DUVÍDAS SOBRE INSPEÇÃO CERTIEL
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
DUVÍDAS SOBRE INSPEÇÃO CERTIEL
Boa noite caros colegas.
Tenho uma duvida que passa pelo seguinte:
Um cliente particular,aluga uma casa e pede directamente na Certiel uma Inspeção à sua Instalação doméstica, inspeção esta que resultou em algumas não conformidades, o cliente solicita-me que faça essas correções das não conformidades.
Passado algum tempo vem solicitar-me que peça uma Inspeção/Reinspeção dessa mesma Instalação.
A minha pergunta é a seguinte:
A Instalação em causa, mesmo depois de rectificadas as não conformidades que o Inspector deixou ao cliente, continua com outras não conformidades que o Inspector não viu, ou fez que não viu.
Será que ao pedir a Inspeção o Inspector vai verificar apenas as não conformidades deixadas pelo seu colega, ou uma vez que a Instalação foi alterada com as correções das não conformidades este vai verificar toda a Instalação e de acordo com as RTIEBT???
Cumprimentos.
Um cliente particular,aluga uma casa e pede directamente na Certiel uma Inspeção à sua Instalação doméstica, inspeção esta que resultou em algumas não conformidades, o cliente solicita-me que faça essas correções das não conformidades.
Passado algum tempo vem solicitar-me que peça uma Inspeção/Reinspeção dessa mesma Instalação.
A Instalação em causa, mesmo depois de rectificadas as não conformidades que o Inspector deixou ao cliente, continua com outras não conformidades que o Inspector não viu, ou fez que não viu.
Será que ao pedir a Inspeção o Inspector vai verificar apenas as não conformidades deixadas pelo seu colega, ou uma vez que a Instalação foi alterada com as correções das não conformidades este vai verificar toda a Instalação e de acordo com as RTIEBT???
Cumprimentos.
Cpts.
Energy
Energy
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: DUVÍDAS SOBRE INSPEÇÃO CERTIEL
depende do técnico, mas o normal é fazerem tudo de novo.
Não é como as inspecções dos carros, que se reprovar, só vão ver aquilo que foi corrigido, na reeispecção.
Como às vezes o técnico não é o mesmo, a reeipeição é efectuada, pncipalmente quando existe um lapso muito grande entre reeispecções.
Não é como as inspecções dos carros, que se reprovar, só vão ver aquilo que foi corrigido, na reeispecção.
Como às vezes o técnico não é o mesmo, a reeipeição é efectuada, pncipalmente quando existe um lapso muito grande entre reeispecções.
ENERGY Escreveu:Boa noite caros colegas.
Cumprimentos.
-
- Team Apoio
Neste caso não se trata de uma reinspeção, pois o cliente em condições normais teria de ter um Técnico para assinar o pedido de Inspecção junto da Certiel, tal situação não aconteceu, pois o Cliente deslocou-se à Certiel, e fez um pedido de Inspecção que foi aceite e como tal pagou a quantia de 124€ e não os 49.68€ referentes a uma Inspecção pedida por umTécnico.
Uma Instalação em condições normais em que sejam detectadas durante a Inspecção não conformidades que justifiquem uma Reinspeção, quando da Reinspecção apenas são vistoriadas as não conformidades detectadas anteriormente.
A minha duvida é se neste caso também se aplica a mesma regra.
Uma Instalação em condições normais em que sejam detectadas durante a Inspecção não conformidades que justifiquem uma Reinspeção, quando da Reinspecção apenas são vistoriadas as não conformidades detectadas anteriormente.
A minha duvida é se neste caso também se aplica a mesma regra.
Cpts.
