Qual a melhor forma de integrar um gerador numa vivenda ?

Responder
sagan
Curioso
Curioso
Registado: 01 set 2008, 19:46

Qual a melhor forma de integrar um gerador numa vivenda ?

Mensagem por sagan »

Olá,

Estou a construir vivenda e gostava de instalar um gerador a gasolina, para servir de backup em caso de falha prolongada da energia da rede. Estou a pensar nisto porque existem alguns serviços que simplesmente não podem falhar: portões eléctricos e principalmente as bombas de extração das águas das chuvas, que serão instaladas num poço próprio. Além disso, a iluminação também se poderia ligar ao circuito de emergência.

Assim, pergunto: qual a melhor forma de integrar o gerador? Estou a pensar num gerador de arranque eléctrico...

Numa primeira aproximação, pensei em colocar um contactor no quadro geral que desligasse os circuitos da rede pública e os ligasse ao gerador quando o nível de tensão estivesse estabilizado. O que acham?
jacc123456

Re: Qual a melhor forma de integrar um gerador numa vivenda ?

Mensagem por jacc123456 »

Bom dia.

Isso vai fazer um barulho tremendo (é claro que depende da potência do aparelho), por isso, eu diria que é aconselhável uma "barraquinha" à parte.
Mas será que é mesmo necessário o gerador para o que está em causa? (realmente, a bomba de água pode ser um caso peculiar)
E não será preferivel uma UPS? (quais as potências em causa, e qual a "previsão" da necessidade em termos de tempo)
sagan
Curioso
Curioso
Registado: 01 set 2008, 19:46

Mensagem por sagan »

jacc123456 Escreveu:Mas será que é mesmo necessário o gerador para o que está em causa? (realmente, a bomba de água pode ser um caso peculiar)
E não será preferivel uma UPS? (quais as potências em causa, e qual a "previsão" da necessidade em termos de tempo)
Preciso mesmo de energia de backup por causa das bombas. Ainda por cima, é nos dias de grande temporal que é mais provável que ocorra uma falha de energia...

Também pensei na UPS, mas o problema é a autonomia muito baixa (uma a duas horas no máximo).
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 mar 2008, 10:45

Mensagem por patinhofeio »

sagan Escreveu:Olá,
...
Assim, pergunto: qual a melhor forma de integrar o gerador? Estou a pensar num gerador de arranque eléctrico...
Numa primeira aproximação, pensei em colocar um contactor no quadro geral que desligasse os circuitos da rede pública e os ligasse ao gerador quando o nível de tensão estivesse estabilizado. O que acham?
Boas.
-A maneira dispendiosa, é colocar um inversor motorizado com controlador, que gere o arranque do gerador, e comuta a entrada do quadro, ora da rede, ora do gerador.
-A maneira economica, é usar um inversor feito com 2 contactores com encravamentos.Um ligava ao gerador, outro á rede. Quando o contactor da rede desligasse, mandava arrancar o gerador.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
jacc123456

Mensagem por jacc123456 »

Bom dia.

Mais uma vez, digo que depende do tempo que é necessário a bomba estar a trabalhar, e também depende da localização da habitação (está numa depressão de terreno, onde a água vai afluir toda para o interior?)
Pode haver necessidade da bomba ao entrar em funcionamento, manter esse mesmo funcionamento por um largo periodo, ou apenas trabalhar por intervalos...
Aconselho a consultar uma empresa da especialidade para estudar o caso.

Cumprimentos.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”