Certiel
Certiel
Tenho visto aqui neste forum vários tipos de queixas e efectivamente é verdade que a palavra CERTIEL provoca calafrios.
Porquê ; porque quando e EDP foi subdividida em EDP e REN, faltavam ainda muitos engenheiros e gestores para colocarem. assim criou-se uma entidade que têm como unica função infernizar a vida aos electricistas.
Durante muito tempo, pensei porque é que os inspectores, não cobravam logo na primeira inspecção o preço da segunda inspecção, evitando assim o tempo que tinhamos que estar á espera da segunda por motivos (fúteis), (absurdos), que me levavam a crer sempre na máxima ; - os inspectores da CERTIEL, na primeira inspecção não vão verificar se existe alguma anomalia.
Vão procurar uma anomalia.
Porquê ; porque quando e EDP foi subdividida em EDP e REN, faltavam ainda muitos engenheiros e gestores para colocarem. assim criou-se uma entidade que têm como unica função infernizar a vida aos electricistas.
Durante muito tempo, pensei porque é que os inspectores, não cobravam logo na primeira inspecção o preço da segunda inspecção, evitando assim o tempo que tinhamos que estar á espera da segunda por motivos (fúteis), (absurdos), que me levavam a crer sempre na máxima ; - os inspectores da CERTIEL, na primeira inspecção não vão verificar se existe alguma anomalia.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: Certiel
mas não penso assim. Todas as anomalias detectadas, são justificadas com regulamentação. Se as pessoas querem é passar por cima do estipulado, para atender certos objectivos economicistas, não me admira que apareçam anomalias. Os inspectores só as detectam, porque já estão a algum tempo no ramo e percebem como é que isto funciona. Já tive obras aprovadas à primeira, como já tive obras reprovadas, mesmo na reeinspecção. Todas elas tiveram um relatório suportado com os artigos do antigo e actual regulamento, por isso não vejo onde podem inventar anomalias. É como aquela máxima, de que um policia quando quer pegar arranja sempre maneira... Já tive um patrão desses e confrontrei-o e encorajei-o a encontrar uma anomalia no meu carro, para comprovar essa máxima ele ficou mal, mesmo tentando usar a desculpa do autocolante dos selos no local errado e a carta verde por assinar (que estava assinada por sinal)...pedra25 Escreveu:Tenho visto aqui neste forum vários tipos de queixas e efectivamente é verdade que a palavra CERTIEL provoca calafrios.
Já agora desafio a apresentar anomalias por eles inventadas ou procuradas, já que é a intenção deste tópico, para evitar que sejam encontradas numa próxima...
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
O amigo nelmindo, fala e muito bem que todas as não conformidades são suportadas por relatórios, o que acontece por vezes é que essses relatórios contêm erros, como este que vós aqui deixo:
521.6.4 - Os condutores de fase, dos circuitos que se encontram na conduta/calha, diferem de mais do que três valores normalizados sucessivos, existem cabos em esteira sem que haja separação entre si.
Se a Instalação é do tipo Industrial com esteiras e cabos, como é que se escreve no relatório " Os condutores de fase, dos circuitos que se encontram na conduta/calha, diferem de mais do que três valores normalizados sucessivos" da forma como isto está escrito dá a ideia que existe na obra fios v de varias secções enfiados no mesmo tubo, logo quem está no gabinete a apreciar as não conformidades ao ler isto, fica com uma ideia errada do que está feito em obra, e é logico que decide pela rienspeção.
Temos de estar com atenção ao que escrevem alguns Inspectores,e reclamar na hora.
521.6.4 - Os condutores de fase, dos circuitos que se encontram na conduta/calha, diferem de mais do que três valores normalizados sucessivos, existem cabos em esteira sem que haja separação entre si.
Se a Instalação é do tipo Industrial com esteiras e cabos, como é que se escreve no relatório " Os condutores de fase, dos circuitos que se encontram na conduta/calha, diferem de mais do que três valores normalizados sucessivos" da forma como isto está escrito dá a ideia que existe na obra fios v de varias secções enfiados no mesmo tubo, logo quem está no gabinete a apreciar as não conformidades ao ler isto, fica com uma ideia errada do que está feito em obra, e é logico que decide pela rienspeção.
