Potencia a contratar ??
Potencia a contratar ??
Boa noite.
Estou a realizar um projecto e gostaria de saber se há valores típicos para tomadas de uso geral trifasico. Isto é, qual a potência que se costuma reservar para uma tomada trifasica, cuja utilização é de uso geral.
Estou a realizar um projecto e gostaria de saber se há valores típicos para tomadas de uso geral trifasico. Isto é, qual a potência que se costuma reservar para uma tomada trifasica, cuja utilização é de uso geral.
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 jan 2008, 19:56
- Agradecimento recebido: 1 vez
Re: Potencia a contratar ??
assim a seco é dificil responder.
é para uma fábrica?
qual a potencia dos aparelhos a utilizar
caso n saibas nada coloca uma de 32A
é para uma fábrica?
qual a potencia dos aparelhos a utilizar
caso n saibas nada coloca uma de 32A
Boas.
Pois mas aí é que tenho dúvidas. Um tomada de 32 (A) corresponde a uma potência de 22 (kVA).
Será este o valor de potência que deverei reservar?? Mais, menos??
Pois mas aí é que tenho dúvidas. Um tomada de 32 (A) corresponde a uma potência de 22 (kVA).
Será este o valor de potência que deverei reservar?? Mais, menos??
Ok, ok.
Estou a fazer um projecto para uma fábrica metalomecânica. Um dos aspectos passa pela previsão da potencia a instalar como bem sabes:)
Eu sei as máquinas que têm de ser instaladas logo sei a potência a reservar para estas.
Retirei 10% desta potência e atribui para iluminação.
Relativamente às tomadas gerais monofásicas atribui a potência pela contagem de comparimentos, já que a utilização destas será "género" caseiro.
Eu quero também deixar tomadas gerais trifásicas, para a eventualidade de adquirirem novas máquinas ou se quiserem mudar as máquinas de sítio. A minha dúvida é que potência reservar para este fim.
Estou a fazer um projecto para uma fábrica metalomecânica. Um dos aspectos passa pela previsão da potencia a instalar como bem sabes:)
Eu sei as máquinas que têm de ser instaladas logo sei a potência a reservar para estas.
Retirei 10% desta potência e atribui para iluminação.
Relativamente às tomadas gerais monofásicas atribui a potência pela contagem de comparimentos, já que a utilização destas será "género" caseiro.
Eu quero também deixar tomadas gerais trifásicas, para a eventualidade de adquirirem novas máquinas ou se quiserem mudar as máquinas de sítio. A minha dúvida é que potência reservar para este fim.
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 jan 2008, 19:56
- Agradecimento recebido: 1 vez
a potencia de reserva é muito subjectiva.
mas colocava pelo menos 20% do total das máquinas
mas colocava pelo menos 20% do total das máquinas
Desculpa reparei que exprimi-me mal.
Eu também já tenho contemplada a evolução de carga.
O que me está a deixar mesmo confuso (até ao ponto de me explicar mal:)) é o seguinte
Eu já tenho, como disse, a potência para as máquinas que serão instaladas e também a sua localização. Mas pensei em instalar umas tomadas trifásicas a mais para o caso de quererem ligar o material (rebarbadora, máquina de soldar,etc.) noutros pontos ou até outro material que não tenha um uso constante.
Qual a potencia a reservar para estas??
Será que posso também retirar uma percentagem da potencia para máquinas, já que estas tais tomadas nem sempre estarão em uso??
Desculpa não me explicar bem à primeira.
Eu também já tenho contemplada a evolução de carga.
O que me está a deixar mesmo confuso (até ao ponto de me explicar mal:)) é o seguinte
Eu já tenho, como disse, a potência para as máquinas que serão instaladas e também a sua localização. Mas pensei em instalar umas tomadas trifásicas a mais para o caso de quererem ligar o material (rebarbadora, máquina de soldar,etc.) noutros pontos ou até outro material que não tenha um uso constante.
Qual a potencia a reservar para estas??
Será que posso também retirar uma percentagem da potencia para máquinas, já que estas tais tomadas nem sempre estarão em uso??
Desculpa não me explicar bem à primeira.
É do senso comum que o que é tomada geral hoje em dia, amanhã é ligação quase definitiva, principalmente em oficinas e fábricas tipo a que te referes.
Faz uma análise á potência dos equipamentos móveis tipo máquinas de soldar que podem ser ligados e cobre pelo menos essa potência com um bom coeficiente "de cagaço", isso é uma industria pesada e as cargas móveis são hipoteticamente altas!
era isso que eu fazia...
Faz uma análise á potência dos equipamentos móveis tipo máquinas de soldar que podem ser ligados e cobre pelo menos essa potência com um bom coeficiente "de cagaço", isso é uma industria pesada e as cargas móveis são hipoteticamente altas!
era isso que eu fazia...
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 17 vezes
Se levar PT o valor do transformador deve ser para o dobro, já que normalmente a Potência tomda é a que se paga no minimo 50% da do transformador.
Já se a instalação é sem PT. até 100 ou 160 KVA cada caso é um caso, no mínimo 20% para tomadas.
Já se a instalação é sem PT. até 100 ou 160 KVA cada caso é um caso, no mínimo 20% para tomadas.
Viva colega, esse é um problema pelo qual todos já devemos ter passado e temos de ser cuidadosos caso contrário os nossos requerentes são muito penalizados. Como já referiram, caso a alimentação seja em MT, a situação não deve ser muito problemática pois a única limitação será a potência do transformador onde obrigatóriamente deve contratar 0.5 * 0.93 * Potência Instalada. Caso a solução seja em BT, veja com atenção sem em termos tarifários essa é a solução mais interessante pois o tarifário é muito penalizador. Normalmente calculo o tempo em que o investimento no PT é recuperado em projectos dessa natureza e coloco à consideração do requisitante.
Sempre disposto a aprender e partilhar experiências com outros profissionais desta área.