Só agora vi este tópico
Fiquei chocado com o relato do MESTRE (um degrau acima do Eng)
Fiquei chocado com o nível de conhecimentos com que se sai de uma faculdade.
Fico Revoltado com a utilização do dinheiro (Vindo dos impostos deste povo) nestas faculdades. Que diabo andam os profs a fazer???
Lamento que um futuro profissional de Engª se debata com dificuldades básicas.
Lamento que a Ordem Eng não intervenha junto da tutela para por cobro a este tipo de sitação.
Compreendo que o Mestre queira projectar e ganhar a vida, mas que primeiro estude para que a qualidade dos projectos que "vende" não prejudique o pobre do consumidor.
é por este tipo de situações que quando consulto um "profissional" seja de que área for, tenho a sensação de que pouco sabem
P/ Fvr já que tem o canudo, estude e tenha o brio de ser BOM profissional, se não se sentir qualificado, por fvr não engane quem lhe pagou os estudos (as propinas não chegaram para tal).
PRINCIPIANTE A PROJECTOS
Re: PRINCIPIANTE A PROJECTOS
Os alunos da FCTUC não sabem fazer um projecto ITED e possivelmente um projecto Eléctrico porque não têm que o fazer quando estão ainda a estudar. O mal é esse! Depois não admira que suscitem dúvidas, acho dúvidas normais para quem nunca fez um projecto.
Cumprimentos
Cumprimentos
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
Infelizmente isto é verdade.strocto Escreveu:Os alunos da FCTUC não sabem fazer um projecto ITED e possivelmente um projecto Eléctrico porque não têm que o fazer quando estão ainda a estudar. O mal é esse! Depois não admira que suscitem dúvidas, acho dúvidas normais para quem nunca fez um projecto.
Cumprimentos
Tirei o curso na FCTUC, e muito sinceramente, é o pior sítio para tirar o curso, se queremos ir para o mercado de trabalho "corrente". Isto é, só é bom para quem quer investigação, ou projecto de máquinas e motores. ITED, infraestruturas BT/MT/AT, subestações, moradias/prédios.....é muito complicado trabalhar nessa área vindo da FCTUC.
Neste momento já adequaram o curso á realidade (por aquilo que tenho visto), pelo que, considero que já estão no bom caminho. Inclusivé sei que já fazem ITED's durante o curso.
Não sou exemplo pra ninguém, mas a minha solução foi tirar diversas formações nas áreas pretendidas, e mesmo assim tenho muitas dúvidas que vou tirando por aqui e por ali...a experiência que vamos acumulando é que nos permite aprender, não será um curso de 5 anos que nos prepara fielmente para o mercado de trabalho.
Learning is the goal!!
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
Não querendo defender ninguém, mas o MESTRE de Bolonha é equivalente a uma licenciatura, portanto, não está nenhum degrau acima do engbotelho Escreveu:Só agora vi este tópico
Fiquei chocado com o relato do MESTRE (um degrau acima do Eng)
...
Compreendo que o Mestre queira projectar e ganhar a vida, ....

aliás, ainda não sei ao certo como se resolveu a situação com a Ordem, mas sei que os "licenciados" de Bolonha não podem entrar pra Ordem, coisa que os "Mestres" julgo já poderem.
Ninguém nasce ensinado, e só é pena que realmente a Ordem não tenha mão nos planos de estudo das universidades, assim evitava-se tirar um curso "pró boneco"
Learning is the goal!!
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
Os Mestres e Eng,º podem nao saber fazer pojectos, mas estão muito capacitados para fazer outras coisas.
Apenas os "Trutas" "Não ensinam". Fazer projectos até o meu amigo que é desenhador com a 4ª classe faz quase tudo, aprendeu e basta o Eng,º assinar. Nos gabinetes os desenhadores são o grande suporte.
Apenas os "Trutas" "Não ensinam". Fazer projectos até o meu amigo que é desenhador com a 4ª classe faz quase tudo, aprendeu e basta o Eng,º assinar. Nos gabinetes os desenhadores são o grande suporte.
A mim o curso na FCTUC não me ensinou tudo, mas preparou-me para enfrentar o mercado de trabalho em diversas áreas possíveis. Foi uma boa base para toda a restante aprendizagem que tenho feito até hoje, e que terei de continuar a fazer, à medida que vão surgindo novos desafios, a tecnologia vai evoluindo e a lesgislação e as normas vão sendo alteradas.