By pass na primaria?

Responder
Cafungo
Curioso
Curioso
Registado: 26 mar 2009, 14:02

By pass na primaria?

Mensagem por Cafungo »

olá camaradas tenho uma duvida sobre o dijuntor que fica na cabine primaria:
Qdo há falta de energia ele automaticamente passa de concessionária pra gerador.
Ai vamos ver as causas...depois disto, bombeamos a maçaneta e mudamos a posição da chave e depois acionamos no botão? Ou vice versa ? Pois o dijuntor é um da siemens!
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Re: By pass na primaria?

Mensagem por Duzia12 »

Não percebi nada

E depois, qual a dúvida?
Cafungo
Curioso
Curioso

Mensagem por Cafungo »

Bom dia!
Minha duvida seria sobre as etapas do acionamento deste dijuntor:
Se 1° bombeamos a maçaneta, depois viramos a chave, pra depois aciona-lo, ou vice versa?
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Isso só consultando o manual
DMCB
Curioso
Curioso
Registado: 20 mai 2007, 15:39

Mensagem por DMCB »

Viva, não sei se percebi a questão, estamos a falar de um disparo de um disjuntor ao nível da Média Tensão certo? Aquando do seu disparo o grupo gerador alimenta a instalação mediante a inversão rede/grupo. Se for este o caso, a manobra do disjuntor de MT terá de respeitar os encravamentos intrínsecos do equipamento, ou seja, só pode fechar o interruptor depois de ter armado a bobine do disjuntor. Agora é assim, este procedimento embora relativamente simples, não deve ser feito de ânimo leve, partindo do princípio que tem habilitações para o efeito, use luvas e tapete e verifique se o disparo não resulta de uma anómalia do transformador. Relembro que o transformador tem relés que lhe conferem protecção do tipo dgtp2 se for a óleo ou sondas se for seco.

Como o colega disse, veja ainda o manual do equipamento e não realize quaisquer manobras sozinho.
Sempre disposto a aprender e partilhar experiências com outros profissionais desta área.
bluespirit
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 dez 2008, 11:34
Been thanked: 1 time
Contacto:

Mensagem por bluespirit »

Antes de mais convem compreender a função de cada coisa:

- A chave deverá ser um encravamento mecânico. Tem como função aceder ao local do Transformador estando o disjuntor desligado e as terras a jusante (entre o disjuntor e o transformador) metidas. Assim, a chave só deverá sair nessas condições.
- Para voltar a rearmar o disjuntor, terá que a chave voltar a estar colocada no disjuntor e para isso a mesma só deve estar disponivel se a porta do transformador estiver fechada (ela só sai da fechadura da porta do transformador, se essa porta estiver fechada).
- Após a colocação da chave no disjuntor, a 1ª manobra será a de voltar a abrir o seccionador de terras (a jusante do disjuntor - entre o disjuntor e o transformador). Essa abertura é feita no disjuntor por botão próprio.
- De seguida dá-se "ao zarelho" e armam-se as molas (que darão a força necessária para o fecho brusco dos contactos do disjuntor, para evitar arcos).
- Fecha-se o disjuntor, no botão ON e "voilá", luz de novo.

Agora atenção:
- Uma falta de encravamento pode dar um grande "Bum". A vantagem é a de verificar o poder de fecho do seccionador de terra (nos RM6 da Schneider, por experiência própria, garanto que existe esse poder de fecho. Não foi agradável para a vizinhança pois na subestação a energia foi cortada).
Cafungo
Curioso
Curioso

Mensagem por Cafungo »

Agradeço aos colegas pela dica....pois confessar a vcs. sou nvo. na empresa, e as vezes que fui ao Qgbt com os caras, eles fazem correndo e já fala vamos cai fora... e nem comenta nada qdo pergundo, como poderei ajudar eles se não passam o primordial...E cada colega de trabalho!!!!! :evil:
Abs
PFerreira
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 28 jul 2008, 15:01

Mensagem por PFerreira »

Cafungo Escreveu:Agradeço aos colegas pela dica....pois confessar a vcs. sou nvo. na empresa, e as vezes que fui ao Qgbt com os caras, eles fazem correndo e já fala vamos cai fora... e nem comenta nada qdo pergundo, como poderei ajudar eles se não passam o primordial...E cada colega de trabalho!!!!! :evil:
Abs
Boas,

Tem atenção, as manobrar de média não podem ser feitas por qualquer pessoa, assim como nem toda a gente pode entrar num posto de transformação.
Por exemplo, quando existe um trabalho de manutenção num PT por parte da EDP, vem uma equipa que só faz as manobras de ligar e desligar a energia e outra equipa para fazer a manutenção. Com isto não quero dizer que a equipa que faz a manutenção não saiba fazer as manobras, pois já viram fazer bastantes vezes, só que não estão habilitados para as efectuar, pois em caso de acidente os seguros não pagam nada e o técnicos responsáveis puderam ser presos.
Cumprimentos,
PFerreira
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Has thanked: 17 times
Been thanked: 14 times
Contacto:

Mensagem por BLima »

O tema é interessante.

Algum colega tem documentação de como é feita a protecção em MT? Ou os procedimentos que devem ser feitos aquando das manobras?

Pergunto isto apenas por curiosidade, pois só trabalho em BT mas tenho alguma curiosidade acerca do funcionamento dos PT's.

Cumps,
Bruno
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
PFerreira
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 28 jul 2008, 15:01

Mensagem por PFerreira »

BLima Escreveu:O tema é interessante.

Algum colega tem documentação de como é feita a protecção em MT? Ou os procedimentos que devem ser feitos aquando das manobras?

Pergunto isto apenas por curiosidade, pois só trabalho em BT mas tenho alguma curiosidade acerca do funcionamento dos PT's.

Cumps,
Bruno
Boas,

Tenta arranjar o Regulamento de Segurança de Subestações e Postos de Transformação e de Seccionamento para teres umas ideias, eu não tenho em suporte digital, se não arranjava.
Em relação aos procedimentos para desligar e ligar são variáveis para cada PT. Mas normalmente para desligar convém desligar 1º o geral do QGBT e depois a MT e para ligar o inverso. Isto para não haver cortes ou arranques bruscos, não é que alguns equipamentos de MT não estejam preparados para efectuar manobras em carga, mas em caso de algo não correr bem, minimizam-se os danos.
Nota: Isto é uma breve explicação, porque na realidade não é assim tão linear.
Cumprimentos,
PFerreira
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Has thanked: 17 times
Been thanked: 14 times
Contacto:

Mensagem por BLima »

Viva,

Vou ver isso.

Obrigado,
Bruno
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Responder

Voltar para “Dúvidas”