Entradas para habitação que secção usar------16mm^2
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 17 vezes
Entradas para habitação que secção usar------16mm^2
Qual a secção a utlizar?
6mm^2 até 6,9 KVA
E 16 mm^2 para 45 A monofásico ??
Porque é que não se generaliza o uso dos 45 A monofáicos
6mm^2 até 6,9 KVA
E 16 mm^2 para 45 A monofásico ??
Porque é que não se generaliza o uso dos 45 A monofáicos
Re: Entradas para habitação que secção usar
Na tabela prática que consta de uma agenda emitida anualmente pela Certiel, mas que ñ dispensa a consulta das RTIEBT: se em condutores, 10.45KVA - 45A - 16mm^2 -tubo 40mm - protecção 63A. Se em cabo, 10mm^2 - tubo 50mm, o resto é igual. Mas sei que pergunta, apenas, para desencadear a discussão.
Re: Entradas para habitação que secção usar------16mm^2
Porque é que não se generaliza o uso dos 45 A monofáicos[/quote]
Em algumas (muitas) localidades rurais a EDP ñ disponibiliza mais de 6,9 KVA. Concordo que se deveria generalizar os 10.35KVA monof. Muitos clientes, para não pagar tal potência, contratam apenas 6,9KVA, depois compram placas de indução a gastar 27A 30A etc. Normalmente nunca peço certificação para menos de 10,35KVA, a menos que seja uma situação como atrás descrita.
Em algumas (muitas) localidades rurais a EDP ñ disponibiliza mais de 6,9 KVA. Concordo que se deveria generalizar os 10.35KVA monof. Muitos clientes, para não pagar tal potência, contratam apenas 6,9KVA, depois compram placas de indução a gastar 27A 30A etc. Normalmente nunca peço certificação para menos de 10,35KVA, a menos que seja uma situação como atrás descrita.
Sim. Já tive casos em que, inicialmente, se apontava para 6,9 (ficha electrotécnica do projecto de construcção) e no fim, piscina, AC em todos as divisões, bombas de calor (estamos a falar de unifamiliares) 34,5, trifásico claro. Numa intalação dessas ñ fico mais pobre nem mais rico devido ao cabo. Em outras situaçõs em k a EDP só permite, (em zona rural) 10,35 se for trifásico, quando por qq razão, beneficiação de rede etc, for possível o mono, já lá está o cabo adquado. É mais fácil.Duzia12 Escreveu:Mas certificas para 10,35 KVA quer monofasico, quer trifásico a 16 mm^2
Sem dúvida nenhuma, é melhor para o cliente o monofásico. A menos k, por alguma razão o cliente, porque tem alguma máquina trifásica etc... insista no trifásico.Duzia12 Escreveu:Mas pensas que a instação fica melhor com 3x15 A (trifásica) ou 45 A Mono?
Por mt bem que se distribuam as cargas no trif, acontece muitas vezes o limitador disparar porque está sobrecarregada apenas uma das fases. Neste sistema o cliente ñ dispõe de toda a potência contratada, ao contrário do mono.
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 17 vezes
Eu tenho 3,45 KVA e chega-me, também tenho o cuidado de gerir as potencias,
mas 1x30 A serve para 80% dos consumidores já que os outros a 10,35 KVA só em 1x45 A é que estarão mais satisfeitos.
Mas eu não tenho muito conhecimento de clientes a 1x45A já que são raros os técnicos a projectar com 16mm ^2
mas 1x30 A serve para 80% dos consumidores já que os outros a 10,35 KVA só em 1x45 A é que estarão mais satisfeitos.
Mas eu não tenho muito conhecimento de clientes a 1x45A já que são raros os técnicos a projectar com 16mm ^2