simulador de factura - HELP

sonyk
Curioso
Curioso
Registado: 15 abr 2009, 15:20

Re: simulador de factura - HELP

Mensagem por sonyk »

o arquivo em anexo não existe :?

vamos por partes:

o ciclo semanal estabelece as horas de ponta, cheias, vazio e super vazio ao longo de um dia.

eu tenho a informaçao da energia consumida em hora de ponta, cheia, vazio e super vazio no mês em causa.

o diagrama mostra potencia em funçao das horas ao longo do dia.

entao o que faço é pegar por exemplo na energia em horas d cheia, divido pelo numero de dias do mês para ter energia por dia, e divido pelo numero de horas de cheia do dia para obter a potencia por cada hora de cheia - traço no grafico.

é isso?

A meu ver, se é assim, nem sequer podemos chamar diagrama de carga tipico a isto porque é diferente...

estou baralhado e sinto-me burro :?
PFerreira
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 28 jul 2008, 15:01
Been thanked: 1 time

Mensagem por PFerreira »

Boas,

A sua instalação é alimentada em AT?
Cumprimentos,
PFerreira
sonyk
Curioso
Curioso

Mensagem por sonyk »

nao, em MT. Ali está AT porque me enganei a selecionar, de qualquer modo pelo que eu percebi os raciocinios sao os mesmos para o calculo.
PFerreira
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por PFerreira »

sonyk Escreveu:o arquivo em anexo não existe :?

vamos por partes:

o ciclo semanal estabelece as horas de ponta, cheias, vazio e super vazio ao longo de um dia.

eu tenho a informaçao da energia consumida em hora de ponta, cheia, vazio e super vazio no mês em causa.

o diagrama mostra potencia em funçao das horas ao longo do dia.

entao o que faço é pegar por exemplo na energia em horas d cheia, divido pelo numero de dias do mês para ter energia por dia, e divido pelo numero de horas de cheia do dia para obter a potencia por cada hora de cheia - traço no grafico.

é isso?

A meu ver, se é assim, nem sequer podemos chamar diagrama de carga tipico a isto porque é diferente...

estou baralhado e sinto-me burro :?
Boas,
É isso mesmo.
Eu estava a tentar enviar um diagrama de cargas para poder ver, mas não estou a conseguir, explique-me como inseriu aquelas imagens no seu post(que eu não sei).
Cumprimentos,
PFerreira
sonyk
Curioso
Curioso

Mensagem por sonyk »

Vá a este site:
Imagem
Clique na imagem

Depois clique em procurar, e escolha a imagem que está no seu disco.
Se for uma imagem que esteja num site, escolha "URL", e cole o endereço na caixa de texto abaixo.
Imagem

Depois carregue em "Host It !"

De seguida, vão-lhe aparecer os links para colocar no fórum. No final de tudo vai estar isto :

Imagem

Seleccione o link semelhante ao 1º, que esteja entre , faça Ctrl+C, e depois Ctrl+V na caixa de texto da sua mensagem

Esta é a maneira que eu uso para meter imagens em fóruns mas há outras.
faisca1
Curioso
Curioso
Registado: 29 jul 2007, 23:16

Mensagem por faisca1 »

verifica aqui como postar com anexos

http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=8&t=862
sonyk
Curioso
Curioso

Mensagem por sonyk »

Depois dos gráficos feitos, como eu os interpreto?

Ja os fiz no meu programa (trabalheira medonha):
sige1v.jpg
(156.81 KiB) Transferido 5 vezes
só que tenho dificuldade em interpretá-los de modo a dizer ao utilizador qual o melhor ciclo.

Na ajuda do meu programa escrevi isto:

-------------

Diagramas de carga

Um diagrama de carga traduz a variação do consumo de energia ao longo das diferentes horas do dia.

O conhecimento dos ciclos horários disponíveis, e a análise de consumos ao longo de cada dia da semana, permitirão determinar qual o ciclo horário mais interessante para cada ponto de contagem do distribuidor de energia.

