospitais......vem nas regras técnicas documentadas e já confirmei com o LIQ/CERTIEL...... nem imaginam o esforço que é depois para calcular a lotação.... ja que eu no projecto o que tenho é salas, berçários, e semelhantes e na classificação não há nada disto..... Uma Loucura! Mas la me safei!
migjac Escreveu:Na ficha de identificação do proj de inst electricas que tipo de categoria se enquadra duas lojas que irão funcionar como creche?
Saudações Energéticas
6eo
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por migjac »

Entao na parte 2.4 categoria das instalações o que se mete é hospitais?
6eo
cartão vermelho
cartão vermelho

Mensagem por 6eo »

É verdade..... Hospitais e semelhantes engloba creche, sanatórios,lares, .....
migjac Escreveu:Entao na parte 2.4 categoria das instalações o que se mete é hospitais?
Saudações Energéticas
6eo
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por migjac »

Então na memori descritiva em Classificação do Imóvel quanto á Utilização meto Locais Recebendo Público (Hospitais) e na ficha de identificação do projecto da instalação electrica no campo 2.4 categoria da instalação meto Hospitais?

É isso?Desculpem a insistencia
6eo
cartão vermelho
cartão vermelho

Mensagem por 6eo »

Eu assim o fiz! só tenho pena de ele ainda estar em certificação para poder dar mais dicas.
migjac Escreveu:Então na memori descritiva em Classificação do Imóvel quanto á Utilização meto Locais Recebendo Público (Hospitais) e na ficha de identificação do projecto da instalação electrica no campo 2.4 categoria da instalação meto Hospitais?

Saudações Energéticas
6eo
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por migjac »

6eo Escreveu:Eu assim o fiz! só tenho pena de ele ainda estar em certificação para poder dar mais dicas.
migjac Escreveu:Então na memori descritiva em Classificação do Imóvel quanto á Utilização meto Locais Recebendo Público (Hospitais) e na ficha de identificação do projecto da instalação electrica no campo 2.4 categoria da instalação meto Hospitais?

Então confirmasse que é mesmo assim?
E como poderei calcular a lotação? Existe algum metedo para fazer esse calculo ou devemos perguntar ao proprietario?
E onde se deve mencionar isso na MD?
Responder

Voltar para “Dúvidas”