Dúvida - Certiel

Riamar
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 08 jan 2009, 21:04

Dúvida - Certiel

Mensagem por Riamar »

Caros foristas uma dúvida de instalações para evitar não conformidades que é a seguinte:
Tenho um equipamento unicamente com duas fontes de alimentação cada uma das quais com níveis de tensão de entrada de 230 VAC e tensão de saída 12 VDC e 24 VDC.
Será que posso ligar num só disjuntor de saída os dois cabos (circuitos) um de cada fonte ou terei que ter dois disjuntores de saída um para cada circuito de cada fonte?

Obrigado
naf289
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 19 mar 2009, 18:08

Re: Dúvida - Certiel

Mensagem por naf289 »

Não sou a pessoa indica para responder á sua questão. Mas pelo que tenho visto em instalações feitas não vejo qualquer impedimento de ligação das duas fontes ao mesmo dijuntor.
Contudo espera por mais opiniões.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

Sim é possivel, desde que a derivação não seja feita no disjuntor...
Steeplechase
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 24 abr 2008, 17:07

Mensagem por Steeplechase »

Pelos meus conhecimentos técnicos, posso garantir-lhe que não há qualquer problema desde que a derivação seja feita nas devidas condições de segurança.

Como a CERTIEL é um organismo arrogante, prepotente, sem qualquer tipo de fiscalização e fazem o que lhes apetece, não lhe posso, e acredito que pouca gente possa, responder a essa pergunta.

Lamento,
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Se as fontes ficam no quadro elecrico um circuito para cada fonte se no exterior só um circuito.
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Been thanked: 21 times

Mensagem por mpinto »

Também se ainda subsistem dúvidas, o que significa um disjuntor a mais ou a menos? Só se for problema de espaço.
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

E os equipamentos o que são, não se podem ligar após a vistoria!!
Riamar
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Riamar »

Obrigado pelas opiniões.

De facto o problema é falta de espaço para colocar mais protecções.
É claro que posso montar só uma fonte e depois da vistoria montar a outra mas efectivamente assim estaria a fintar-me a mim próprio pois não saberia resolver no fundo o problema.
As fontes não estão montadas em quadro mas sim um quadro com um diferencial e um ou dois disjuntores num espaço muito exiguo irão alimentar as fontes e por sua vez as fontes irão alimentar circuitos de eléctrónica um à tensão de 12 volts e outro à tensão de 24 Volts.

Mas não havia um artigo qualquer que dizia que cada circuito deveria ser individualizado?
Ao ligar os dois no mesmo disjuntor não estarei a individualizá-los.
Se alguém quer comentar e ajudar apresentando os artigos das RTIEBT agradeço.

Obrigado
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Não pode colocar dois circuitos no mesmo disjuntor (dois condutores), pq não meter uma derivação escondida
Riamar
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Riamar »

Qual é o artigo das RTIEBT que impossibilita de meter dois circuitos dependurados directamente do mesmo disjuntor? (claro sem a derivação escondida)

Obrigado
Riamar
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Riamar »

Então qual o artigo RTIEBT que proíbe a ligação de dois ou mais circuitos no mesmo borne de um disjuntor?

Obrigado
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por mpinto »

Riamar Escreveu:Então qual o artigo RTIEBT que proíbe a ligação de dois ou mais circuitos no mesmo borne de um disjuntor?

Obrigado
A repicagem dos condutores, isto é, a ligação, aos terminais de um equipamento, de
condutores destinados a alimentar outros equipamentos, só é permitida nos terminais das tomadas de corrente, das luminárias com lâmpadas fluorescentes e das calhas electrificadas para iluminação, se forem cumpridas, simultaneamente, as condições seguintes:
a) os terminais forem especialmente previstos para esse fim (como é o caso de certas tomadas) ou forem dimensionados para receber a secção total dos condutores a eles ligados;
b) a corrente estipulada desses terminais não for inferior à corrente de serviço do circuito a
montante.
Nota: Esta regra não é aplicável à cablagem interna dos aparelhos nem à dos quadros. Por outro lado, a repicagem
não é permitida aos terminais dos aparelhos de utilização (com excepção das calhas electrificadas para
iluminação), com particular destaque para os aparelhos de aquecimento e de cozinha.
No caso das calhas electrificadas para iluminação, a repicagem pode ser feita em ligadores independentes
que permitam, por um lado, a alimentação de um aparelho de iluminação próximo e, por outro, as ligações
dos condutores de alimentação dos outros aparelhos.
Fernando
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 02 nov 2007, 03:33
Contacto:

Mensagem por Fernando »

A hager têm uns dados de junção com saída para ligar no disjuntor que servem para esse efeito de colocar penso que até 4 fios no mesmo disjuntor.

[[[]]]
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por mpinto »

se derivar após o disjuntor, com qq dipositivo legal, ñ há problema.
apb
Curioso
Curioso
Registado: 12 set 2008, 22:41

Mensagem por apb »

Viva, antes das RTIEBT pelo regulamento anterior, a impossibilidade de ter mais de um circuito por disjuntor só era imposta quando não se sabia qual o detino destes (informação Certiel), visto que pelo art 122º era permitido ligar até 4 condutores com secção inferior a 4mm2 e/ou 2 condutores de secção superior a 4mm2 desde que contiguos. Pelas RTIEBT não há nada que diga que não podem ser ligados + de um circuito por disjuntor, exemplo é a alimentação da iluminação de segurança e do telecomando.

Cumprimentos
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”