Em primeiro lugar peço desculpa d n poder ter vindo aqui mais cedo.
Electro99, muito obrigado pela sua planilha. Neste momento estou debruçado sobre a questão dos ciclos mas quando chegar à análise económica dos ondensadores verei se será util ou nao. Em qq dos casos obrigado pela ajuda.
PFerreira, pois tambem já cheguei a essa conclusão e o meu programa está bastante diferente agora. Actualmente, os inputs são:
factura dos meses
tarifario
periodo diário de funcionamento da empresa,
se trabalha aos fds ou não,
qual o ciclo em vigor
o programa tem na base de dados os horarios para cada ciclo (semanal, semanal opcional, diário - verao, inverno, sabado e domingo) distribuidos pelas horas de ponta, cheia, vazio e super vazio.
de acordo com o periodo de funcionamento ele atribui o numero 1 para cada meia hora de funcionamento e 0 para cada meia hora sem funcionamento.
faz a contagem do numero de horas de ponta, cheia, vazio e super vazio em que a instalação está a trabalhar para cada ciclo (semanal, semanal opcional, diário - verao, inverno, sabado e domingo)
De acordo com a factura, divide o total de energia consumida em cada tipo de hora pelo numero de dias do respectivo mes para obter a energia consumida por dia para cada tipo de hora. - presuposto: consumo igual para cada dia.
divide esse valor pelo numero de horas de cada tipo, contabilizadas no periodo de funcionamento, e assim obtenho a
energia consumida por hora para cada tipo de hora (ponta, cheia, vazio e super vazio) e para cada ciclo.
fico com gráficos que me dizem a energia consumida por hora ao longo de um dia tipico de funcionamento, para cada ciclo, tendo em conta a energia consumida nesse mes dada pela factura e a distribuição dos tipos de hora para cada ciclo.
Por aqui, já consigo ver as diferenças de cada ciclo e apresentar uma estimativa da melhor opção de ciclo, associando mais tarde aos custos envolvidos.
maxmen, obrigado pela folha mas a parte das utilizações já está feita sendo que o programa diz qual a melhor utilização, apresenta a distribuição de custos pelos tipos de hora para cada utilização, compara com a utilização em vigor e diz qual a poupança economica capaz de ser obtida.