Temos de estar com atenção ao que escrevem alguns Inspectores,e reclamar na hora.
nelmindo Escreveu:mas não penso assim. Todas as anomalias detectadas, são justificadas com regulamentação. Se as pessoas querem é passar por cima do estipulado, para atender certos objectivos economicistas, não me admira que apareçam anomalias. Os inspectores só as detectam, porque já estão a algum tempo no ramo e percebem como é que isto funciona. Já tive obras aprovadas à primeira, como já tive obras reprovadas, mesmo na reeinspecção. Todas elas tiveram um relatório suportado com os artigos do antigo e actual regulamento, por isso não vejo onde podem inventar anomalias. É como aquela máxima, de que um policia quando quer pegar arranja sempre maneira... Já tive um patrão desses e confrontrei-o e encorajei-o a encontrar uma anomalia no meu carro, para comprovar essa máxima ele ficou mal, mesmo tentando usar a desculpa do autocolante dos selos no local errado e a carta verde por assinar (que estava assinada por sinal)...pedra25 Escreveu:Tenho visto aqui neste forum vários tipos de queixas e efectivamente é verdade que a palavra CERTIEL provoca calafrios.
Já agora desafio a apresentar anomalias por eles inventadas ou procuradas, já que é a intenção deste tópico, para evitar que sejam encontradas numa próxima...
Cpts.
Energy
Energy
-
- Velha Guarda
- Registado: 20 out 2008, 18:36
- Has thanked: 3 times
Boas
Aqui o amigo energy tem razão!
de facto, o que está escrito no reatório como argumento á não coformidade pode fazer a diferença entre a aprovação ou a reprovação por parte dos tecnicos que fazem a apreciação no Certiel.
Deve-se ver com os inspectores no local da inspecção a forma como explicam a não conformidade.
Cumprimentos
Aqui o amigo energy tem razão!
de facto, o que está escrito no reatório como argumento á não coformidade pode fazer a diferença entre a aprovação ou a reprovação por parte dos tecnicos que fazem a apreciação no Certiel.
Deve-se ver com os inspectores no local da inspecção a forma como explicam a não conformidade.
Cumprimentos
boas tudo bem
sou novo neste forum mas vou tentar ajudar no que puder
ha um ano tive uma inspeção a uma instalação feita por mim
foi chumbada porque faltava uma armadura de emergencia num local que não estava assinalado no projecto nem electrico nem de segurança e porque um ar condicionado estava a uma altura inferior 5 centimetros do que supostamente e estipulado ????
conclusão mais cento e tal euros a vida um mes a espera da reinspeção e de receber o restante da obra
sou novo neste forum mas vou tentar ajudar no que puder
ha um ano tive uma inspeção a uma instalação feita por mim
foi chumbada porque faltava uma armadura de emergencia num local que não estava assinalado no projecto nem electrico nem de segurança e porque um ar condicionado estava a uma altura inferior 5 centimetros do que supostamente e estipulado ????
conclusão mais cento e tal euros a vida um mes a espera da reinspeção e de receber o restante da obra
A Certiel é necessária sem dúvida mas...... deveria funcionar mais como as vistorias da DGGE funcionam e como as de ITED..... hehe ou seja juntado o melhor das duas chegariamos a um tipo de inspecção mais pedagógica e menos punitica economicamente sem imacular a qualidade do serviço.
Mas Para isso tem de deixar de ser uma ASSOCIAÇÃO SEM FUNDOS LUCRATIVOS (sabem o que isto quer dizer não sabem?). hehe
Saudações Energéticas
Mas Para isso tem de deixar de ser uma ASSOCIAÇÃO SEM FUNDOS LUCRATIVOS (sabem o que isto quer dizer não sabem?). hehe
Saudações Energéticas
Saudações Energéticas
6eo
6eo
Boas, fiquei curioso!
O projecto era aprovado pela Certiel? E a maquina de ar condicionado estava no Volume de interdição é que não estou a ver como pode ser julgado a altura de fixação da maquina (que penso não estar na memória descritiva).
Abraço
O projecto era aprovado pela Certiel? E a maquina de ar condicionado estava no Volume de interdição é que não estou a ver como pode ser julgado a altura de fixação da maquina (que penso não estar na memória descritiva).
Abraço
-
- Curioso
- Registado: 19 nov 2008, 22:45
Boas, na minha opinião é sem dúvida necessária uma entidade de certificação, tal qual como é necessária a "policia", pois se assim já existe tantos trabalhos de meter as mão na cabeça...., e por haver esse pessoal a fazer técnicos a fazer esse trabalho "barato e aldrabado" é que alguns que trabalham como manda a lei, têm falta de trabalho, porque os orçamentos não são iguais certamente!!!!
