Quadros em todos os pisos

joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Quadros em todos os pisos

Mensagem por joaoosvaldo »

Boas.

Nas moradias por exemplo com 2 pisos em que o segundo piso tem apenas 1 quarto e 1 WC é obrigatório existir um quadro eléctrico em cada piso? Sendo por exemplo o do piso 1 o q.geral e o do piso 2 o q.parcial?

Tenho quase a certeza que é obrigatório pelo que vi nas RTIEBT, mas isto tem sido feito assim em projectos e em obra?

Cumprimentos,

Osvaldo Sousa
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Re: Quadros em todos os pisos

Mensagem por gemini »

sim!
Learning is the goal!!
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

sim, até podia só ter uma lampada a iluminar o tecto, que é necessário um quadro por piso, para ser aprovado
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

nelmindo Escreveu:sim, até podia só ter uma lampada a iluminar o tecto, que é necessário um quadro por piso, para ser aprovado
Obrigado. Só queria mesmo tirar todas as dúvidas, pois à uns dias fiz um projecto para uma moradia com dois pisos e o arquitecto ficou todo indignado qd eu coloquei 1 quadro por piso lol, apenas lhe disse que era obrigatório e ele lá teve de se conformar lol.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

joaoosvaldo Escreveu:
nelmindo Escreveu:sim, até podia só ter uma lampada a iluminar o tecto, que é necessário um quadro por piso, para ser aprovado
Obrigado. Só queria mesmo tirar todas as dúvidas, pois à uns dias fiz um projecto para uma moradia com dois pisos e o arquitecto ficou todo indignado qd eu coloquei 1 quadro por piso lol, apenas lhe disse que era obrigatório e ele lá teve de se conformar lol.
Isso é normal. Essas pessoas geralmente não se actualizam e como encabeçam obras, só vêm uma coisa: eng.civil e estética. A parte técnica e legislação passam-lhes ao lado. Uma vez queriam que eu metesse uma coluna montante (electrica, porque era a maior) dentro do poço do elevador, porque se tinham esquecido de reservar espaço para as colunas montantes das artes todas (água, gás, luz, telecomunicações), sendo que um prédio de 5 pisos, 4 apartamentos cada, as colunas montantes (e respectivos contadores) todas tiveram que partilhar uma parede de 1,5 de largura...

E nas habitações, alguns arquitetos ficam horrorizados com a quantidade de quadros e tampinas, que geralmente ficam atrás da porta principal de entrada...
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Eu gostava de ver isso escrito nas regras técnicas
jacc123456

Mensagem por jacc123456 »

Boa tarde.

Realmente, isto aparece nas RTIEBT, embora (pelo menos a mim) suscite algumas dúvidas, no que diz respeito à interpretação das habitações a que o artigo se refere.
Parece-me a mim, que as habitações que devem ter um quadro por piso, são as habitações colectivas, como os prédios de vários andares.
E mais acrescento...o artigo 801.1.1.4.5 alinea b, das RTIEBT diz:
"A regra indicada na secção 801.1.1.4.4 pode ser dispensada nos casos seguintes: quando, existindo uma diversidade de tipos de instalações eléctricas em cada piso for inconveniente o corte geral por piso por razões de segurança em caso de incêndio, por razões de ordem técnica ou por razões de exploração."
Creio que será mais conviniente, por exemplo em caso de incêndio, haver apenas um corte geral, localizado no (único) quadro de entrada...tomando em conta, que a habitação seria unifamiliar, do tipo moradia ou vivenda com rés-do-chão e 1º andar.
Com isto quero apenas dizer que as regras não são tão claras quanto o deveriam ser, no que toca a este aspecto.
Seria interessante ver esta questão, esclarecida por uma entidade competente, de preferência o próprio ministério.

Cumprimentos.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Antigamente não era necessário, agora nem que tenha só um ponto de luz, já tem de colocar quadro.
Cpts.
Energy
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 08 mai 2008, 17:52
Has thanked: 6 times

Mensagem por migjac »

Boa tarde,
Pretendia que me esclarecessem uma duvida:
Pretende-se fazer um espaço para crianças, do tipo infantário.
Tinham duas lojas e deitaram uma parede abaixo ficando tudo amplo. Acontece que cada loja já tinha um quadro electrico. As normas não permitem ter dois quadros? Tem que se eliminar um.
Pelo facto de estas lojas estarem ligadas á coluna do prédio necesssitem de projecto mesmo que a potência não chegue aos 50kVA?

Agradeço os vossos esclarecimentos
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Tem de se fazer o projecto, e colocar um quadro parcial, mas existem duas baixadas e aí é que as coisas se complicam. se o o "Infantário" é licenciado na totalidade do espaço ou então......vai acabar por repôr a parede, deviam ter metido a energia antes de deitar a parede abaixo
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por migjac »

Mas eram duas lojas. Quiseram converter em uma. Falta o certificado de instalações electricas para terem tudo pronto. Há alguma solução?

Há algum regulamento especial para locais como infantários?
bigodifodi
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 12 mai 2009, 17:34

Mensagem por bigodifodi »

jacc123456 Escreveu:Boa tarde.

Realmente, isto aparece nas RTIEBT, embora (pelo menos a mim) suscite algumas dúvidas, no que diz respeito à interpretação das habitações a que o artigo se refere.
Parece-me a mim, que as habitações que devem ter um quadro por piso, são as habitações colectivas, como os prédios de vários andares.
E mais acrescento...o artigo 801.1.1.4.5 alinea b, das RTIEBT diz:
"A regra indicada na secção 801.1.1.4.4 pode ser dispensada nos casos seguintes: quando, existindo uma diversidade de tipos de instalações eléctricas em cada piso for inconveniente o corte geral por piso por razões de segurança em caso de incêndio, por razões de ordem técnica ou por razões de exploração."
Creio que será mais conviniente, por exemplo em caso de incêndio, haver apenas um corte geral, localizado no (único) quadro de entrada...tomando em conta, que a habitação seria unifamiliar, do tipo moradia ou vivenda com rés-do-chão e 1º andar.
Com isto quero apenas dizer que as regras não são tão claras quanto o deveriam ser, no que toca a este aspecto.
Seria interessante ver esta questão, esclarecida por uma entidade competente, de preferência o próprio ministério.

Cumprimentos.
em caso de incendio acho que para fazer o corte de energia o mais simples e practico sera na portinhola nao acham?

abraço

Rafael
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por migjac »

Que me sugerem?
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por migjac »

Pelo facto de alteração tenho que prever uma baixada da EDP? Pelo que percebi uma vez que é necessario um aumento de potência preciso de fazer uma baixada directamente da EDP e não do edificio como esta neste momento.
Que implicações tem isso? Que infraestrutura é necessario construir?
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Isso de quadros em todos os pisos é uma imposição da certiel
Responder

Voltar para “Dúvidas”