Boas!
é o seguinte, eu em minha casa no corredor tenho 3 interruptores pelo corredor para acender o mesmo local de luz. e é o seguinte, eu substitui um dos interruprores por um regulador de intensidade,conclusao, funciona, e um dos interruptres da para acebder e apagar e o outro nao acende nem apaga. qual sera o problema?
Sera k me podem ajudar?
Obrigado agradeço uma resposta.
Regulador de intensidade de luz
- patinhofeio
- Quadro de Honra
- Registado: 30 mar 2008, 10:45
Re: Regulador de intensidade de luz
Boas.
Aconselho a fazer uma pesquisa aqui no fórum em busca de esquemas e circuitos de comutação de lâmpadas.
Com esses esquemas, vai perceber a mecânica do funcionamento dos circuitos de electricidade.
Posto isto, vai chegar à conclusão que uma comutação de escada para ser funcional, não pode intercalar reguladores de intensidade, por estes não permitirem a comutação da linha de corrente.
Para o que pretende, pode usar um dimmer electrónico comandado por botões de pressão, instalados onde actualmente tem os comutadores. Desta forma pode comandar e regular a luz nos 3 pontos, mas nunca com uma mistura entre comutadores de escada e reguladores de intensidade.
Abraço
Aconselho a fazer uma pesquisa aqui no fórum em busca de esquemas e circuitos de comutação de lâmpadas.
Com esses esquemas, vai perceber a mecânica do funcionamento dos circuitos de electricidade.
Posto isto, vai chegar à conclusão que uma comutação de escada para ser funcional, não pode intercalar reguladores de intensidade, por estes não permitirem a comutação da linha de corrente.
Para o que pretende, pode usar um dimmer electrónico comandado por botões de pressão, instalados onde actualmente tem os comutadores. Desta forma pode comandar e regular a luz nos 3 pontos, mas nunca com uma mistura entre comutadores de escada e reguladores de intensidade.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 25 set 2008, 21:31
boas. julgo que existem reguladores que actuam como comutador. talvez da efapel. vou tentar encontrar..
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 25 set 2008, 21:31
- patinhofeio
- Quadro de Honra
- Registado: 30 mar 2008, 10:45
Boas.Miguel Santos Escreveu:efapel mec 21 ref.21211 regulador comutador de luz de 500w
Pelo que vi no site da efapel, esse comutador/regulador tem esse nome porque regula a intensidade e comuta o circuito, ligado/desligado. Para intercalar isso num circuito de comutação de escada, é preciso que tenha comutação de escada, o que não parece ser o caso.
Se por acaso conseguirem colocar um regulador destes em no circuito proposto avisem, que eu também quero...
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
bem, parece que não está familiarizado com as comutações. Faça como o colega "patinho feio" disse, procure neste fórum que irá encontrar explicações para poder comandar em 3 pontos distintos, a mesma lampada.
Precisa de dois comutadores de escada e um inversor.
Para provocar variação, só é possivel fazer isso num dos locais e onde no circuito convencional colocaria um dos comutadores de escada, deverá ser substituido pelo comutador variador.
O comutador variador, usa um interruptor tipo tic-tac, mas que internamente é um comutador de escada e faz a regulação se o rodar.
Existem várias marca que o produzem. A que apresento é da GE, série Algarve.
Precisa de dois comutadores de escada e um inversor.
Para provocar variação, só é possivel fazer isso num dos locais e onde no circuito convencional colocaria um dos comutadores de escada, deverá ser substituido pelo comutador variador.
O comutador variador, usa um interruptor tipo tic-tac, mas que internamente é um comutador de escada e faz a regulação se o rodar.
Existem várias marca que o produzem. A que apresento é da GE, série Algarve.
- Anexos
-
- comutador-variador-lado.jpg (23.75 KiB) Visto 1249 vezes
-
- comutador-variador-frente.jpg (23.18 KiB) Visto 1249 vezes