Memória Descritiva Sistema de Segurança

Responder
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Memória Descritiva Sistema de Segurança

Mensagem por joaoosvaldo »

Boas.

Alguém tem alguma memória descritiva, não precisa ser mt descritiva (simples), para um sistema de segurança integrada para uma moradia incluindo no sistema: detecção de gás, incêndio, inundação, intrusão. Se alguém tiver agradecia que disponibilizassem.

Se me poderem dar uma ajuda sobre como funcionam estes sistemas já ajudava. Pelo que sei utilizam-se centrais de intrusão e interligam-se cada um dos detectores directamente à central? Em relação ao cabo que liga a cada detector pode ser o LiYCY1x2x0,8? cada um dos detectores liga directamente à central?

Cumprimentos,

Osvaldo Sousa
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
jacc123456

Re: Memória Descritiva Sistema de Segurança

Mensagem por jacc123456 »

Bom dia.

Sistemas de intrusão e incêndio, são dois tipos diferentes.
Isto não é boca, nem critica para ninguém, mas como eu costumo dizer, quem não sabe, não mexe.

Cumprimentos.
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 mar 2008, 10:45

Mensagem por patinhofeio »

joaoosvaldo Escreveu:Boas.
Se me poderem dar uma ajuda sobre como funcionam estes sistemas já ajudava. Pelo que sei utilizam-se centrais de intrusão e interligam-se cada um dos detectores directamente à central? Em relação ao cabo que liga a cada detector pode ser o LiYCY1x2x0,8? cada um dos detectores liga directamente à central?
Osvaldo Sousa
Boas.
Não quero desanima-lo, mas aconselho a explorar e a aprender todos os conceitos de funcionamento desses sistemas antes de começar a instala-los.
Como refere, são sistemas de segurança, e como tal, têm de ser seguros. Para serem seguros, é preciso conhecer todos os conceitos do funcionamento. Não caia na asneira de fazer um sistema de segurança inseguro, que em caso de não funiconar em situação de emergência lhe podem trazer muitas chatices.
Numa empresa em que trabalhei, havia um engenheiro que achava que as resistencias fim de linha, eram ligadas directamente ás saídas na central, para não dar avaria. Acontece que uma fabrica de moveis não ardeu porque o foco de incendio surgiu durante o funcionamento e foi detectado pelos funcionários, sem a central se acusar sequer. Se a fabrica tem ardido e os peritos do seguro vissem a forma como estava instalada a central, descartavam-se da responsabilidade.
O alerta está lançado, agora cada um é livre e responsável pelos seus actos.

Para aprofundar conhecimentos nesta área, há no forum alguns tópicos que referem como se devem calcular o numero de detectores por curcuito, quer sejam analogicos ou endereçaveis. Com a pesquisa irá aprender muito sobre o assunto.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

patinhofeio Escreveu:
joaoosvaldo Escreveu:Boas.
Osvaldo Sousa
Boas.
Não quero desanima-lo, mas aconselho a explorar e a aprender todos os conceitos de funcionamento desses sistemas antes de começar a instala-los.
Como refere, são sistemas de segurança, e como tal, têm de ser seguros. Para serem seguros, é preciso conhecer todos os conceitos do funcionamento. Não caia na asneira de fazer um sistema de segurança inseguro, que em caso de não funiconar em situação de emergência lhe podem trazer muitas chatices.
Numa empresa em que trabalhei, havia um engenheiro que achava que as resistencias fim de linha, eram ligadas directamente ás saídas na central, para não dar avaria. Acontece que uma fabrica de moveis não ardeu porque o foco de incendio surgiu durante o funcionamento e foi detectado pelos funcionários, sem a central se acusar sequer. Se a fabrica tem ardido e os peritos do seguro vissem a forma como estava instalada a central, descartavam-se da responsabilidade.
O alerta está lançado, agora cada um é livre e responsável pelos seus actos.

Para aprofundar conhecimentos nesta área, há no forum alguns tópicos que referem como se devem calcular o numero de detectores por curcuito, quer sejam analogicos ou endereçaveis. Com a pesquisa irá aprender muito sobre o assunto.
Abraço
axo que não perceberam bem a minha questão ou então fui eu que não me consegui expressar como deve de ser!!!

eu sei como funcionam os sistemas de detecção de intrusão, incêndio, etc... A minha questão era para um sistema especifico de segurança para uma moradia, pois se eu tiver 1 só detector de incêndio na cozinha e 1 detector de inundação na casa de banho e outra na cozinha, 1 detector de gás na cozinha e os detectores de intrusão espalhados pela casa axo que não seria mt conveniente instalar uma central separada para cada sistema!!!! Por isso é que estava a perguntar sobre como instalar todo este sistema com uma central só, pois com uma central só isso sim não sabia como funciona, pois pode ter alguma expecificidade!!!!!!!!!
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 mar 2008, 10:45

Mensagem por patinhofeio »

Boas.
Na verdade, não tinha percebido.
Eu não conheço detectores de inundação ou fuga de gas que funcionem com as caracteristicas. MAs a existirem, pode usar uma zona para cada sensor, para mais facilmente poder identificar a causa do disparo.
Pessoalmente, eu colocava os detectores de inundação a comandar valvolas directamente à divisão que controlam. Para o gas, fazia o mesmo, sendo que estas valvolas são de rearme manual. Usaría a central apenas para alarmes de incendio.

OFFTOPIC: Uma banheira deitar fora, não acho ser motivo para alarmar a visinhança, basta cortar a àgua ao wc.
Perante uma fuga de gas, devemos manter a calma e arejar o local. Um disparo de uma central, provoca tudo menos calma, e o proprio besouro do detector é suficiente para alertar da fuga, alem de fazer o corte do gas.

Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

patinhofeio Escreveu:Boas.
Na verdade, não tinha percebido.
Eu não conheço detectores de inundação ou fuga de gas que funcionem com as caracteristicas. MAs a existirem, pode usar uma zona para cada sensor, para mais facilmente poder identificar a causa do disparo.
Pessoalmente, eu colocava os detectores de inundação a comandar valvolas directamente à divisão que controlam. Para o gas, fazia o mesmo, sendo que estas valvolas são de rearme manual. Usaría a central apenas para alarmes de incendio.

OFFTOPIC: Uma banheira deitar fora, não acho ser motivo para alarmar a visinhança, basta cortar a àgua ao wc.
Perante uma fuga de gas, devemos manter a calma e arejar o local. Um disparo de uma central, provoca tudo menos calma, e o proprio besouro do detector é suficiente para alertar da fuga, alem de fazer o corte do gas.

Abraço
pois era mesmo esta a ideia! Obrigado.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

flavio1
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 13 mai 2009, 20:36

Mensagem por flavio1 »

boas tenho uma memoria descritiva ke os profs me deram na escola.knt aoscircuitos de intrusao os aparelhos saoligados em serie a central nao convem ser um so de cada vex.
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”