Dúvida - Certiel
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
Re: Dúvida - Certiel
Tá a fazer confusão o artigo 122º Refere-se Número de condutores por ligador, que se refere a disposivos de aperto... e não diospositivos de protecção
Boas, entendo que seja em parte correcto o que diz, no entanto pela definição de ligador artº 30 do 740/74 " Ligador: Dispositivo destinado a ligar, electrica e mecanicamente, 2 ou mais condutores, ou um condutor a um aparelho. Comentários: Sob a designação genérica de ligadores são incluidos os ligadores de extremidades (terminais) dos aparelhos...".
Cumprimentos
Cumprimentos
Bom, o antigo 740/74 penso que já não conta pois entraram as RTIEBT em vigor.
Se as RTIEBT nada dizem pode-se supor que quem cala consente e então se poderá fazer a ligação dos dois circuitos directamente no borne do disjuntor, não será assim?
Obrigado
Se as RTIEBT nada dizem pode-se supor que quem cala consente e então se poderá fazer a ligação dos dois circuitos directamente no borne do disjuntor, não será assim?
Obrigado
Se as RTIEBT nada dizem pode-se supor que quem cala consente e então se poderá fazer a ligação dos dois circuitos directamente no borne do disjuntor
"526.9 A repicagem dos condutores, isto é, a ligação, aos terminais de um equipamento, de
condutores destinados a alimentar outros equipamentos, só é permitida nos terminais das tomadas
de corrente, das luminárias com lâmpadas fluorescentes e das calhas electrificadas para iluminação,
se forem cumpridas, simultaneamente, as condições seguintes:" VerRegras. E se, eventualmente, estiverem ligados no mesmo disjuntor são um e só um circuito. São dois ramos do mesmo circuito.
"[E] 251.1 Circuito (eléctrico) (de uma instalação) (826-05-01)
Conjunto dos equipamentos eléctricos de uma instalação alimentados a partir da mesma origem e
protegidos contra as sobreintensidades pelo ou pelos mesmos dispositivos de protecção."
Nota: Um circuito inclui a canalização e a aparelhagem que lhe está associada.
"526.9 A repicagem dos condutores, isto é, a ligação, aos terminais de um equipamento, de
condutores destinados a alimentar outros equipamentos, só é permitida nos terminais das tomadas
de corrente, das luminárias com lâmpadas fluorescentes e das calhas electrificadas para iluminação,
se forem cumpridas, simultaneamente, as condições seguintes:" VerRegras. E se, eventualmente, estiverem ligados no mesmo disjuntor são um e só um circuito. São dois ramos do mesmo circuito.
"[E] 251.1 Circuito (eléctrico) (de uma instalação) (826-05-01)
Conjunto dos equipamentos eléctricos de uma instalação alimentados a partir da mesma origem e
protegidos contra as sobreintensidades pelo ou pelos mesmos dispositivos de protecção."
Nota: Um circuito inclui a canalização e a aparelhagem que lhe está associada.
Boas, antes de mais, obrigado ao mpinto por me ter esclarecido no que diz respeito ao que as RTIEBT dizem a este respeito (bom trabalho).
Após o que foi dito, posso concluir que é premitido, não deixando de realçar que existem ligadores apropriados para fazer esta ligação nos disjuntores
Cumprimentos
Após o que foi dito, posso concluir que é premitido, não deixando de realçar que existem ligadores apropriados para fazer esta ligação nos disjuntores
Cumprimentos
ou seja é o mesmo q derivar após o disjuntor pq com esses dispositivos, penso que, no disjuntor liga apenas um elementoapb Escreveu:Boas, antes de mais, obrigado ao mpinto por me ter esclarecido no que diz respeito ao que as RTIEBT dizem a este respeito (bom trabalho).
Cumprimentos
-
- Curioso
- Registado: 12 mai 2008, 11:55
Uma questão: Se podemos ligar 2 condutores no mesmo disjuntor, os condutores podem ser rigidos? É necessário serem flexiveis?
Cumps
Cumps
-
- Velha Guarda
- Registado: 02 dez 2007, 14:24
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 8 times
Segundo houve um Inspector mandatário da CERTIEL que me disse que podia ligar dois três condutores num dijuntor desde que esse circuito não ultrapassagem o valor que o disjuntor esteja calibrado, e quantidade de pontos ligados! ou seja tanto para iluminação ou tomadas, que sabemos que são os oito pontos para cada, assim como me disse que uma tomada num W.C. pode estar a menos de 60cm de uma base de chuveiro desde que o mesmo tenha protecção portanto as grades de chuveiro em poliester, desde que o lado a parede onde esta a tomada esteja fixo!