patinhofeio Escreveu:Boas.ENERGY Escreveu:O melhor é esquecer o condensador, fica mais economico e dá menos chatice na manutenção.
Tentar facilitar para ter maiores chatices depois??Não, obrigado
Se os condensadores estão no circuito, alguma coisa lá devem fazer, caso contrario os fabricantes não os colocavam(sempre poupavam mais uns cêntimos).
Como já foi dito, os condensadores corrigem o cosseno de fi. Muitas instalações industriais, só aguentam o numero de lâmpadas ligadas com a ajuda dos condensadores.Ainda há pouco tempo, numa sala de uma escola, 8 armaduras 2*58 desligavam o circuito de 10A. Colocamos condensadores nos balastros,ficou a consumir pouco mais de 6A. Gasta-se no condensador, mas poupa-se no consumo.
Sobre os valores, há valores predefinidos para cada lâmpada conforme a ligação. Apenas sei que em serie com o balastro, deve usar-se 3.6mF para lampadas de 36w e 5.3mF para lampadas de 58w. Se for ligado em paralelo com a alimentação da lampada, coloca-se 8mF em lampadas de 58w.
Importante: Sempre que o condensador seja ligado em serie, este deve ser de 440V, se for ligado em paralelo, basta ser de 250V.
Abraço
NÃO SE POUPA NADA NO CONSUMO
Quer dizer.
Se no quadro geral da escola houver compensação do factor de potência eficaz, não vale a pena andar a meter condensadores.
A energia activa que a lâmpada consome é a mesma. Já o uso de condensadores reduzem a corrente reactiva, mas se estiver bem compensada no geral, não produz nenhum efeito. Apenas há a economia de uns míseros KWh devido ás perdas nos cabos o que são insignifiacntes.