Não dispara o diferencial
Não dispara o diferencial
Boas tardes colegas.
Gostava de que alguem estive-se conhecimento, do porquê, que tendo eu uma boa terra o diferencial de40A por 0.03 mA não dispara eu já houvi falar que a situação vem do neutro. Agradecia que me explica-sem mais em promenor se for possivel.
Obrigado
Gostava de que alguem estive-se conhecimento, do porquê, que tendo eu uma boa terra o diferencial de40A por 0.03 mA não dispara eu já houvi falar que a situação vem do neutro. Agradecia que me explica-sem mais em promenor se for possivel.
Obrigado
-
- Velha Guarda
- Registado: 02 dez 2007, 14:24
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 8 times
Re: Não dispara o diferencial
Boa noite colega! já mediu a terra? já ensaiou o diferêncial com aparelho para disparos dos mesmos? já mediu a tensão entre neutro e fase? se fez essas medições e não dispara só vejo que o mesmo esteja avariado! ( já esperimentou outro interruptor diferêncial)? com esse aparelho de alta sencibilidade e ele não dispara algo está mal, entre a terra e neutro na saída do diferêncial o mesmo devia disparar.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
CAOR Escreveu:Boa noite colega! já mediu a terra? já ensaiou o diferêncial com aparelho para disparos dos mesmos? já mediu a tensão entre neutro e fase? se fez essas medições e não dispara só vejo que o mesmo esteja avariado! ( já esperimentou outro interruptor diferêncial)? com esse aparelho de alta sencibilidade e ele não dispara algo está mal, entre a terra e neutro na saída do diferêncial o mesmo devia disparar.
"entre a terra e neutro na saída do diferêncial o mesmo devia disparar": não necessáriamente, é normal mas não acontece sempre.
Agradecendo as vossas respostas ao meu topico mas não consegui ficar esclarecido, ao meu pedido de informação. Gostaria realmente que alguem, colega electricista, ou electrotecnico que tenha este conhecimento que me possa esclarecendo esta situação.
Muito Obrigado.
Muito Obrigado.
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas Jony
Actualizando o perfil (profile), ajuda a quem der a resposta, dado que fica a saber os conhecimentos de quem pergunta.
Cump.
Mário
Actualizando o perfil (profile), ajuda a quem der a resposta, dado que fica a saber os conhecimentos de quem pergunta.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Ok. Já tenho o perfil, nunca o preenchi por uma questão de não dar importância, mas dou razão temos de ter uma noção minimamente com quem partilhamos as questões de interesse.
Obrigado
Obrigado
- nelmindo
- Team Apoio
As informações são muito superficiais, para dar assim um diagnóstico à distancia.Jony Escreveu:Boas tardes colegas.
Obrigado
Além disso, o que considera uma terra boa?
É que 200 ohm para esse diferencial é uma terra boa!!!...
-
- Velha Guarda
- Registado: 02 dez 2007, 14:24
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 8 times
Boa noite caro colega! digo e afirmo que entre o neutro e terra na saida o interruptor tem de desligar (necessáriamente) o mesmo é feito para essas funções já não falando entre a terra e fase! só se estiver avariado, o mesmo não dispara.
- nelmindo
- Team Apoio
CAOR Escreveu:Boa noite caro colega! digo e afirmo que entre o neutro e terra na saida o interruptor tem de desligar (necessáriamente) o mesmo é feito para essas funções já não falando entre a terra e fase! só se estiver avariado, o mesmo não dispara.
não concordo com as duas afirmações apresentadas aqui neste texto.
1º não é verdade que o disjuntor/interruptor diferencial tem que necessáriamente desligar, se o neutro e o terra depois do diferencial "encostarem". Acontece na maioria das vezes, mas não é regra. Basta o neutro e o terra estarem ao mesmo potencial, que não há passagem de corrente no circuito provocado, logo não há razão para que o diferencial actue.
2º Não foi para isso que foi criado o interruptor diferencial, detectar "encostos" do condutor terra e o neutro!!!
-
- Velha Guarda
- Registado: 20 out 2008, 18:36
- Has thanked: 3 times
Boas
O pessoal anda aqui á volta de um direrencial que não dispara.
Já pensou em trocar o equipamento?
Pode perfeitamente estar avariado e apenas estar a fazer de interruptor.
Cumprimentos
O pessoal anda aqui á volta de um direrencial que não dispara.
Já pensou em trocar o equipamento?
Pode perfeitamente estar avariado e apenas estar a fazer de interruptor.
