Faleceu um trabalhar de soldadura a 48 V

Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Re: Faleceu um trabalhar de soldadura a 48 V

Mensagem por Duzia12 »

Nefelim Escreveu:Olá

Muito recentemente faleceu um trabalhador pelo contacto com um electrodo de solda de 48 V, devido a que se encontrava em um recinto muito condutor com uma forte presença da humidade e sudação Supõe-se que a impedância interna equivalente seria de de uns 300 Ohms

Logo I=48/300=0, 16 A logo 160 mA mortais.

Um abraço

O recinto era muito condutor e havia presença de humidade
jacc123456

Mensagem por jacc123456 »

Em primeiro gostaria de salientar que a resistência do corpo humano varia entre valores das centenas de milhares até milhões de ohms. O que significa que tanto os 300 ohms como os (750-1500), aqui já referidos, estão fora de questão por completo mesmo em situações de grande humidade ou alterações corporais que diminuam a resistência.
Por isso a situação da morte desse funcionário terá de ter outra explicação melhor.
Bom dia.
Eu não "exageraria" tanto, mas tenho de concordar. A resistência do corpo humano, não é tão baixa como se disse noutros "posts", tens valores elevados mesmo em condições consideradas adversas, e os 48V que foram mencionados, dificilmente chegariam para tanto (existe uma razão para ser 48V e não 230V, chamada segurança).

Cumprimentos.
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Isso de centena ou milhares de Ohms é uma treta

Se assim fosse I=230/10.000 =0,023 A
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Isso de centenas ou milhares de ohms é uma treta

Sendo assim como afirma

I=230/100000 = 2,3 mA sendo assim não haveria electrocussão
Última edição por Duzia12 em 18 mai 2009, 12:20, editado 1 vez no total.
jacc123456

Mensagem por jacc123456 »

Bom dia.

Com 2,3mA já há electrocussão, ou seja, já existe choque eléctrico ou passagem de corrente pelo corpo.
E embora 100.000 ohms seja um valor um bocadinho exagerado, os 10.000ohms já não o são.

Cumprimentos.
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Até 10 mA a corrente é percebida mas não provoca nenhuma reacção

M.L.Vilela into página 61 Install Express

Os valores não estão fora de questão se a máuina de soldar tinha 48 V e ele morreu algum valor foi ultrapassado
nokPT
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 set 2008, 22:45
Been thanked: 2 times

Mensagem por nokPT »

Há aqui algumas questões pertinentes:
* Creio (mas posso estar errado) que só é tensão segura a baixo de aproximadamente 28V
* Creio também que só se sente a tensão alterna, a contínua não se sente, a tensão contínua tem um efeito diferente no corpo humano, separa os glóbulos brancos dos vermelhos, provocando a morte de outra forma.

Tal como disse, posso estar errado, mas tenho esta ideia...
Ricardo Timóteo
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

nokPT Escreveu:Há aqui algumas questões pertinentes:
* Creio (mas posso estar errado) que só é tensão segura a baixo de aproximadamente 28V
* Creio também que só se sente a tensão alterna, a contínua não se sente, a tensão contínua tem um efeito diferente no corpo humano, separa os glóbulos brancos dos vermelhos, provocando a morte de outra forma.

Tal como disse, posso estar errado, mas tenho esta ideia...

Já tinha ouvido em electrólise do sangue, mas esta nunca tinha ouvido...
Apanhar choque via corrente alternada ou corrente continua, os efeitos são semelhantes. Ambos provocam movimentos involuntários dos musculos e ambos provocam efeito joule (queimaduras e carbonização de tecidos). Apenas dependem da corrente que atravessa o corpo.
Segurança acima de tudo e eu não quero apanhar um choque de 100V DC ou AC, venha quem vier...
zuga
Curioso
Curioso
Registado: 15 mai 2009, 16:23

Mensagem por zuga »

Continuo sem perceber a razão da morte! Se a corrente de fuga era de 150mA isso quer dizer que em instalações com corrente de fuga de 300mA é morte pela certa?! É que já por várias vezes os diferenciais de 300mA foram abaixo devido a contactos directos cá do electricista e o gajo anda sempre fino! (ou será fino até um dia?)

Sr. nuno17718, qual a fonte dos dados que referiu em distintos grupos?
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Não foi corrente de fuga, foi contacto directo (Secundário do transformador de 48 V)

Muito recentemente faleceu um trabalhador pelo contacto com um electrodo de solda de 48 V, devido a que se encontrava em um recinto muito condutor com uma forte presença da humidade e sudação Supõe-se que a impedância interna equivalente seria de de uns 300 Ohms

zuga
Curioso
Curioso
Registado: 15 mai 2009, 16:23

Mensagem por zuga »

Duzia12 Escreveu:Não foi corrente de fuga, foi contacto directo (Secundário do transformador de 48 V)

Mas então que tipo de protecção estavam a usar no local além da tensão de segurança 48V?

Algo que me veio à ideia: como é que se faz soldadura imerso em água (remendos em navios e coisas que não podem sair da água)?
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

;)
jr1
Curioso
Curioso
Registado: 26 out 2007, 19:39

Mensagem por jr1 »

A tensão de segurança é de 25V ou seja todos os circuitos que funcionam a 24V estão a trabalhar em tensão de segurança.

A resistencia humana varia de pessoa para pessoa e até de dia para dia, já cheguei a me medir 3MOhm e noutro dia não chegava a 1MOhm, tem a ver com a nossa saude e estado de espirito, como nos sentimos.

Pelas contas que aí fizeram se com os 230V/3.000.000= 7,67e-5 ou seja não daria nada, mas não se esqueçam que à medida que estamos em contactgo com a corrente electrica a nossa resistencia diminui. Um caso prático é simples pegam numa lampeda incandescente vêem a sua potencia e pela tensão chega-se à resistencia mas esta não é a real pois a lampeda ao aquecer aumenta a resistencia e nós é ao contrário.

60W/230= 0,261A
230/0,261A= 881Ohm

Mas ao medirem a resistencia do filamento hão-de ver que o valor é inferior
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”