Necessidade de novo projecto

Responder
CFO
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 30 mar 2009, 21:50

Necessidade de novo projecto

Mensagem por CFO »

Olá a todos,

Eu não sou um electrotécnico como parece ser a maioria da audiência por aqui.
Eu sou um dono de obra que devido às mais variadas vicissitudes anda desde 2007 a tentar construir uma moradia unifamiliar. O licenciamento aprovado 2004, reapreciado em 2005 (deixei passr o prazo para levantar a licença de construção) e a licença levantada em 2007.
Tenho projecto de execução de Electricidade e Telecomunicações, e o empreiteiro diz-me agora ( após adjudicação é bom de ver) que a legislação a utilizar é a em vigor e que é necessário novos projectos e obviamente rectificar os orçamentos (que me deu há 3 meses). Não consigo apanhar o projectista que alegadamente se encontra fora do país.

Digam-me : necessito de um projecto novo a ser aprovado ? A arquitecura e equipamentos são os mesmos, talvez mais uma luminária ou uma tomada....apenas isso.

Grato por toda e qualquer informação pois não encontro nada na legislação (quem encontra ?) que me diga que um licenciamento embora antigo mas válido necessita de seguir a legislação em vigor.

CFO
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Re: Necessidade de novo projecto

Mensagem por Duzia12 »

As alterações devem ser no ITED só!!
Adricavaco
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 13 mar 2008, 16:28

Mensagem por Adricavaco »

Espero poder ajudar,

Ora, pelo que entendi, tem um projecto electrotécnico de licenciamento. Esse projecto está aprovado? Se está aprovado e foi efectuado com base no regulamento antigo (RSIUEE), o instalador só terá de cumprir o projecto e o dito regulamento. Caso exista alguma alteração significativa durante a obra, ter-se-á de efectuar um aditamento ao projecto e ser submetido a apreciação antes de se efectuar a vistoria.
Caso o projecto de electricidade não tivesse aprovado, o instalador só terá de cumprir com as novas RTIEBT durante a execução (Isto, se a instalação não for superior a 50KVA, potência máxima para instalações sem obrigatoriedade de projectos electrtécnicos aprovados).

Cumprimentos,
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Ele fala em moradia unifamiliar.

Não precisa de projecto eléctrico

Se o licenciamento é de 2004 o projecto de telecomunicações aprovado de ser o anterior RITA.

Era conveniente fazer projecto ITED de telecomunicações, isso fica barato, e resolve o problema.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

"Eu sou um dono de obra que devido às mais variadas vicissitudes anda desde 2007 a tentar construir uma moradia unifamiliar. O licenciamento aprovado 2004, reapreciado em 2005 (deixei passar o prazo para levantar a licença de construção) e a licença levantada em 2007."

Se o projecto entregue e aprovado, não foi levantado,(não houve licença de construção) o que acontece é que o projecto volta a entrar de novo, e de acordo com as normas em vigor.

Ex. Tem um projecto aprovado, faz o pagamento, pede o alvará, faz o levantamento do alvará de construção que é válido por 12 meses. Passado 11 meses verifica que a obra está atrasada, tem que pedir prolongamento da licença e eles dão mais 6 meses.
Mas se deixar passar o prazo da licença, a camara pode exigir que o projecto volte a dar entrada de novo e com as alterações que houver nos regulamentos, sejam acustica termica Ited enfim todos os projectos das especialidades, (até urbanisticos).

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”