O geral dispara sempre á mesma hora

scorp
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 12 mai 2009, 07:53

O geral dispara sempre á mesma hora

Mensagem por scorp »

Tenho uma casa de restauração e desde há duas semanas a esta parte acontece que o quadro desliga sempre à mesma hora,(20,00h), com todos os inconvenientes que isto me traz como devem calcular, ( convêm dizer que não tenho temporizadores). Fui várias vezes à EDP, falei com electricistas que deram cada um a sua opinião mas ninguém me resolveu a questão. Ontem , (11/05/09), lá consegui que um piquete da EDP se deslocasse ao local mas disseram-me pura e simplesmente que era um problema meu, tentei ser cordial, pedir-lhes mesmo assim uma opinião em relação a este estranho caso, retorquiram que não sabiam e que era um assunto a ser tratado com um electricista. Ainda aleguei que pago mensalmente 212€ à EDP e que pelo menos deviam ver se alguêm me andava a desviar a luz mas nada, a resposta foi sempre a mesma, rudes, sem soluções e incomodados por terem que responder a um pedido com o qual não tinham nada a ver, enfim... pediram-me apenas que assinasse um papel para pagar 9€ da deslocação que eu não assinei e ainda tiveram sorte por não os mandar pá outra banda.
Resultado de tudo isto:
Uma máquina de lavar copos foi á vida, os gelados na última quarta-feira quando cheguei ao café estavam derretidos, (200 e tal euros de prejúizo), e um sem fim de problemas.
Finalmente ontem na presença de vários clientes à tal hora chegámos à conclusão que o quadro desliga à hora em que a EDP liga as luzes da rua, todos pudemos constatar isso. A minha pergunta é a seguinte: E agora, a EDP já tem a ver com o assunto? Se sim, posso exigir o reeembolso dos prejúizos que já tive?
Como devo agir???

Obrigada a todos
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Re: O geral dispara sempre á mesma hora

Mensagem por Mário »

Boas

1- Chamar um técnico electricista, e dizer que pretende uma análise à instalação eléctrica com analisador ou colector de dados certificado para fazer prova perante a EDP, e possível ida a tribunal (normalmente resolvem antes).

A Edp, também instala quando se sente apertada, e nessas alturas convém terem instalado o do electricista no mesmo local para contra prova.

Sobre os prejuízos anteriores tem que ter tudo muito bem documentado e com testemunhos.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
scorp
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por scorp »

Obrigado pelas sugestões Mário.
Vou tratar das coisas tal como indicas.
pestynha
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 21 abr 2009, 12:10
Contacto:

Mensagem por pestynha »

olha repara se isso aconteçe quando a iluminaçao liga . eu ate trabalho na EDP
scorp
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por scorp »

pestynha Escreveu:olha repara se isso aconteçe quando a iluminaçao liga . eu ate trabalho na EDP
Acontece precisamente quando a iluminação liga. A questão é essa.
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Esse assunto já foi discutido aqui, é fase á terra da iluminação púbica atraves dos balastros
jacc123456

Mensagem por jacc123456 »

Boa tarde.

Certifica-te que quando puseres lá o analisador ou outro aparelho de medida, a empresa tem certificados de calibração dos aparelhos.
É muito provável que a EDP os peça...certo, pestynha? :lol:

Cumprimentos.
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

São correntes de fuga nos balastros da IP o neutro fica com tensão

Medir tensão neutro terra antes e depois

Devias medir a resistência de isolamento dos conductores e isso parece-me neuto á terra a juzante do diferencial
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 mar 2008, 10:45

Mensagem por patinhofeio »

Boas.
Se efectivamente há passagem de alguma fase para o neytro, pode ser suficiente para desligar o diferencial. Muitos equipamentos, têm varistores entre os ligadores de neutro e fase para a terra. Se a tensão do neutro ultrapassar os 10v em relação à terra,, os próprios varistores descarregam o neutro à terra, provocando a fuga que provoca o disparo.
Como aconselhado, é consultar um tecnico ou um auditor do ramo energetico para fazer monitorização e medições à energia que chega ao estabelecimento.
Não querendo ferir susceptibilidades, grande parte dos funcionários que trabalham para a edp(e empresas prestadoras) não percebem de electricidade. Limitam-se a ligar fios pela sequencia dos numeros e pronto.

