Boa Tarde,
Tenho de comprar armaduras T5 para lâmpadas de 35W 840, mas preocupa-me uma situação: a escolha do balastro electronico.
Quais as características principais dos balastros a ter em conta?
Obrigado e cumprimentos a todos!
Balastros Electronicos
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: Balastros Electronicos
à partida, o factor mais importante que me salta à vista, é a escolha da potencia do mesmo. Deverá ser compativel com a potencia das lampadas.jsimao Escreveu:Boa Tarde,
Tenho de comprar armaduras T5 para lâmpadas de 35W 840, mas preocupa-me uma situação: a escolha do balastro electronico.
Quais as características principais dos balastros a ter em conta?
Obrigado e cumprimentos a todos!
Depois será a confiança que tem com a mais diversas marcas existentes no mercado. Desconfiar dos balastros "vendidos ao kilo".
Que interessa comprar um por 5€, se daqui a um mês vai queimar, mesmo ligando duas vezes por dia, por cerca de duas horas?
Outro factor, que não chega a todos, é a quantidade de manobras permitidas por hora. Um balastro electrónico para suportar o "movimento" de um corredor, escadas ou WC público é bem diferente do balastro para uma utilização pontual doméstica, ou do género ligar de manhã e desligar à noite...
Estas luminarias deveram estar On 24h por dia, daí a escolha do balastro ser importante, já que tenho várias data sheet's de vários balastros mas não sei quais as características ou parâmetros que devo ter em consideração. Todos aqueles que tenho em mãos são específicos para esta potência.
agradeço a quem me puder esclarecer esta situação.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
estão neste caso são as perdas vs preço de aquisição (retorno do investimento)jsimao Escreveu:Estas luminarias deveram estar On 24h por dia, daí a escolha do balastro ser importante, já que tenho várias data sheet's de vários balastros mas não sei quais as características ou parâmetros que devo ter em consideração. Todos aqueles que tenho em mãos são específicos para esta potência.
Ao colocar balastros electrónicos, só tem vantagens, em testes e cálculos que já fiz, a uma lâmpada fluorescente das convencionais TLD (salvo erro) de 18W.
O teste tinha em conta funcionamento diário de cerca de 12h ao longo de 1 ano, e a diferença de consumos com balastro electrónico e com balastro magnético resultava numa poupança de cerca de 30€\ano usando o balastro electrónico.
Ao colocar balastros electrónicos tem tb a vantagem de poder fazer o controlo de fluxo(luminosidade) da lâmpada.
Este equipamento é um bom bocado mais caro que o convencional, mas ao fim de algum tempo essa diferença de preço é paga pela economia e eficiência do mesmo.
O teste tinha em conta funcionamento diário de cerca de 12h ao longo de 1 ano, e a diferença de consumos com balastro electrónico e com balastro magnético resultava numa poupança de cerca de 30€\ano usando o balastro electrónico.
Ao colocar balastros electrónicos tem tb a vantagem de poder fazer o controlo de fluxo(luminosidade) da lâmpada.
Este equipamento é um bom bocado mais caro que o convencional, mas ao fim de algum tempo essa diferença de preço é paga pela economia e eficiência do mesmo.
EE