Trinco electrico em porta de portão de correr

Responder
Jonh
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 22 set 2008, 16:18

Trinco electrico em porta de portão de correr

Mensagem por Jonh »

Boas a todos!

Estou neste momento em fase construção da minha moradia, na qual tenho de aplicar um portão com porta de homem incorporada para o acesso ao quintal e por conseguinte à moradia.

Ora tendo eu preferencia pelo portao de correr, e querendo colocar trinco electrico na referida porta, disseram-me que, devido ao facto do portão ser de correr torna inviável a aplicação de um mecanismo electrico no trinco da portinha...isto porque quando o portão corre, o cabo electrico da porta teria que o acompanhar certo?

Não haverá outra solução? Ou será que me está a faltar algo?

Abraço a todos!
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 mar 2008, 10:45

Re: Trinco electrico em porta de portão de correr

Mensagem por patinhofeio »

Boas.
Sendo um portão de correr, há duas formas de proceder:
1 - Cria a cancela pedonal à parte do portão de correr, criando 2 automatismos; um pedonal à cancela, e outro para o portão de correr.
2 - Cria apenas o portão de correr, e quando fizer a programação, faz o ajuste pedonal, que faz com que o portão abra só o suficiente para entrada pedonal.

No meu caso, como era inviável criar um portão pedonal, programei o automatismo de correr para abrir 70cm para passagem pedonal, tendo um botão no comando e a chave de porta a comandar essa função. Depois tenho outro botão no comando + 1 botão no interior de casa para abertura total do portão.

PS: Se optar pela 2ª opção, aconselho a não montar o automatismo no portão antes da certificação. Se o portão apenas funcionar electricamente, a certificação implica com isso, por não permitirem o acesso à moradia em caso de falta de energia.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

"Se o portão apenas funcionar electricamente, a certificação implica com isso, por não permitirem o acesso à moradia em caso de falta de energia."

Quem é que implica? a certiel, inspecção da câmara, bombeiros, quem?

É que os meus vão ser motorizados, ou vai dar barraca?
1 de correr e 2 de abrir.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Boas
NA maceira lis, tive um caso em que implicaram. Tratava-se de uma alteração de uma moradia, para criar mais 2 locais de consumo.(anexos para arrendamento). Como o acesso a uma dessas moradias era apenas possivel através do portão electrico de correr, eles exigiram retirar o automatismo, adicionar uma unidade de backup que permita ao automatismo funcionar em caso de falha de rede, ou em alternativa, a colocação de meio de destravamento no exterior, o que é pouco viavel em portões de correr.
Nesse caso concreto, foram os inspectores que implicaram,(não sei se da certiel, lic ou quem era a empresa de certificação)O pseudo-engenheiro da firma é que acompanhou a inspecção, eu fui so desmontar e voltar a instalar o motor, bem como outros extras à instalação.
A solução foi desmontar o motor, aprovar a instalação, e voltar a montar depois.
Isto penso que só se aplica se o portão for o unico acesso à moradia. Se tiver cancela, ou outro acesso à propriedade, eles não podem implicar.
Abraço
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Tenho que saber ao certo, mas o mais certo é por porta pedonal no portão de correr.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Jonh
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 22 set 2008, 16:18

Mensagem por Jonh »

patinhofeio Escreveu:Boas.
Sendo um portão de correr, há duas formas de proceder:
1 - Cria a cancela pedonal à parte do portão de correr, criando 2 automatismos; um pedonal à cancela, e outro para o portão de correr.
2 - Cria apenas o portão de correr, e quando fizer a programação, faz o ajuste pedonal, que faz com que o portão abra só o suficiente para entrada pedonal.

No meu caso, como era inviável criar um portão pedonal, programei o automatismo de correr para abrir 70cm para passagem pedonal, tendo um botão no comando e a chave de porta a comandar essa função. Depois tenho outro botão no comando + 1 botão no interior de casa para abertura total do portão.

PS: Se optar pela 2ª opção, aconselho a não montar o automatismo no portão antes da certificação. Se o portão apenas funcionar electricamente, a certificação implica com isso, por não permitirem o acesso à moradia em caso de falta de energia.
Abraço
Boas!

A 1a hipotese está fora de questão pois ao criar a porta independente o portao iria ficar estreito, e quando fosse preciso entrar com um carro, seria necessário ir abrir a portinha tambem...

A 2a hipotese agrada-me...isso é possivel fazer em qualquer automatismo que seja instalado?

Abraço! :)
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Jonh Escreveu: Boas!
A 1a hipotese está fora de questão pois ao criar a porta independente o portao iria ficar estreito, e quando fosse preciso entrar com um carro, seria necessário ir abrir a portinha tambem...
A 2a hipotese agrada-me...isso é possivel fazer em qualquer automatismo que seja instalado?
Abraço! :)
Boas.
Em todos os automatismos que instalei, todos permitiam a função pedonal, mas é uma questão de se informar com o fornecedor do automatismo. De qualquer forma, se procurar pelo modelo do automatismo, vai encontrar as especificações e capacidades do mesmo.
Volto a frisar para não terem chatices: Se o portão electrico for o unico acesso à propriedade, não instalem o automatismo antes da certificação.

Mário, colocar uma cancela num portão de correr, só é viável se o portão for alto, e permita levar a cremalheira acima da cancela. Caso contrario, haverá sempre um degrau(local onde passa a cremalheira de arrasto) Por outro lado, se o portão não for reforçado em redor da cancela, o portão em si empena. De referir tambem o cuidado de não ter a cancela aberta aquando do accionamento do automatismo de correr.
Abraço
Responder

Voltar para “Dúvidas”