Energy
Energy
- eng_jersilva
- Velha Guarda
- Registado: 01 fev 2008, 14:51
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 17 times
caro energy pela alguma experiencia que tenho em inspeções posso sugerir o seguinte:
faça as alteraçoes que tenha a fazer(de acordo com as não conformidades observadas pelo técnico). tire umas quantas fotografias ilustrando bem que as não conformidades foram feitas e depois ou leva isso a certiel ou envia por mail( identificando a obra e as não conformidades em causa) se estiver tudo bem eventualmente a certiel aprova lhe a obra ( como ja aconteceu comigo por duas vezes). o melhor era ter feito isso antes de eles emitirem a não aprovação da obra mas se isso ja aconteceu informe se com a certiel se o procedimento que fiz ainda é valido por forma a que não seja necessario uma nova inspecção.
sem outro assunto, João silva
faça as alteraçoes que tenha a fazer(de acordo com as não conformidades observadas pelo técnico). tire umas quantas fotografias ilustrando bem que as não conformidades foram feitas e depois ou leva isso a certiel ou envia por mail( identificando a obra e as não conformidades em causa) se estiver tudo bem eventualmente a certiel aprova lhe a obra ( como ja aconteceu comigo por duas vezes). o melhor era ter feito isso antes de eles emitirem a não aprovação da obra mas se isso ja aconteceu informe se com a certiel se o procedimento que fiz ainda é valido por forma a que não seja necessario uma nova inspecção.
sem outro assunto, João silva
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
-
- Team Apoio
NOTA.
A Certiel já aceita um novo sistema de pedidos de Inspecção que se chama "INSPECÇÃO A PEDIDO DO CLIENTE"
neste novo sistema qualquer cliente comum,(não precisa de ser técnico ou Engº) pode se deslocar à Certiel e pedir uma Inspecção da sua Instalação, é só pagar 124€, esta Inspecção serve apenas para verificar se existe algumas não conformidades, penso não servir para efeitos de aumentos de potência.
No dia da Inspecção não é necessário a presença de nenhum Técnico,basta estar alguem que facilite o acesso as Instalações.
Contudo se durante a Inspecção se verificarem não conformidades o Inspector deixa um relatório, e fica ao critério do cliente mandar fazer ou não as correções às não conformidades, se mandar fazer as correções e depois quizer pedir nova Inspecção, para ver se já esta tudo Ok, esta nova inspecção já terá de ser pedida por um Técnico que pagará a quantia de 49,68€.
A minha dúvida é se a nova Inspecção, é só sobre as não conformidades, deixadas no relatório do Inspector, ou se é sobre toda a Instalação???
A Certiel já aceita um novo sistema de pedidos de Inspecção que se chama "INSPECÇÃO A PEDIDO DO CLIENTE"
neste novo sistema qualquer cliente comum,(não precisa de ser técnico ou Engº) pode se deslocar à Certiel e pedir uma Inspecção da sua Instalação, é só pagar 124€, esta Inspecção serve apenas para verificar se existe algumas não conformidades, penso não servir para efeitos de aumentos de potência.
No dia da Inspecção não é necessário a presença de nenhum Técnico,basta estar alguem que facilite o acesso as Instalações.
Contudo se durante a Inspecção se verificarem não conformidades o Inspector deixa um relatório, e fica ao critério do cliente mandar fazer ou não as correções às não conformidades, se mandar fazer as correções e depois quizer pedir nova Inspecção, para ver se já esta tudo Ok, esta nova inspecção já terá de ser pedida por um Técnico que pagará a quantia de 49,68€.
A minha dúvida é se a nova Inspecção, é só sobre as não conformidades, deixadas no relatório do Inspector, ou se é sobre toda a Instalação???
Cpts.
Energy
Energy
- eng_jersilva
- Velha Guarda
boas Energy.. bem disso não sabia!
importas te de dizer onde posso consultar isso de não ser necessario técnico responsavel!?
abraço João silva
importas te de dizer onde posso consultar isso de não ser necessario técnico responsavel!?
abraço João silva
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
- eng_jersilva
- Velha Guarda
estive a pesquisar e penso que não é bem assim como o amigo energy diz.
aqui esta o que econtrei no site da certiel
"O Decreto-Lei n.º 101/2007, de 2 de Abril, no seu artigo 4.º, veio atribuir à Certiel, a competência para realizar “a inspecção de instalações eléctricas do seu âmbito de actuação, após a sua entrada em serviço, nomeadamente a pedido das direcções regionais da economia, dos municípios, do proprietário ou da entidade exploradora, cobrando a taxa respectiva.”
