Disjuntores F+N

Responder
t.mendes
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 01 mai 2008, 01:30

Disjuntores F+N

Mensagem por t.mendes »

Boas!!!

Alguém me sabe responder se, no caso de uma istalação de um quadro electrico de um restaurante, sou obrigado a usar disjuntores F+N em todos os circuitos!?
Fernando
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 02 nov 2007, 03:33
Contacto:

Re: Disjuntores F+N

Mensagem por Fernando »

Quanto á iluminação não tenho a certeza, nas tomadas és obrigado a colocar corte de fase e neutro em todos os circuitos.

Alimentação de circuitos com acesso pelo publico e equipamentos em bancadas de inox, a protecção deve ser a 30mA.
silva2008
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 29 mai 2008, 20:23

Mensagem por silva2008 »

vai depender do tipo de iluminaçao instalada sera? :?
Melhores cumprimentos
Cherratto
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 04 mai 2009, 02:54

Mensagem por Cherratto »

Viva , tambem tinha interesse em saber se na realidade é necessario o corte ao neutro, e por acaso aqui no forum mas com outro titulo vem uma outra resposta e os moderadores do forum não questionaram a resposta , que foi esta ; " relativamente a este assunto, agradeço a cooperação dos colegas, entretanto tive uns minutos para telefonar para a Certiel e o que me disseram é que o corte de Neutro não é obrigatória, tal como o amigo Duzia já tinha dito... "
Se a instalação estiver protegida por um interruptor diferencial no meu entender não deveria ser obrigatorio , mas gostava de conhecer mais respostas .
Obrigado pela atenção
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Has thanked: 1 time
Been thanked: 8 times

Mensagem por CAOR »

Caro amigo! em resposta á sua duvida embora não seja obrigado a colocar dijuntores c/corte de neutro num restaurante na minha maneira de ver é útil haver todos os circuitos c/corte neutro, pois se for protegido apenas por um interruptor diferêncial (devia de ser vários) se houver uma passagem á terra o diferêncial não liga e em caso de ser numa hora de almoços ou jantares é complicado! se for dijuntores c/corte de neutro num circuito que esteja c/avaria é muito fácil ver o circuito que está c/avaria!
apb
Curioso
Curioso
Registado: 12 set 2008, 22:41

Mensagem por apb »

Boas, como já foi dito, não é obrigatório os disjuntores N+F. Pelas RTIEBT na iluminação apenas é necessário garantir que na zona de publico os circuitos de iluminação sejam pelo menos 2 protegidos por 2 diferenciais distintos ( dispensando-se esta regra para a 5ª categoria que corresponde a N<50 ) e que as tomadas da zona de publico sejam protegidas por 1 diferencial distinto das restantes zonas.
Não esquecendo a inacessibilidade a comandos e QG.

Cumprimentos
bigodifodi
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 12 mai 2009, 17:34

Mensagem por bigodifodi »

CAOR Escreveu:Caro amigo! em resposta á sua duvida embora não seja obrigado a colocar dijuntores c/corte de neutro num restaurante na minha maneira de ver é útil haver todos os circuitos c/corte neutro, pois se for protegido apenas por um interruptor diferêncial (devia de ser vários) se houver uma passagem á terra o diferêncial não liga e em caso de ser numa hora de almoços ou jantares é complicado! se for dijuntores c/corte de neutro num circuito que esteja c/avaria é muito fácil ver o circuito que está c/avaria!

ora ai ta uma resposta bem dada, pois facilita muito.

abraço
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”