CERTIEL - Ramal misto?
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 20 mar 2009, 18:37
CERTIEL - Ramal misto?
Estou em fase final de construção e tenho uma dúvida:
é possivel ter, dentro da minha propriedade, um ramal misto? estamos a falar de 120 mt aéreo e 50 mt subterâneo?
A CERTIEL quando vier fazer a certificação pode implicar por causa disso?
Alguém tem conhecimento da legislação que regulamenta estes casos?
é possivel ter, dentro da minha propriedade, um ramal misto? estamos a falar de 120 mt aéreo e 50 mt subterâneo?
A CERTIEL quando vier fazer a certificação pode implicar por causa disso?
Alguém tem conhecimento da legislação que regulamenta estes casos?
-
Re: CERTIEL - Ramal misto?
tantos electricistas, ou sabedores do tema, e não há nem um que tenho uma ideia sobre este assunto?????
-
- Velha Guarda
- Registado: 02 dez 2007, 14:24
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 8 times
Boa noite como disse o colega Duzia 12 junto do portão ou entrada da moradia que dista 170 mt a contagem terá de ficar junto do portão da entrada da propriedade e o cabo para dentro da moradia inteiro
até ao limitador da EDP que fica dentro da moradia! agora uma vez que tem de ser inteiro desde a contagem até limitador não pode haver tipo de ramal aéreo e depois altera-lo para subterraneo! penso que devia por desde entrada do portão até á moradia um tubo PVC ou corrogado vermelho de 63mm com cixas de passagem e enfiar tudo do mesmo tipo de cabo por exp. XV Preto, com a potência prevista para a moradia.
até ao limitador da EDP que fica dentro da moradia! agora uma vez que tem de ser inteiro desde a contagem até limitador não pode haver tipo de ramal aéreo e depois altera-lo para subterraneo! penso que devia por desde entrada do portão até á moradia um tubo PVC ou corrogado vermelho de 63mm com cixas de passagem e enfiar tudo do mesmo tipo de cabo por exp. XV Preto, com a potência prevista para a moradia.
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Estou de acordo com o que disseram os colegas anteriormente, pois não conheço nenhum cabo que tenha caracteristicas para instalação em linha aerea e ao mesmo tempo caracteristicas para poder ser subterrado.
o melhor mesmo é optar por passar o cabo proprio, subterraneo no interior de tubagem com caixas de vesita.
o melhor mesmo é optar por passar o cabo proprio, subterraneo no interior de tubagem com caixas de vesita.
Cpts.
Energy
Energy
-
Obrigado pelas vossas respostas.
Contudo, por lapso meu, não descrevi bem a situação...
O que a contece é que tenho a tal portinhola, com os fuziveis da EDP e respectivo contador, na entrada da propriedade. Mas a moradia, propriamente dita, dista os tais 170mt dessa entrada. Ou seja, tenho o contador afastado 170mt do quadro geral da casa. Como já tenho um ramal aéreo construido, com cabo troçado de aluminio de 16 milimetros (pelo menos penso eu que é assim), que chega até 50 mt da casa, a minha pergunta é se poderei fazer, nesse ponto, uma passagem (eventualmente com uma caixa de transição) de aéreo para subterrâneo. Isto porque a instalação eléctrica da casa (a chegada ao quadro geral) está toda preparada para receber a corrente via subterrânea.
Acham que é possivel fazer isto?
Quais os procedimentos que devo adoptar na tal "caixa de transição"?
Obrigado,
Rui
O que a contece é que tenho a tal portinhola, com os fuziveis da EDP e respectivo contador, na entrada da propriedade. Mas a moradia, propriamente dita, dista os tais 170mt dessa entrada. Ou seja, tenho o contador afastado 170mt do quadro geral da casa. Como já tenho um ramal aéreo construido, com cabo troçado de aluminio de 16 milimetros (pelo menos penso eu que é assim), que chega até 50 mt da casa, a minha pergunta é se poderei fazer, nesse ponto, uma passagem (eventualmente com uma caixa de transição) de aéreo para subterrâneo. Isto porque a instalação eléctrica da casa (a chegada ao quadro geral) está toda preparada para receber a corrente via subterrânea.
Obrigado,
Rui
-
- Team Apoio
Se o ramal aéreo que vem do contador neste momento estiver a terminar numa cabine, penso que se pode fazer a transição do cabo utilizando uma caixa de coluna da classe II adequada à potência instalada.
