Primeiro de tudo dou os parabens a este forum e a quem teve a ideia de o criar. muito bom termos onde discutir ideias e opinioes para esclarecimento de duvidas de uma forma positiva.
Agora, tendo um servico num estabelecimento comercial em remodelacao, preciso da vossa ajuda no seguinte:
1- uma tabela com as potencias contratuais disponiveis em rede trifasica - utilizacao comercial (inferior a 41,4 KVA)
2- a formula que permite fazer o calculo da potencia adequada a contratar depois de tidos em conta os consumos nominais de toda a aparelhagem, tanto monofasica como trifasica (eu recordava-me disto mas a memoria nao me ajuda, e nao tenho os meus antigos apontamentos ou o RSIUEE por perto..)
3- a tabela com as seccoes minimas dos condutores e intensidade maxima admissivel.
Agradeco desde ja a vossa atencao, e continuem o bom trabalho.
Calculo da potencia a contratar
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 fev 2008, 14:38
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 6 times
Re: Calculo da potencia a contratar
Viva
Mais nada?
Pode consultar
1 - http://www.edp.pt/EDPI/Internet/PT/Grou ... RedeBt.htm "Soluçoes tecnicas normalizadas (pdf)"
2 - http://www.edp.pt/NR/rdonlyres/E164BBBF ... liente.pdf
pag. 17/18. (Não vale a pena ter o RSIUEE por perto pois foi substituido pelas RTIEBT)
3 - Encontra no forum com um pouco de pesquisa
Mais nada?
Pode consultar
1 - http://www.edp.pt/EDPI/Internet/PT/Grou ... RedeBt.htm "Soluçoes tecnicas normalizadas (pdf)"
2 - http://www.edp.pt/NR/rdonlyres/E164BBBF ... liente.pdf
pag. 17/18. (Não vale a pena ter o RSIUEE por perto pois foi substituido pelas RTIEBT)
3 - Encontra no forum com um pouco de pesquisa
agradecido pela atencao...mas nao fiquei devidamente esclarecido.
trata-se do facto de ja termos toda a aparelhagem de utilizacao no local, maioria monofasica, e dois fornos trifasicos, um dos quais consome 16KW..
penso que nao se trata apenas de somar os valores individuais de cada aparelho, ate porque tem de se ter em conta a simultaneidade da utilizacao certo?
trata-se do facto de ja termos toda a aparelhagem de utilizacao no local, maioria monofasica, e dois fornos trifasicos, um dos quais consome 16KW..
penso que nao se trata apenas de somar os valores individuais de cada aparelho, ate porque tem de se ter em conta a simultaneidade da utilizacao certo?
mas sera que posso somar as potencias dos aparelhos monofasicos com a potencia dos aparelhos trifasicos?
alguem que me explique sff..
sendo que ( It = St/ 1,73 x 380 ) aplica-se no caso de so ter aparelhagem trifasica, nesta situacao tenho mais aparelhos monofasicos, alguns de potencia elevada, e em bom senso pensei distribuir as cargas o mais igualmente possivel entre as 3 fases.
estarei a proceder mal? como calcular as proteccoes da entrada?
sendo que ( It = St/ 1,73 x 380 ) aplica-se no caso de so ter aparelhagem trifasica, nesta situacao tenho mais aparelhos monofasicos, alguns de potencia elevada, e em bom senso pensei distribuir as cargas o mais igualmente possivel entre as 3 fases.
Bom dia!
Neste tipo de estabelecimento o melhor é não poupar na potencia de entrada. Até porque se a casa estiver lotada nenhum proprietario estra preocupado com a gestoa energetica nem com a selectividade dos equipamentos o que quer ( e é obvio) é servir o mais rápido possivel e o mais possível.~
Portanto o meu conselho é começar sempre por instalar o maximo de potência admissível (20,7 para uns casos e de 41,4 kVA para outros): se a instalação estiver bem concebida garanto que só haverá inflacionamento da obra na baixada ate ao corte geral.
Depois e de acordo com a laboração diaria do estabeleciemnto ajusta-se o valor da potência de entrada para o valor mais economico possivel.
Só por curiosidade ontem fui ver uma padaria nova que esta a ser feita de raiz e o proprietario so agora se apercebeu que tem nada mais nada menos que 3,45 kVA disponiveis em projecto!!!!!!!!! MEU DEUS! Já não faço isto há anos!
Saydações Energéticas
Neste tipo de estabelecimento o melhor é não poupar na potencia de entrada. Até porque se a casa estiver lotada nenhum proprietario estra preocupado com a gestoa energetica nem com a selectividade dos equipamentos o que quer ( e é obvio) é servir o mais rápido possivel e o mais possível.~
Portanto o meu conselho é começar sempre por instalar o maximo de potência admissível (20,7 para uns casos e de 41,4 kVA para outros): se a instalação estiver bem concebida garanto que só haverá inflacionamento da obra na baixada ate ao corte geral.
Depois e de acordo com a laboração diaria do estabeleciemnto ajusta-se o valor da potência de entrada para o valor mais economico possivel.
Só por curiosidade ontem fui ver uma padaria nova que esta a ser feita de raiz e o proprietario so agora se apercebeu que tem nada mais nada menos que 3,45 kVA disponiveis em projecto!!!!!!!!! MEU DEUS! Já não faço isto há anos!
Saydações Energéticas
Saudações Energéticas
6eo
6eo
-
- Velha Guarda
- Registado: 26 fev 2009, 18:21
- Has thanked: 5 times
- Been thanked: 3 times
Tens que dividir os aparelhos por fases, de modo as estas fiquem mais ou menos equilibradas:doom Escreveu:mas sera que posso somar as potencias dos aparelhos monofasicos com a potencia dos aparelhos trifasicos?
- No caso dos trifásicos, cada um deles vai ficar nas 3 fases;
- No caso dos monofásicos, terás que os repartir pelas 3 fases, de modo a que no final a fase R tenha uma potência aproximada da fase S e da fase T.
Pelo menos, era assim que eu fazia na cadeia de Projectos, há quase 10 anos atrás.
Ajudei?