Coluna de electricidade limitada
Coluna de electricidade limitada
Boa tarde a todos,
tenho um escritorio num edificio misto (habitação e serviços) que segundo o meu electricista não se encontra em conformidade com as novas regras de segurança e ainda por cima não permite o aumento de potencia na minha fracção e de outros, porque segundo a EDP já passou todos os limites de potencia. Gostaria de saber como posso resolver esta questão mesmo que a maioria dos condominios não pretendam a sua substituição/aumento de potencia. A Certiel ou a EDP podem obrigar o condominio a fazer essa substituição?
Obrigado
tenho um escritorio num edificio misto (habitação e serviços) que segundo o meu electricista não se encontra em conformidade com as novas regras de segurança e ainda por cima não permite o aumento de potencia na minha fracção e de outros, porque segundo a EDP já passou todos os limites de potencia. Gostaria de saber como posso resolver esta questão mesmo que a maioria dos condominios não pretendam a sua substituição/aumento de potencia. A Certiel ou a EDP podem obrigar o condominio a fazer essa substituição?
Obrigado
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Re: Coluna de electricidade limitada
O melhor que tem a fazer é procurar um novo escritório, ou então poderá ter de custear o total das obras a executar.
Pois normalmente quem está servido, não está minimamente preocupado com o vizinho que precisa de um aumento de potência, primeiro que se fassa uma reunião de condominos e estes estejam de acordo com as obras a realizar pode levar muitos meses, ou até anos.
Todos os condominos/inquilinos que conheço com a mesma situação que a sua, assim que depararam com as dificuldades na realização do aumento de potência, logo desistiram da ideia.
Pois normalmente quem está servido, não está minimamente preocupado com o vizinho que precisa de um aumento de potência, primeiro que se fassa uma reunião de condominos e estes estejam de acordo com as obras a realizar pode levar muitos meses, ou até anos.
Todos os condominos/inquilinos que conheço com a mesma situação que a sua, assim que depararam com as dificuldades na realização do aumento de potência, logo desistiram da ideia.
Cpts.
Energy
Energy
Bom dia, mas se a coluna não reunir as condições de segurança o condominio não é obrigado a efectuar as obras?
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
claro, mas não é o caso. Se tentar aumentar a potencia (de forma pirata) e a coluna entrar em sobrecarga, é claro que irá avariar e pode alegar que não reune condições de segurança, mas é bem provável que seja determinado como culpado e irá acarretar com as custas da reparação...Mangold Escreveu:Bom dia, mas se a coluna não reunir as condições de segurança o condominio não é obrigado a efectuar as obras?
Boa tarde, mas eu não estou a tentar aumentar a energia por vias piratas, pedi a EDP e eles disseram que a coluna já ultrapassou o limite. Eu só pretendo pelas vias legais e normais ter energia na minha fracção. As questões que coloco são:
Se a coluna já ultrapassou os limites, segundo a EDP como posso ter mais energia;
Se ultrapassou, à partida já não estará em conformidade com as regras de segurança?
Se não está em conformidade a EDP e o condominio terão que se responsabilizar por colocá-la em conformidade; Correcto?
Outra questão é, não existe um minimo de ennergia obrigatorio para cada fracção é que dias delas não têm qualquer potencia.
Obrigado
Se a coluna já ultrapassou os limites, segundo a EDP como posso ter mais energia;
Se ultrapassou, à partida já não estará em conformidade com as regras de segurança?
Se não está em conformidade a EDP e o condominio terão que se responsabilizar por colocá-la em conformidade; Correcto?
Outra questão é, não existe um minimo de ennergia obrigatorio para cada fracção é que dias delas não têm qualquer potencia.
Obrigado
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
terá que averiguar com o/um técnico responsável, se é verdade ou não, se alguém ficou com mais potencia do que devia, sendo que no final alguém ficou a arder (ou neste caso a gelar...)
Os métodos de calculo variam muito de gabinete, para gabinete, dos valores estipulados para cada fracção, das utilizações iniciais previstas.
Mas é como o colega "energy" disse, isso só pode resolvido se acarretar as custas.
A coluna actualmente (se ninguém aldrabou os fusiveis) não está em sobrecarga, porque se não já teriam actuado as protecções. Logo, à partida está em segurança. Por isso, o verbo pode ter sido mais conjugado. Uma coisa é está e outra é estará em sobrecarga (antes ou depois de aumentar a potencia).
Os métodos de calculo variam muito de gabinete, para gabinete, dos valores estipulados para cada fracção, das utilizações iniciais previstas.
Mas é como o colega "energy" disse, isso só pode resolvido se acarretar as custas.
A coluna actualmente (se ninguém aldrabou os fusiveis) não está em sobrecarga, porque se não já teriam actuado as protecções. Logo, à partida está em segurança. Por isso, o verbo pode ter sido mais conjugado. Uma coisa é está e outra é estará em sobrecarga (antes ou depois de aumentar a potencia).
Mas se a propria EDP diz que para aquele edificio estavam estipulados 200 e neste momento estão a utilzar 260 alguma coisa estará em não conformidade. Entretanto o meu electricista disse-me que a coluna está cortada nos diferentes pisos e que isso não se pode fazer, está correcta esta informação?
Em relação as potencias existe algum limite por lei para uma fracção de uso comercial, escritorio, com 100m2 e outra com 130m2.
O meu electricistas informou-me que estas duas fracções não têm na EDP criado local de consumo logo terei que efectuar um projecto para 2 locais de consumo e entregar este pedido na certiel está correcta esta informação? E se a certiel qdo for ao local e reparar nestas incorfomidades na coluna do predio pode chumbar estes novos locais de consumo?
Outra questão é: Houve uma alteração a pouco tempo na legislação e penso que obrigava a substituição das colunas de electricidade, se é verdade e se esta ainda for das antigas terá o predio obrigatoriamente de a substituir?
Peço desculpa destas questões todas mas não sou desta área e como podem ver estou com um grande pincel nas mãos e sem electricidade.
Obrigado
Em relação as potencias existe algum limite por lei para uma fracção de uso comercial, escritorio, com 100m2 e outra com 130m2.
O meu electricistas informou-me que estas duas fracções não têm na EDP criado local de consumo logo terei que efectuar um projecto para 2 locais de consumo e entregar este pedido na certiel está correcta esta informação? E se a certiel qdo for ao local e reparar nestas incorfomidades na coluna do predio pode chumbar estes novos locais de consumo?
Outra questão é: Houve uma alteração a pouco tempo na legislação e penso que obrigava a substituição das colunas de electricidade, se é verdade e se esta ainda for das antigas terá o predio obrigatoriamente de a substituir?
Peço desculpa destas questões todas mas não sou desta área e como podem ver estou com um grande pincel nas mãos e sem electricidade.
Obrigado
Outra questão: Preciso mesmo dum bom Eng/tecnico para resolver esta questão que empresas recomendam?
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 89 times
Boas,
Se os locais de consumo não existem terás mesmo de meter um projecto nas
entidades e o mais certo é ter de custear todos os encargos.
Apenas se o espaço estiver situado no R/chão e com saida/entrada directa para
a rua pode pedir um ramal próprio.
Se o espaço for alugado, acho que quem tem de criar condições é o senhorio.
Se os locais de consumo não existem terás mesmo de meter um projecto nas
entidades e o mais certo é ter de custear todos os encargos.
Apenas se o espaço estiver situado no R/chão e com saida/entrada directa para
a rua pode pedir um ramal próprio.
Se o espaço for alugado, acho que quem tem de criar condições é o senhorio.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica