Controlo de iluminação a distancia

Responder
roobins
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 03 mar 2009, 21:20

Controlo de iluminação a distancia

Mensagem por roobins »

Bom dia!

em 1º lugar peço desculpa se postei este tópico no lugar errado,mas não encontrei nenhum parecido.

Assunto:
Pretende-se controlar a iluminação de um armazém/fabrica. Esse armazém tem o controlo (disjuntores) de iluminação colocados em 3 quadros, que estão em pontos distintos.. Cada quadro controla 1 a 2 linhas desse armazém.

E eu pretendia controlar a iluminação a partir da entrada onde seria instalada uma caixa com botões de pressão(se for o melhor) .

A algum modo de fazer isto sem passar cabo,através de um transmissor/receptor de cada quadro ou algo assim??
(Pois pretende-se ter apenas uma pequena despesa)

Se tiverem outras ideias,digam!

Abraço
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 mar 2008, 10:45

Re: Controlo de iluminação a distancia

Mensagem por patinhofeio »

Boasm
Pequena despesa, so me ocorre os jogos de tomadas/comandos vendido nas lojas de bricolage. Costuma ser 3 tomadas com comando e ficam bastante em conta. Para isto, é preciso ver o consumo de cada circuito e o numero maximo de circuitos que tens. Os comandos, penso que só têm 5 combinações, logo so podem comandar 5 circuitos, mesmo que compres 2 ou mais packs.
Se a potencia de circuito for superior a 1000W, tens de usar contactores para efectual a ligação desses circuitos, e apenas alimentas a bobine dos contactores com a saída das tomadas comandadas.
Fora isso, é tudo mais caro.
-Podes usar cabo com varios condutores(um para cada circuito) para comandar os tais contactores
-Podes usar uma linha de 2 fios em bus e montares modulos de comando em cada quadro + na entrada
-Podes redireccionar os fios de toda a iluminação para o ponto onde queres comandar(pra esquecer, mesmo) :lol:
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Been thanked: 21 times

Mensagem por mpinto »

Qualquer hipótese do colega "aprendiz" serve. Quanto a mim uma solução adequada seria a instalação de relés de impulso em cada circuito e passar um cabo de comando até ao ponto pretendido. O que não deve esquecer é que o controlo da iluminação deve ser feito, no caso mais simples, por interruptores e não por disjuntores, como afirma na sua mensagem. Estes têm por fim assegurar a protecção do circuito contra sobrecargas e curto-circuitos, aqueles servem para comandar (ligar ou desligar) a iluminação, por exemplo.
Mas conhece aquele boneco que se desfaz a rir ao mesmo tempo que diz "você disse depressa"?. Imagine-o a dizer "...........barato"? :lol:
Abraço.
sohc
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 03 dez 2007, 20:21

Mensagem por sohc »

Necessito de encontrar uma solução para uma situação parecida. Preciso de controlar duas luminárias 2x36W utilizando um detector. O problema é que, por diversos motivos, não posso passar cabo até ao local onde se pretende instalar o detector.

Sei que há no mercado algumas soluções "wireless", mas ainda só encontrei para integrar em sistemas de domótica. Alguém conhece algum sistema com detector de presença "wireless" + receptor que fique em conta?

Cump.s
roobins
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por roobins »

Bom,descobri(PENSO EU) um modo de fazer isto..

Através de transmissor+codificador(Rtq1-433+Rf600e) e receptor+descodificador(Fm-RRFQ1+ Rf600d)...

Acontece,que este pequeno circuito do `receptor+ descodificador´ é alimentado a 5v... Eu com um rele de 5v,como vou conseguir comandar um telerruptor,que esta a controlar 800w??

(Peço desculpa se disse alguma "calinada"!)

:)
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 mar 2008, 10:45

Mensagem por patinhofeio »

Boas.
Nesse caso, em vez de usar teleruptores, usas contactores. O relé manda atracar o contactor e já está
Se os relés do receptor funcionarem apenas momentaneamente, quando clicas no botão, então podes ligar à bobine do teleruptor, mas não parece que seja o caso.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
roobins
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por roobins »

O modulo da para definir se queremos que o "canal" fique a `on´,ou que apenas de um impulso...

Mas um rele de 5v,vai dar para controlar o telerruptor?

(ja agora,se me souberem "explicar" como ligo uma luz "LED" ou algo assim, ao rele,para o ver a on e off) digam!!
sohc
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 03 dez 2007, 20:21

Mensagem por sohc »

Ninguém? Será que equipamentos deste tipo serão fiáveis?
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”