Boas.
Alguém me sabe dizer qual o cabo de fibra óptica mais apropriado para fazer o "backbone" de rede estruturada entre um "data center" de um edifício de escritórios com 6 pisos e os bastidores dos pisos?
Sei de pessoal que andava a fazer "backbone" com cabo multimodo de 8 fibras 62,5/125 nm!!! mas não será exagerado este cabo???
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
Fibra óptica para "backbone" entre bastidores
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Re: Fibra óptica para "backbone" entre bastidores
2 fibras é o normal, no máximo 4 fibras
sendo que 2 fibras fica 1 a funcionar e outra de reserva
no caso das 4 podem ser 3 em serviço 1 de reserva
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
E que fibra óptica devo de utilizar? multimodo ou monomodo?nyno Escreveu:2 fibras é o normal, no máximo 4 fibras
Suponho que deva ser multimodo mas qual devo usar OM1, OM2 ou OM3? e devem ser de 62,5/125 ou 50/125?
Estou um pouco confuso sobre qual utilizar, se me poderem dar uma ajuda sobre qual o critério de escolha entre as diferentes fibras agradecia!
Estive tb a ver no catálogo da Legrand e eles têm apenas cabos de 6 ou 12 fibras onde posso encontrar cabos de 4 fibras?
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
Atenção que por cada ligação activa utiliza 2 fibras (RX e TX)nyno Escreveu:2 fibras é o normal, no máximo 4 fibras
Viva o Vitórria!
Exagerado não é e até pode ser insuficiente tendo em conta os que os informáticos quiserem fazer da rede.joaoosvaldo Escreveu:Boas.
Alguém me sabe dizer qual o cabo de fibra óptica mais apropriado para fazer o "backbone" de rede estruturada entre um "data center" de um edifício de escritórios com 6 pisos e os bastidores dos pisos?
Sei de pessoal que andava a fazer "backbone" com cabo multimodo de 8 fibras 62,5/125 nm!!! mas não será exagerado este cabo???
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
Se não tiveres nenhuma indicação clara do cliente em qual a capacidade da fibra usa no minimo um cabo de 4 fibras.
Duas fibras são utilizadas na ligação activa e as outras duas ficam de reserva ou como ligação de backup.
Viva o Vitórria!
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 14 fev 2010, 11:52
- Contacto:
Utiliza fibra OM3 ou OM2, em alternativa mais barata. São ambos 50/125. Podes não ter problemas de distâncias, mas é o que está preparado para distâncias maiores em gigabit ethernet ou em 10GB.
No cabo, utiliza 4 ou 8 fibras. Abaixo disso, com 2 fibras, só por falta de verbas ou por falta de profissionalismo. Se tiveres um problema nem sabes para onde te deves virar. Se reparares, a maior parte dos fabricantes têm cabos a começar em 4 fibras, não em 2, apesar de existir.
No tipo de cabo, usa um multipropose loose tube, mais versátil e ainda mais barato do que um tught buffer de interior.
Para terminar as fibras, é imprescindivel um painel por cada cabo, para uma terminção perfeita e protegida mecanicamente. No método de terminação opta por fusão, os pigtails são muito mais baratos, a mão-de-obra chega para o dinheiro de um conector dos bons, e tem menos perdas. No tipo de conector, o ideal será o LC, abaixo o SC. Não optes por ST ou outro qualquer.
No cabo, utiliza 4 ou 8 fibras. Abaixo disso, com 2 fibras, só por falta de verbas ou por falta de profissionalismo. Se tiveres um problema nem sabes para onde te deves virar. Se reparares, a maior parte dos fabricantes têm cabos a começar em 4 fibras, não em 2, apesar de existir.
No tipo de cabo, usa um multipropose loose tube, mais versátil e ainda mais barato do que um tught buffer de interior.
Para terminar as fibras, é imprescindivel um painel por cada cabo, para uma terminção perfeita e protegida mecanicamente. No método de terminação opta por fusão, os pigtails são muito mais baratos, a mão-de-obra chega para o dinheiro de um conector dos bons, e tem menos perdas. No tipo de conector, o ideal será o LC, abaixo o SC. Não optes por ST ou outro qualquer.