A cada pedido corresponderá apenas uma instalação e o valor da taxa será de € 124,00.
ou seja isso deverá ser possivel posteriormente a 1 certificação, isto é se se fizerem alterações posteriormente a 1 inspecção.
pelo menos foi assim que interpretei.
abraço João Silva
aqui esta o que econtrei no site da certiel
"O Decreto-Lei n.º 101/2007, de 2 de Abril, no seu artigo 4.º, veio atribuir à Certiel, a competência para realizar “a inspecção de instalações eléctricas do seu âmbito de actuação, após a sua entrada em serviço, nomeadamente a pedido das direcções regionais da economia, dos municípios, do proprietário ou da entidade exploradora, cobrando a taxa respectiva.”
A cada pedido corresponderá apenas uma instalação e o valor da taxa será de € 124,00.
ou seja isso deverá ser possivel posteriormente a 1 certificação, isto é se se fizerem alterações posteriormente a 1 inspecção.
pelo menos foi assim que interpretei.
abraço João Silva
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
Uma questão:
Preciso de criar 2 locais de consumo para 2 fracções que nunca tiveram, para isso terei que entregar um projecto?
Depois a certiel vai ao local verificar alguma coisa?
O que verifica? também vão verificar a coluna do predio? Faço esta pergunta pois o meu electricista diz que quando for o eng certificar vai verificar a coluna e esta está cortada logo vão reporvar o meu pedido
Preciso de criar 2 locais de consumo para 2 fracções que nunca tiveram, para isso terei que entregar um projecto?
Depois a certiel vai ao local verificar alguma coisa?
O que verifica? também vão verificar a coluna do predio? Faço esta pergunta pois o meu electricista diz que quando for o eng certificar vai verificar a coluna e esta está cortada logo vão reporvar o meu pedido
Boas, caso o edificio tiver Stotal> 50Kva tem de ter projecto.
Quanto à coluna montante estar cortada, se esta for detectada no acto da inspecção não duvido que as instalações sejam reprovadas. No que diz respeito ao que eles vão ver, será tudo o que diga respeito às duas fracções e à cx de coluna respectiva (partindo de prencipio que estamos a falar de um edificio colectivo e que os serviços comuns estão aprovados).
Cumprimentos
Quanto à coluna montante estar cortada, se esta for detectada no acto da inspecção não duvido que as instalações sejam reprovadas. No que diz respeito ao que eles vão ver, será tudo o que diga respeito às duas fracções e à cx de coluna respectiva (partindo de prencipio que estamos a falar de um edificio colectivo e que os serviços comuns estão aprovados).
Cumprimentos
-
- Curioso
- Registado: 19 nov 2008, 22:45
Eu acho muito estranho, haver a possibilidade de pedir inspecções sem ser necessário um técnico responsável....Nesse caso quem será o responsável pela instalação????
Viva, TR hà sempre pois para que a instalação seja ligada à rede electrica nacional este tem de existir. No entanto, quando esta certificação é pedida por exemplo pelo proprietário, o TR não é necessário comparecer, nem sequer é informado. Caso sejam detectadas não conformidades que ponham em causa a segurança da instalação ou das pessoas a tutela é informada (DGEG) e esta dá um prazo ao proprietário para as corrigir findo o qual manda efectuar a cessação do contracto com o distribuidor. No decorrer deste processo se as não conformidades forem impotadas ao TR da instalação este é "chamado à pedra".
Cumprimentos
Cumprimentos
-
- Curioso
- Registado: 31 jan 2011, 19:42
apb Escreveu:Viva, TR hà sempre pois para que a instalação seja ligada à rede electrica nacional este tem de existir. No entanto, quando esta certificação é pedida por exemplo pelo proprietário, o TR não é necessário comparecer, nem sequer é informado. Caso sejam detectadas não conformidades que ponham em causa a segurança da instalação ou das pessoas a tutela é informada (DGEG) e esta dá um prazo ao proprietário para as corrigir findo o qual manda efectuar a cessação do contracto com o distribuidor. No decorrer deste processo se as não conformidades forem impotadas ao TR da instalação este é "chamado à pedra".
Cumprimentos
E agora uma pergunta faço eu, é permitido fazer um pt debaixo de uma escada comum e ainda para mais fora do edificio?
e estar só com barras de alumínio removivéis á mão, onde qualquer um entra?
E a chave que abre a parte da EDP estar no meio da rua onde qualquer um tem acesso?