A análise de consumos ao longo de cada dia – Diagrama de Carga – pode ser feita na instalação com o auxilio de equipamento de medição adequado (por ex: analisador de redes).

A EDP, mediante registo em http://www.servinet.pt, fornece os diagramas de cargas mensais da sua instalação de MT, de modo a simular a sua factura, e ver qual o ciclo ou tarifa que melhor se ajusta.

Com base nas facturas inseridas, o SIGEN – electricidade calcula a Potência Média Consumida (PMC) ao longo do dia, por cada tipo de hora, para cada tipo de ciclo e para cada mês, sendo que, por exemplo para as Horas de Ponta:

PMC_Horas de Ponta=(Energia Activa Consumida em Horas de Ponta/nº de dias do mês)⁄nº de Horas de Ponta por dia

Deste modo, quanto maior a PMC, maior o consumo de energia nesse tipo de hora.

Com base nas PMC, na Análise de Ciclos, é apresentado ao utilizador os diagramas de carga típicos mensais para cada ciclo, de modo a estes poderem ser comparados e escolhido o que mais se adequa, sabendo que o consumo é estimulado nas Horas de Vazio, e Super Vazio, e desencorajado nas Horas de Ponta, sendo esta lógica suportada pelo tarifário em vigor.

Sendo assim, as opções mais vantajosas para o consumidor são as que mostram PMC mais elevadas nas Horas de Vazio Normal, e Super Vazio, e mais baixas nas Horas de Ponta.

------------

Pelo que eu cncluo, eu tenho de:

1. Ver em que tipo de ciclo a PMC por mês é maior para Vazio e Super Vazio
2. Ver em que tipo de ciclo a PMC por mês é menor para Ponta

certo?
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 fev 2009, 18:21
Has thanked: 5 times
Been thanked: 3 times

Mensagem por Electro 99 »

Prezado sonyk,

Enviei-lhe uma folha de cálculo para a determinação de parâmetros financeiros. Espero que lhe sirva.

Cumps.
PFerreira
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por PFerreira »

Boas,

Imagem
(Obrigado)
Agora já pode ver um diagrama de cargas, que não é nada mais que um conjunto de registos da potência média em periodos de 15 minutos durante um mês. Agora com um tabela destas tem de converter potencia para energia, e depois distribuir a energia pelas tarifas (vazio, s. vazio, cheias e ponta) segundo a distribuição do ciclo semanal e do ciclo diário, e só depois de ter a energia distribuida pelos dois ciclos e multiplicada pelos tarifário é que se pode comparar.
Cumprimentos,
PFerreira
PFerreira
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por PFerreira »

Boas,

Lamento lhe dizer que esses gráficos não servem para diagnosticar qual o melhor ciclo (diário, semanal ou semanal opcional), pois a distribuição que apresenta não é a real, mas sim uma distribuição do ciclo semanal em que depois vai redistribuir para os outros ciclos.

Já tentou/conseguiu entrar no site que lhe indiquei?
Cumprimentos,
PFerreira
maxmen
Curioso
Curioso
Registado: 23 nov 2007, 16:52

Mensagem por maxmen »

envio em anexo uma folha de calculo que fiz há uns anos atrás (ainda em escudos!!!), para a escolha do melhor regime de utilização (curtas, médias ou longas)...

Os preços estão na folha1 e poderão ser alterados conforme tarifario em vigor.
Na folha2, introduz-se os valores do histórico de consumo da instalação com o período de um ano...

NOTA*** - As células da folha2 que não devem ser alterados estão protegidas, mas caso queiram ver as formulas utilizadas poderão desproteger a folha... não é necessário palavra-passe.
Anexos
tarifario.xls
(35.5 KiB) Transferido 140 vezes
sonyk
Curioso
Curioso

Mensagem por sonyk »

Em primeiro lugar peço desculpa d n poder ter vindo aqui mais cedo.