A uniao dos cabos poderá ser feita,no interior da caixa de coluna com uniões de cravar isoladas com manga retratil e tem de manter a mesma secção dos cabos.
A uniao dos cabos poderá ser feita,no interior da caixa de coluna com uniões de cravar isoladas com manga retratil e tem de manter a mesma secção dos cabos.
rui_barroselas Escreveu:Obrigado pelas vossas respostas.
Obrigado,
Rui
Cpts.
Energy
Energy
-
- Registado: 02 abr 2009, 19:43
Boa noite,
Penso que o que tenta fazer não será aprovado pela certiel, mas se tem tantas duvidas e se não encontra solução o melhor memso é falar com a certiel, entrando em contacto, pois se fizer o que diz e depois tiver que alterar tudo ficará muito mais caro
Cmps
Bruno
Penso que o que tenta fazer não será aprovado pela certiel, mas se tem tantas duvidas e se não encontra solução o melhor memso é falar com a certiel, entrando em contacto, pois se fizer o que diz e depois tiver que alterar tudo ficará muito mais caro
Cmps
Bruno
-
O problema é mesmo esse... a primeira coisa que fiz foi contactar a certiel. Por telefone. o técnico disse que era possivel fazer o que eu pretendia, mas quando pedi que me enviasse um documento a dizer isso mesmo (email ou carta) disse-me que não estavam autorizados a faze-lo. Segundo me informou este é um daqueles casos omissos. Ou seja, não diz em nenhum lado que é permitido fazer mas também não diz que é proibido. Ficamos numa de interpretação algo subjectiva dos fiscais.
~
é um risco...mas acho que o vou correr. Caso contrário tenho que estar a abrir uma vala de 120 mt (em rocha!!!).
aceito mais sugestões para efectuar a transição aérea subterrânea de modo a não deixar dúvidas ao fiscal que foi feita em segurança.
~
é um risco...mas acho que o vou correr. Caso contrário tenho que estar a abrir uma vala de 120 mt (em rocha!!!).
aceito mais sugestões para efectuar a transição aérea subterrânea de modo a não deixar dúvidas ao fiscal que foi feita em segurança.
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 89 times
Boas,
Em relação á transição do ramal aéreo para subterrâneo até acho que
apesar de não ser o ideial pode ser aceite, mas tens outro problema
para resolver, o da queda de tensão que se for superior ao limite admissivel
terás de substituir todo o cabo por um de secçãp superior.
tendo em conta a distância ainda são uns € valentes.
Em relação á transição do ramal aéreo para subterrâneo até acho que
apesar de não ser o ideial pode ser aceite, mas tens outro problema
para resolver, o da queda de tensão que se for superior ao limite admissivel
terás de substituir todo o cabo por um de secçãp superior.
tendo em conta a distância ainda são uns € valentes.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
-
mesmo tendo:
este cabo já me permitiu ter luz trifásica...rui_barroselas Escreveu:com cabo troçado de aluminio de 16 milimetros (pelo menos penso eu que é assim
-
- Team Apoio
Diz que o cabo instalado já lhe permitiu ter luz trifásica, a 120mts ou a 170mts.
é que se foi a 120mts a secção do cabo pode não estar adequada para a potência que pretende ver certificada a sua instalação.
Quanto à transição de ramal aereo para subterraneo, penso não haver problema, desde que utilize o cabo adequado,mantendo a mesma secção, protegendo adequadamente o cabo na baixada do poste, e fazendo a ligação com ligadores do tipo que a EDP usa nas linhas aereas, se é aprovado e utilizado nas ligações aereas da EDP porque razão a Certiel vai levantar problemas quanto a essa ligação.
é que se foi a 120mts a secção do cabo pode não estar adequada para a potência que pretende ver certificada a sua instalação.
Quanto à transição de ramal aereo para subterraneo, penso não haver problema, desde que utilize o cabo adequado,mantendo a mesma secção, protegendo adequadamente o cabo na baixada do poste, e fazendo a ligação com ligadores do tipo que a EDP usa nas linhas aereas, se é aprovado e utilizado nas ligações aereas da EDP porque razão a Certiel vai levantar problemas quanto a essa ligação.
rui_barroselas Escreveu:mesmo tendo:este cabo já me permitiu ter luz trifásica...rui_barroselas Escreveu:com cabo troçado de aluminio de 16 milimetros (pelo menos penso eu que é assim
Cpts.
Energy
Energy