OFFTOPIC: Há tempos uma visinha ficou sem luz em casa. Depois da edp ter ído 2 vezes lá a casa e dizer que o problema era interno, a senhora chamou-me. Cabo da baixada partido com o vento. Chamei os senhores, expliquei a situação, e lá voltaram novamente os "tecnicos".
Entraram, deselaram o diferencial, e com um busca-polos nas mãos, tentaram chamar-me de burro, visto ele acender.(podera.o condutor partido era o do neutro).
Feito desconhecedor, perguntei se tinham um multimetro, que confirmassem com ele...Vem a parte engraçada: De 3 "recnicos" um deles lá sabia que se media nos 750v~, "pelo menos foi o que o engenheiro xxxx me disse". Enfim, tanta gente capaz desempregada e tanto curioso a encher pneus.
Última edição por patinhofeio em 14 mai 2009, 00:13, editado 1 vez no total.
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Been thanked: 21 times

Mensagem por mpinto »

Isso é uma avaria que acontece frequentemente. Mas apesar disso no seu establecimento tem que ter uma passagem do neutro à terra. Neste caso quando o neutro fica com um potencial diferente do da terra ( alguns volts) é que o diferencial dispara. Aqui está um caso em que os disjuntores de fase e neutro seriam úteis. Contacte um electricista, ele que veja a resistência de isolamento da instalação e, com certeza, encontrará o gato. Mas não deixe de pressionar a EDP para resolver o caso de potencial no neutro devido a fuga numa, ou mais, coluna de IP.
Boa noite.
pestynha
Velha Guarda
Velha Guarda
Contacto:

Mensagem por pestynha »

qq pessoa pode exigir que seja colocado um analisador de redes

olha queres um conselho ... isso é em q zona??? passa a ligar todos os dias a queixar-te o disj desliga quand a ip liga todos os dias te queixas quando ligares ameaça que vais para a comunicaçao social e essas coisa que a miudas do contact center borram-se todas e emitem o aviso
jacc123456 Escreveu:Boa tarde.

Certifica-te que quando puseres lá o analisador ou outro aparelho de medida, a empresa tem certificados de calibração dos aparelhos.
É muito provável que a EDP os peça...certo, pestynha? :lol:

Cumprimentos.
Última edição por pestynha em 13 mai 2009, 19:25, editado 1 vez no total.
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

conselho e não concelho
pestynha
Velha Guarda
Velha Guarda
Contacto:

Mensagem por pestynha »

patinho feio concordo contigo a maioria nao os piquetes que existem que sao nenhuns tem umas luzes da electricidade antiga agora os prestadores de serviços nova era de piquetes Edp sao uma vergonha nem um fusivel sabem apertar mas é o que temos é a Edp que escolhe as pessoas so tem é q reclamar

patinhofeio Escreveu:Boas.
Se efectivamente há passagem de alguma fase para o neytro, pode ser suficiente para desligar o diferencial. Muitos equipamentos, t^rm varistores entre os ligadores de neutro e fase para a terra. Se a tensão do neutro ultrapassar os 10v em relação à terra,, os próprios varistores descarregam o neutro à terra, provocando a fuga que provoca o disparo.
Como aconselhado, é consultar um tecnico ou um auditor do ramo energetico para fazer monitorização e medições à energia que chega ao estabelecimento.
Não querendo ferir susceptibilidades, grande parte dos funcionários que trabalham para a edp(e empresas prestadoras) não percebem de electricidade. Limitam-se a ligar fios pela sequencia dos numeros e pronto.

OFFTOPIC: Há tempos uma visinha ficou sem luz em casa. Depois da edp ter ído 2 vezes lá a casa e dizer que o problema era interno, a senhora chamou-me. Cabo da baixada partido com o vento. Chamei os senhores, expliquei a situação, e lá voltaram novamente os "tecnicos".
Entraram, deselaram o diferencial, e com um busca-polos nas mãos, tentaram chamar-me de burro, visto ele acender.(podera.o condutor partido era o do neutro).
Feito desconhecedor, perguntei se tinham um multimetro, que confirmassem com ele...Vem a parte engraçada: De 3 "recnicos" um deles lá sabia que se media nos 750v~, "pelo menos foi o que o engenheiro xxxx me disse". Enfim, tanta gente capaz desempregada e tanto curioso a encher pneus.
pestynha
Velha Guarda
Velha Guarda
Contacto:

Mensagem por pestynha »

Duzia12 Escreveu:conselho e não concelho
possa um gajo ja n se pode enganar vai la vai :) :D :) vcs tao sempre em cima

obrigado
pestynha
Velha Guarda
Velha Guarda
Contacto:

Mensagem por pestynha »

scorp diz-me de onde és pode ser q te consiga ajudar :)
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”