Viva colegas,
Quando estava a ler a revista supracitada, surgiram-me algumas dúvidas:
- No ponto 3.2 os autores fazem referência em ligar um motor 230V/400V em triângulo. Se ligarmos este motor assim à rede, ele vai queimar pois só deve ser ligado em estrela. Se fosse 400V/690V, assim já poderíamos ligar em triângulo. Correcto?
- Para o motor 230V/400V, quanto muito, na entrada do variador poderíamos ter uma fase e o neutro, e assim teríamos na saída uma tensão composta a 400V. Correcto?
- Motores acima de 4kW possuem tensões 400/690V. Isto não é uma característica do motor? Penso que não tem haver com a potência, mas sim com a maneira como os enrolamentos foram projectados. Correcto?
- O que entendem por "motores com tensão especial 230V/400V"?
Cumps,
Bruno
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Re: Revista Robótica deste trimestre
Correcto. Ou será erro do autor, ou o sistema que gera os 87Hz referidos faz por sua vez o abaixamento da tensão. Pode estar a referir um inversor ou conversor mecânico. Já liguei motores de 300Hz/400v, que eram alimentados por conversor mecânico.BLima Escreveu:Viva colegas,
Quando estava a ler a revista supracitada, surgiram-me algumas dúvidas:
- No ponto 3.2 os autores fazem referência em ligar um motor 230V/400V em triângulo. Se ligarmos este motor assim à rede, ele vai queimar pois só deve ser ligado em estrela. Se fosse 400V/690V, assim já poderíamos ligar em triângulo. Correcto?
Correcto. Tendo apenas uma fase de entrada, o variador apenas oscila electronicamente essa fase em 3 ciclos diferentes, desfasados 120º, logo a tensão nunca ultrapassa os 400vBLima Escreveu: - Para o motor 230V/400V, quanto muito, na entrada do variador poderíamos ter uma fase e o neutro, e assim teríamos na saída uma tensão composta a 400V. Correcto?
Pode dizer-se que sim, mas não objectivamente. Quanto maior a tensão, maior tem de ser a bobinagem, e consequentemente o tamanho do motor. Em pequenas potencias, não se justifica a bobinagem 400/690 pois o arranque do motor é pouco significativo para justificar um arranque faseado em estrela.BLima Escreveu: - Motores acima de 4kW possuem tensões 400/690V. Isto não é uma característica do motor? Penso que não tem haver com a potência, mas sim com a maneira como os enrolamentos foram projectados. Correcto?
Aqui, não sei ao que o autor se refere. Calculo que se esteja a referir a motores feitos ou bobinados a 230/400, que sendo de grandes potencias, podem ser chamados de especiais, já que são pouco usuais em Portugal. Digo pouco usuais em Portugal, pois em Itália, cheguei a ligar alguns motores de 40Kw de 230/400(mas nessa fábrica, tinham um PT a fornecer 127/220v) permitindo assim o arranque em estrela/triângulo tal como o fazemos por cá.BLima Escreveu: - O que entendem por "motores com tensão especial 230V/400V"?
Cumps,
Bruno
Abraço
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Re: Revista Robótica deste trimestre
Boas
"Quanto maior a tensão, maior tem de ser a bobinagem, e consequentemente o tamanho do motor."
Ando um bocado destreinado, mas não creio, dado o fluxo magnético ser aproximadamente o mesmo. O tamanho ser maior só por causa do isolamento (da tensão) mas não cresce muito.
Da mesma maneira que quanto maior a frequência, mais pequeno é o tamanho do motor (para a mesma potencia).
Cump.
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"Quanto maior a tensão, maior tem de ser a bobinagem, e consequentemente o tamanho do motor."
Ando um bocado destreinado, mas não creio, dado o fluxo magnético ser aproximadamente o mesmo. O tamanho ser maior só por causa do isolamento (da tensão) mas não cresce muito.
Da mesma maneira que quanto maior a frequência, mais pequeno é o tamanho do motor (para a mesma potencia).
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Re: Revista Robótica deste trimestre
Fiquei esclarecido.
Obrigado,
Bruno
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