Electro99, muito obrigado pela sua planilha. Neste momento estou debruçado sobre a questão dos ciclos mas quando chegar à análise económica dos ondensadores verei se será util ou nao. Em qq dos casos obrigado pela ajuda. :wink:

PFerreira, pois tambem já cheguei a essa conclusão e o meu programa está bastante diferente agora. Actualmente, os inputs são:

factura dos meses
tarifario
periodo diário de funcionamento da empresa,
se trabalha aos fds ou não,
qual o ciclo em vigor

o programa tem na base de dados os horarios para cada ciclo (semanal, semanal opcional, diário - verao, inverno, sabado e domingo) distribuidos pelas horas de ponta, cheia, vazio e super vazio.

de acordo com o periodo de funcionamento ele atribui o numero 1 para cada meia hora de funcionamento e 0 para cada meia hora sem funcionamento.

faz a contagem do numero de horas de ponta, cheia, vazio e super vazio em que a instalação está a trabalhar para cada ciclo (semanal, semanal opcional, diário - verao, inverno, sabado e domingo)

De acordo com a factura, divide o total de energia consumida em cada tipo de hora pelo numero de dias do respectivo mes para obter a energia consumida por dia para cada tipo de hora. - presuposto: consumo igual para cada dia.

divide esse valor pelo numero de horas de cada tipo, contabilizadas no periodo de funcionamento, e assim obtenho a energia consumida por hora para cada tipo de hora (ponta, cheia, vazio e super vazio) e para cada ciclo.

fico com gráficos que me dizem a energia consumida por hora ao longo de um dia tipico de funcionamento, para cada ciclo, tendo em conta a energia consumida nesse mes dada pela factura e a distribuição dos tipos de hora para cada ciclo.

Por aqui, já consigo ver as diferenças de cada ciclo e apresentar uma estimativa da melhor opção de ciclo, associando mais tarde aos custos envolvidos.

maxmen, obrigado pela folha mas a parte das utilizações já está feita sendo que o programa diz qual a melhor utilização, apresenta a distribuição de custos pelos tipos de hora para cada utilização, compara com a utilização em vigor e diz qual a poupança economica capaz de ser obtida.
PFerreira
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por PFerreira »

Boas,
Lamento desiludido, mas essa maneira de calculo não é a mais correcta, pois está dizer que por exemplo das 10h00 ás 10h30 tem consumo, mas não diz a quantidade exacta, imaginemos que nessa hora é a hora do coffe-brake ou que é o pico máximo de laboração.
Nota: não digo que o seu método de cálculo está errado (eu quando não tenho dados exactos uso um método idêntico): Mas se tem a possibilidade de ter um método mais preciso porque não utiliza-lo?
Cumprimentos,
PFerreira
sonyk
Curioso
Curioso

Mensagem por sonyk »

PFerreira, lá está! O mais correcto seria com o analisador de redes claro.

Isto é um cálculo que dá uma estimativa do melhor ciclo, dá uma média do consumo por tipo de hora. Temos por exemplo 20 kWh distribuidos por 5 horas de ponta, dando 4 kWh por cada hora de ponta, no entanto, esses 20 kWh podem ser consumidos totalmente na primeira hora de ponta.

Eu quero fazer assim porque o objectivo do simulador é fornecer uma estimativa, tendo por base as facturas apenas, funcionando para a generalidade das empresas em MT e não num caso em particular.

Mais tarde terei a opção de inserir o diagrama de cargas e ele dar autoaticamente o ciclo, passando o programa a fazer uma estimativa do melhor ciclo ou uma conclusão real do melhor ciclo.
PFerreira
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por PFerreira »

Boas,

Ok.
Só mais um reparo, quando fizer este tipo de analise convém utilizar 12 facturas e fazer um estudo anual, isto para que tenha médias mais precisas e não cair em erro, pois como o ciclo semanal muda de 5 para 3 horas de ponta (passagem de Inverno para Verão) pode influenciar para melhor ou pior que o ciclo diário.
Cumprimentos,
PFerreira
Responder

Voltar para “Dúvidas”