LEDs em serie

Responder
squier
Curioso
Curioso
Registado: 19 mai 2008, 16:36

LEDs em serie

Mensagem por squier »

Gostaria de ver esclarecido o procedimento de uma ligação de Leds em serie de forma aprotege los de eventuais descargas. Devo colocar alguma resistência e de que tipo?
Pollux
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 fev 2008, 21:36

Re: LEDs em serie

Mensagem por Pollux »

Que tipo de LED's?
Dependendo do que queres podes utilizar reguladores de tensão.
squier
Curioso
Curioso
Registado: 19 mai 2008, 16:36

Mensagem por squier »

Tratam se de leds de 3v. Tenho ligados quatro para fazer o valor da alimentação que é de 12v.
Pollux
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 fev 2008, 21:36

Mensagem por Pollux »

Eu na escola costumava usar resistencias de 1k mas, para não te induzir em erro e não correr o risco de achar que não tens brilho suficiente, deixo-te aqui um link que achei na net pois, já não brinco com electrónica há algum tempo e estou a precisar de uma reciclagem.

Clica aqui!
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

squier Escreveu:Tratam se de leds de 3v. Tenho ligados quatro para fazer o valor da alimentação que é de 12v.
os LEDs são semicondutores, logo o raciocinio utilizado normalmente para resistencias não pode ser aplicado desta forma.
Eles têm comportamentos diferentes, não têm uma resistencia interna linear, logo a associação que pretende fazer: 4 leds em série (de 3V cada), não aconcelho a ligar a 12V.
O melhor é fazer sempre seria, com menos e colocar uma resistencia sempre a limitar, por exemplo apenas 3 e colocar uma resistencia adequada para a corrente em causa.
O principio é o mesmo de que nunca pode ligar 3V directos (ou sem anestesia como gostro de chamar), a um Led que tem uma tensão directa Uf de 3V.
Só para dar o exemplo, uma variação de ,5V em 3V pode fazer com o led passe a consumir o dobro que o permitido, fazendo que avarie.
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Has thanked: 17 times
Been thanked: 14 times
Contacto:

Mensagem por BLima »

Viva,

Aconselho a pôr os LED's em paralelo e sempre com uma resistência a montante a limitar o valor da corrente.

Os LED's são díodos, tal como referiu o Nelmindo, mas nunca limitam a corrente. A razão pela qual se põe a resistência é para que a queda de tensão que tem na resistência limite o valor da corrente.

Passo a exemplificar:

Vendo nas datasheet do componente qual a corrente que deve ter no LED para ter o brilho máximo, sem queimar.

Suponhamos 10mA.

Então R=(12V-3V)/0,010

Cumps,
Bruno
squier Escreveu:Tratam se de leds de 3v. Tenho ligados quatro para fazer o valor da alimentação que é de 12v.
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

BLima Escreveu:Viva,

Aconselho a pôr os LED's em paralelo e sempre com uma resistência a montante a limitar o valor da corrente.

esta opção também é válida. Mas não esquecer que os leds em paralelo, cada um deles deve ter a sua resistencia (em série) a limitar e só depois é que se faz o paralelo. Ter em atenção que nesta versão a optencia dissipada pelas resistencias é maior. Pode ser problemático em correntes significativas, já que as resistencias de 1/4 ficam a "fumegar".
É tudo uma questão de contas e não de custos...

Os LED's são díodos, tal como referiu o Nelmindo, mas nunca limitam a corrente. A razão pela qual se põe a resistência é para que a queda de tensão que tem na resistência limite o valor da corrente.

Passo a exemplificar:

Vendo nas datasheet do componente qual a corrente que deve ter no LED para ter o brilho máximo, sem queimar.

Suponhamos 10mA.

Então R=(12V-3V)/0,010

Cumps,
Bruno
jacc123456

Mensagem por jacc123456 »

Boa tarde.