Mas também não acho correto a CERTIEL andar à "caça" das não conformidades!!!
Mas também não acho correto a CERTIEL andar à "caça" das não conformidades!!!
Explique então melhor, pois eu não percebi muito bem o exposto. A 521.6 refere-se a instalar mais que um circuito e garantir isolamento para a maior tensão verificada, em todos os condutores.ENERGY Escreveu:521.6.4 - Os condutores de fase, dos circuitos que se encontram na conduta/calha, diferem de mais do que três valores normalizados sucessivos, existem cabos em esteira sem que haja separação entre si.
(...) da forma como isto está escrito dá a ideia que existe na obra fios de varias secções enfiados no mesmo tubo
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
zuga Escreveu:Explique então melhor, pois eu não percebi muito bem o exposto. A 521.6 refere-se a instalar mais que um circuito e garantir isolamento para a maior tensão verificada, em todos os condutores.ENERGY Escreveu:521.6.4 - Os condutores de fase, dos circuitos que se encontram na conduta/calha, diferem de mais do que três valores normalizados sucessivos, existem cabos em esteira sem que haja separação entre si.
(...) da forma como isto está escrito dá a ideia que existe na obra fios de varias secções enfiados no mesmo tubo
O quer dizer é que a esteira não pode ter à toa secções de condutores diferentes (diferente de circuitos...).
Exemplo se tiver condutores de 1.5mm2, no máximo na mesma calha só pode encontrar condutores ou cabos de secção igual a 6mm2 (2.5; 4; 6). Se for necessário percorrer o mesmo troço, um cabo de 16mm2, é obrigatório colocar outra esteira.
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 abr 2008, 11:53
- Been thanked: 4 times
Há que distinguir calha de esteira. São coisas diferentes, e a dita nota da secção 521.6 diz:nelmindo Escreveu: O quer dizer é que a esteira não pode ter à toa secções de condutores diferentes (diferente de circuitos...).
Exemplo se tiver condutores de 1.5mm2, no máximo na mesma calha só pode encontrar condutores ou cabos de secção igual a 6mm2 (2.5; 4; 6). Se for necessário percorrer o mesmo troço, um cabo de 16mm2, é obrigatório colocar outra esteira.
Quando se pretender colocar mais do que um circuito numa mesma conduta ou num mesmo compartimento de uma calha, recomenda-se que, para esses circuitos, se verifiquem, simultaneamente, as condições seguintes:
(...)
c) os condutores de fase tenham a mesma secção ou quando de secções diferentes não difiram de mais do que três valores normalizados sucessivos (por exemplo, é admissível que condutores de fase de secções de 4, 6 e 10 mm² estejam numa mesma conduta ou num mesmo compartimento de uma calha);
pelo que essa limitação apenas se aplica a condutas e calhas, e não se aplica a esteiras.
Ou estou a ler uma fonte muito diferente, ou então não percebo onde leram tais coisas... Pelo que vejo no RTIEBT a 521.6 diz apenas isto: "521.6 — Numa conduta ou numa calha pode ser instalado mais do que um circuito desde que todos os condutores sejam isolados para a tensão nominal mais elevada dos circuitos em causa." isto é o que vem escrito na portaria nº 949-A/2006!amfys Escreveu:(...)e a dita nota da secção 521.6 diz:Quando se pretender colocar mais do que um circuito numa mesma conduta ou num mesmo compartimento de uma calha, recomenda-se que, para esses circuitos, se verifiquem, simultaneamente, as condições seguintes:
(...)
c) os condutores de fase tenham a mesma secção ou quando de secções diferentes não difiram de mais do que três valores normalizados sucessivos (por exemplo, é admissível que condutores de fase de secções de 4, 6 e 10 mm² estejam numa mesma conduta ou num mesmo compartimento de uma calha);
pelo que essa limitação apenas se aplica a condutas e calhas, e não se aplica a esteiras.
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 abr 2008, 11:53
- Been thanked: 4 times
O resto do texto está nas notas, que podem ser consultadas na versão anotada das RTIEBT.
Prontos... Já descobri o ratoamfys Escreveu:O resto do texto está nas notas, que podem ser consultadas na versão anotada das RTIEBT.

Segundo o que li na versão anotada das RTIEBT a 521.6 apenas refere calhas e condutas, pelo que esteiras não estarão incluídas. O normal fazer nesses casos e que vejo ser prática corrente dos electricistas é o uso de abraçadeiras de serrilha para separar diferentes circuitos, será isso o correcto?!