Boas, tenho uma dúvida relativamente à um PT com 2 transformadores de 650KVA cada. O cabo da empresa de electricidade que vai ligar à cela é um LXHIV de 120.
Gostaria de saber a vossa opinião em relação a este cabo, será suficiente? Um cabo de 240 ñ seria o mais indicado e a ligação entre as celas e o transformador ñ deverá ser um 240 ou posso meter um 120?
Obrigado
P.T.
-
- Curioso
- Registado: 12 fev 2009, 10:30
Re: P.T.
Pois eu estou inclinado pra meter tudo 120, mas como o meu patrão falou em 240 fiquei na duvia...
obrigado
obrigado
Boas
Para escolher o cabo condutor deve-se ter em conta a tensão nele aplicada, se estiver a falar de uma entrada em 30kV provavelmente o cabo de 120 servirá.
Quanto maior for a tensão, menor será a corrente a circular, logo a secção será menor comparativamente com outra tensão inferior.
Para escolher o cabo condutor deve-se ter em conta a tensão nele aplicada, se estiver a falar de uma entrada em 30kV provavelmente o cabo de 120 servirá.
Quanto maior for a tensão, menor será a corrente a circular, logo a secção será menor comparativamente com outra tensão inferior.
EE
- bluespirit
- Velha Guarda
- Registado: 26 dez 2008, 11:34
- Been thanked: 1 time
- Contacto:
O que é normal utilizar na chegada (anel) da EDP é cabo de aluminio de 240 (LXHIOV)
O que é normal utilizar na ligação ao transformador é de 120 (LXHIOV)
50mm2 só se for em cobre (que hoje em dia é pouco usado - XHIOV)
As tensões variam em função do local de entrega
Para 15KV o cabo que normalmente se utiliza é o de 8,7/15
O que é normal utilizar na ligação ao transformador é de 120 (LXHIOV)
50mm2 só se for em cobre (que hoje em dia é pouco usado - XHIOV)
As tensões variam em função do local de entrega
Para 15KV o cabo que normalmente se utiliza é o de 8,7/15