Isso é muito simples.
Primeiro que tudo , e isto pode parecer complicado mas normalmente não o é, tens que saber qual é a tensão do Led e a sua corrente em funcionamento normal.
O que é que isto quer dizer? Normalmente, o fabricante fornece umas tabelas técnicas, onde são especificadas estas tensões e correntes.
Vamos supor a titulo de exemplo que seriam 2V e 2,5mA.
Se tu ligares o Led directamente a duas pilhas normais de 1,5V em série (de modo a obteres 3V), o que vai acontecer é que a corrente que vai passar pelo Led, será maior do que aquela que o Led suporta, e dependendo da intensidade a mais de corrente, podes queimar o Led, mais ou menos depressa.
Logo, o aconselhável será colocar uma resistência em série com o Led de modo a limitar essa corrente.
E qual o valor dessa resistência?
Aqui é que se vê a importância de saber aqueles valores da tabela do fabricante.
Usando como exemplo aqueles valores que mencionei, fazes o seguinte cálculo...
---> tensão de alimentação - tensão do Led = 3V - 2V = 1V.
---> 1V / 2,5mA = 0,4Mohms = 400ohms.
Este será o valor da resistência a colocar em série com o Led (nota que como este valor para a resistência poderá não existir no mercado, deverás adquirir uma resistência com o valor normalizado imediatamente acima (já não me lembro quais são :D )).
Deves também certificar-te que a resistência suporta a tensão que lhe vai ser aplicada e a corrente que por ela vai passar.

Cumprimentos.
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Está a considerar a tensão a que o led está sujeito 1v.
Deve ser calculado para o valor da fonte, menos a queda de tensão no led

Se Uf=12 V.....e -ULed=3 V fica ...... Uresistencia=12-3= 9 Volts .....R=9/10 mA = 900 Ohms ..

Potência= U^2/R =9x9/900= 90 miliWatss...... isto na resistênca... No Led é P=U X I = 3 X10 mA = 30 mW ... 30mW+ 90 mW= 120 mW (Total)

Pode se por uma reistência para vários leds

O valor de R é da mesma forma R=9/n.ºx10 mA para n.º=2 teremos R=9/2x10mA =450 Ohms sempre a reduzir para metade.

Ao não se querer colocar leds (4) em U=12 V em série, vamos estar a dissipar energias nas resistências 55 Euros por ano
Última edição por Duzia12 em 14 mai 2009, 16:46, editado 1 vez no total.
jacc123456

Boa tarde.

Ora, cá está uma daquelas respostas, que eu menciono no meu outro tópico.
Meu caro amigo Duzia12, o cálculo está correcto.
A tensão da resistência é que será 1V.
O que aplicando a lei de Ohm, permite calcular o valor da resistência.

Cumprimentos.
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

http://autosom.net/artigos/led.htm

Leds vermelhos:
If = 15mA
Vf = 1,8 Volts
R = 1K Ohms quando ligado na bateria de 12 Volts

Leds verdes, amarelos, laranja:
If = 20 a 25 mA
Vf = 2,1 Volts
R = 470 Ohms quando ligado na bateria de 12 Volts

Azuis e Brancos:
Vf = 2,8 a 4,2 Volts
If = 15 a 30 mA
R = 470 Ohms quando ligado na bateria de 12 Volts

Fórmulas utilizadas:
R = U/I
Rres = (Vbat - Vled)/Iled
Vres = Vbat - Vled
Pres = Vres * I = (Vbat - Vled)*I

R = resistência
U = tensão
I = corrente
Rres = Resistência do resistor
Vres = Tensão no resistor
Pres = Potência dissipada no resistor

Supondo dados do LED:
Vled = 4 Volts (tensão do LED)
Iled = 25mA = 0,025A (corrente de trabalho no LED)

Vbateria = 14 Volts

Rres = (14 - 4)/0,025A = 400 Ohms (valor do resistor)
Pres = (14 - 4)*0,025A = 0,25 Watts (potência do resistor)

O valor comercial mais próximo é de 330 ou 470 Ohms, vamos optar pelo 470 Ohms, pois o LED trabalhará um pouco abaixo de sua capacidade máxima, garantindo a longa vida.
jacc123456

Tu deste conta, que os cálculos que acabaste de fazer, forma os mesmos que eu fiz, e os quais tu disseste que estavam mal???

Cumprimentos.
Responder

Voltar para “Dúvidas”