Encontro-me no momento a desenvolver uma aplicação em Excel que permita simular várias coisas numa Empresa a Média Tensão no ambito da eficiência energética. No campo da electricidade, o meu programa funcionará de modo semelhante ao simulador da ERSE (http://www.erse.pt/vpt/entrada/electric ... acturacao/) mas para média tensão apenas.
Considero-me um aprendiz em fase muito verde nesta área

O programa pede ao utilizador para inserir os dados referentes à factura eléctrica de cada mês e respectivo tarifário em vigor. A partir daí disponibiliza a folha onde mostra a facturação, consoante a esolha de Curtas, Médias ou Longas Utilizações, informando qual a opção com menor custo.
1. O que eu pretendo que ele tambem faça de imediato é avisar o utilizador do custo escusado da Energia Reactiva e quanto ele pode poupar reduzindo-a (Com instalação de condensadores, por exemplo). As minhas perguntas são:
- Sendo a Energia Reactiva um factor indispensável para as máquinas, qual o valor (em kWh) a partir do qual começa a ser facturada sem necessidade?
Quanto custa a instalação de equipamentos que reduzam os encargos com Energia Reactiva, de modo a fazer a análise económica?
Custo kWh HP = (Custo total Energia Activa em HP + Custo Potência em HP) / Energia Activa em HP
isto está correcto?
3. Possuo para Média Tensão de 3 tipos de ciclos (semanal, semanal opcional, e diário). Pelo que eu percebi, os ciclos apenas variam nos horários, sendo os preços constantes. Quais são as vantagens e desvantagens de cada um? De que modo isso interfere na análise da factura? Existe horário de Verão e de Inverno. Em que mês começa e acaba cada um deles?
4. O que é o diagrama de carga típico mensal? Com base nas facturas como consigo descriminar o diagrama de carga típico mensal para cada mês?
5. Como diminuo a Potência Contratada sem prejudicar a produção?
6. Pretendo fazer uma análise do benefício económico de deslocar a produção dos Períodos Horários em que a energia é mais cara para aqueles em que é mais barata. Penso que uma simples mudança (com a variação do custo por kWh) não chega e tenho de ter em conta outros factores como por exemplo os diferentes ciclos falados acima. Qual a vossa opinião?
Muito obrigado pela ajuda