Caros colegas
Gostaria que alguém me esclarece-se umas pequenas dúvidas.
Numa moradia:
Num circuito de iluminação (aplique de parede) na parede exterior da moradia e sem qualquer tipo de cobertura é necessário o uso de cabo ou pode-se usar fio condutor!???
Para uso de um esquentador ventilado, é obrigatório ou aconselhado o uso de um circuito independente para o mesmo!? Quanto a protecção o que aconselham!?.. diferencial!?
O diâmetro de fio a usar de um quadro geral para um parcial!? 4mm ou 2,5mm chega!?
Normalmente aconselho o uso de 4mm.
Se alguém me poder esclarecer estas pequenas dúvidas agradecia.
Abraço
João Silva
dúvidas em obra
- eng_jersilva
- Velha Guarda
- Registado: 01 fev 2008, 14:51
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 17 times
dúvidas em obra
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
-
- Curioso
- Registado: 06 dez 2007, 10:51
Re: dúvidas em obra
Boa noite
Desde o momento que tenha uma caixa de aplique na parede exterior da moradia, poderá usar fio V para ligação dos apliques.
Em relação á situação do esquentador, eu penso não ser necessário ter um circuito directo, mas isso também será uma questão de potência do aparelho a que se esteja a referir.
Em relação á alimentação dos quadros parciais, depende do que irá ser alimentado por esse dito quadro. Se for um quadro parcial para alimentar apenas alguns circuitos de tomadas e iluminação eu pessoalmente acho que o fio de 4mm será suficiente, mas no caso de fazer alguns circuitos de ar condicionado acho que será melhor o uso de fio de 6mm.
Cumprimentos
Marco Silva
Desde o momento que tenha uma caixa de aplique na parede exterior da moradia, poderá usar fio V para ligação dos apliques.
Em relação á situação do esquentador, eu penso não ser necessário ter um circuito directo, mas isso também será uma questão de potência do aparelho a que se esteja a referir.
Em relação á alimentação dos quadros parciais, depende do que irá ser alimentado por esse dito quadro. Se for um quadro parcial para alimentar apenas alguns circuitos de tomadas e iluminação eu pessoalmente acho que o fio de 4mm será suficiente, mas no caso de fazer alguns circuitos de ar condicionado acho que será melhor o uso de fio de 6mm.
Cumprimentos
Marco Silva
- eng_jersilva
- Velha Guarda
obrigado pelo seu esclarecimento caro TRouBLeMaKeR, gostaria de ouvir mais algumas opiniões do resto de pessoal se fosse possivel.
abraço
João silva
abraço
João silva
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
sim, concordo com o colega com o nick "TRouBLeMaKeR" (espero o não encontrar à frente... lol)
No passado (RSIUEE) quando o angulo incidente no ponto de luz, fosse superior a 60º contados do beiral da estrutura, a instalação teria que ser em cabo.
Actualmente as regras são omissas também neste ponto. Logo à partida não é obrigatorio que assim seja. Pessoalmente faço como era no antigo, mesmo usando caixa de aplique, instalo cabo em todos os pontos de luz exteriores, indepnendentemente de estar ou não debaixo de um beiral. Numa obra de 1500 a 2000€, 10€ a mais em cabo não é nada.
No passado (RSIUEE) quando o angulo incidente no ponto de luz, fosse superior a 60º contados do beiral da estrutura, a instalação teria que ser em cabo.
Actualmente as regras são omissas também neste ponto. Logo à partida não é obrigatorio que assim seja. Pessoalmente faço como era no antigo, mesmo usando caixa de aplique, instalo cabo em todos os pontos de luz exteriores, indepnendentemente de estar ou não debaixo de um beiral. Numa obra de 1500 a 2000€, 10€ a mais em cabo não é nada.
- eng_jersilva
- Velha Guarda
obrigado nelmindo pelo seu ponto de vista.
se alguem mais quiser dar a sua opinião!?!!!!
abraço
joão Silva
se alguem mais quiser dar a sua opinião!?!!!!
abraço
joão Silva
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico