alimentação vivenda

Responder
nunosilva
Curioso
Curioso
Registado: 29 nov 2008, 19:23

alimentação vivenda

Mensagem por nunosilva »

boas noites, sou o nuno e queria tirar uma duvida e gostava que me ajudassem.
queria saber que tudo usar para alimentar uma vivenda onde a alimentação vai ser monofasica de 10,27 kvas, onde o contador e a baixada na entrada da vivenda estao a 30 metros do quadro principal.
E tb queria saber se ha alguma legislação por causa da alimentação da piscina, se tem de ter diferencial. porque a unica alimentação directa com a pisciina é a iluminação e é de 12v.
agradecia se me podesem ajudar.
obrigado
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Re: alimentação vivenda

Mensagem por joaoosvaldo »

nunosilva Escreveu:boas noites, sou o nuno e queria tirar uma duvida e gostava que me ajudassem.
queria saber que tudo usar para alimentar uma vivenda onde a alimentação vai ser monofasica de 10,27 kvas, onde o contador e a baixada na entrada da vivenda estao a 30 metros do quadro principal.
E tb queria saber se ha alguma legislação por causa da alimentação da piscina, se tem de ter diferencial. porque a unica alimentação directa com a pisciina é a iluminação e é de 12v.
agradecia se me podesem ajudar.
obrigado
a potência é de 10,35 kVA e não de 10,27 kVA (este valor não é normalizado)! Quanto ao tubo podes usar PVC 50 que é mais que suficiente!
Quanto à Piscina os equipamentos pertencentes a esta devem estar num quadro próprio apenas para a Piscina e este quadro deve ser alimentado a partir de um dos quadros da moradia (por ex.: do quadro de entrada) com um disjuntor diferencial de 30 mA. Quanto às luminárias da Piscina estas devem ser certificados para uso em Piscinas e da Classe III de isolamento alimentadas a 12Vdc e com o transformador fora dos volumes de protecção da piscina, o transformador deve ter construção de acordo com uma norma que agora não sei decor mas está nas RTIEBT é uma questão de fazer uma procura!!!
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
nunosilva
Curioso
Curioso
Registado: 29 nov 2008, 19:23

Re: alimentação vivenda

Mensagem por nunosilva »

obrigado
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”