Cumprimentos
Sim troquei o diferencial, e na loja me falaram, o que o nelmindo mensionou na resposta acima que não havia diferença de potencial. É dai que eu pus ésta minha questão para ter, e dar o conhecimento desta situação, onde agradeço a colaboração de todos vós.
Obrigado
Obrigado
O diferencial faz a comparação entre a corrente de fase e corrente de neutro. Caso a diferença entre elas seja superior ao valor nominal (neste caso é de 0,03mA) ele abre o circuito. Se carregas botão de teste e ele não dispara. Está avariado.
Boas...
Já trocas-te o diferencial e o problema continua?
Já trocas-te o diferencial e o problema continua?
Nada é impossível para quem não tem que fazer o trabalho.
- patinhofeio
- Quadro de Honra
- Registado: 30 mar 2008, 10:45
Boas.
Para resolução ou confirmação desse problema há vários factores a ter em conta:
O diferencial é monofásico ou trifásico? Se rifásico está ligado a 3 fases ou apenas em monofásico?
Ele não dispara carregando no botão de teste ou com uma passagem à terra?
Se não dispara por passagem à terra, como está a fazer essa passagem para saber que não dispara?
Se o diferencial for trifasico e estiver ligado a um circuito monofásico(acontece quando a instalação está preparada pata tri e so requisitam mono) veja o esquema que está no diferencial. Tem um circuito de uma resistencia com um botão, que ppode estar ligado nos contactos do centro, contactos das extremidade, ou nos contactos da esquerda.em cada um desses contactos têm de estar um potencial diferente(neutro ou fase) para que o botão possa funcionar.
Se embora o que disse estiver bem ligado mas mesmo assim não dispara, é o diferencial avariado.
Se não está a disparar por passagem à terra, e não sabendo como está a ser feita essa passagem, pode ser defeito no circuito de terra. Como o que pretende é testar o diferencial, deixo uma dica:
Ligue uma lampada incandescente(das normais) de 230V/25W no neutro que entra no diferencial, e ligue a fase dessa lampada na fase à saida do diferencial. O consumo da lampada irá provocas uma "passagem" de 100mA no diferencial o que o fará disparar se estiver bom. Se não disparar, é mesmo diferencial avariado. Se disparar, pode fazer outro este: Ligue a mesma lampada entre fase à saida do diferencial, e o terra. Terá de disparar tambem. Se não disparar neste 2º caso, é o terra com defeito.
PS: se o diferencial estiver bom, é provavel que a lampada não chegue a ligar. Assim que tente acender o diferencial irá desligar.
Se não resultar, tente responder às perguntas que fiz em cima para tentar-mos sintonizar o problema.
Abraço
Para resolução ou confirmação desse problema há vários factores a ter em conta:
O diferencial é monofásico ou trifásico? Se rifásico está ligado a 3 fases ou apenas em monofásico?
Ele não dispara carregando no botão de teste ou com uma passagem à terra?
Se não dispara por passagem à terra, como está a fazer essa passagem para saber que não dispara?
Se o diferencial for trifasico e estiver ligado a um circuito monofásico(acontece quando a instalação está preparada pata tri e so requisitam mono) veja o esquema que está no diferencial. Tem um circuito de uma resistencia com um botão, que ppode estar ligado nos contactos do centro, contactos das extremidade, ou nos contactos da esquerda.em cada um desses contactos têm de estar um potencial diferente(neutro ou fase) para que o botão possa funcionar.
Se embora o que disse estiver bem ligado mas mesmo assim não dispara, é o diferencial avariado.
Se não está a disparar por passagem à terra, e não sabendo como está a ser feita essa passagem, pode ser defeito no circuito de terra. Como o que pretende é testar o diferencial, deixo uma dica:
Ligue uma lampada incandescente(das normais) de 230V/25W no neutro que entra no diferencial, e ligue a fase dessa lampada na fase à saida do diferencial. O consumo da lampada irá provocas uma "passagem" de 100mA no diferencial o que o fará disparar se estiver bom. Se não disparar, é mesmo diferencial avariado. Se disparar, pode fazer outro este: Ligue a mesma lampada entre fase à saida do diferencial, e o terra. Terá de disparar tambem. Se não disparar neste 2º caso, é o terra com defeito.
PS: se o diferencial estiver bom, é provavel que a lampada não chegue a ligar. Assim que tente acender o diferencial irá desligar.
Se não resultar, tente responder às perguntas que fiz em cima para tentar-mos sintonizar o problema.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto