CABLAGEM EM CALHA TÉCNICA - DUVIDAS???

Responder
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

CABLAGEM EM CALHA TÉCNICA - DUVIDAS???

Mensagem por ENERGY »

Caros colegas.
Já que em caminho de cabos perfurado(esteira metálica) de acordo com as normas técnicas, parece não ser possivél colocar mais que uma camada de cabos, se eu utilizar uma calha técnica, posso encher na totalidade de cabos, ou existe alguma regra que imponha o contrário???
Cumprimentos.
Última edição por ENERGY em 23 fev 2009, 23:35, editado 1 vez no total.
Cpts.
Energy
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: CABLAGEM EM CALHA TÉCNICA

Mensagem por nelmindo »

existe um taxa de ocupação máxima. consulte as regras técnicas
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Re: CABLAGEM EM CALHA TÉCNICA

Mensagem por ENERGY »

nelmindo Escreveu:existe um taxa de ocupação máxima. consulte as regras técnicas
Obrigado pela informação.
MAS SE ME SOUBE-SE DIZER QUAL O ARTIGO FICA-VA BEM MAIS SIMPLES.OK.
Cpts.
Energy
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Re: CABLAGEM EM CALHA TÉCNICA - DUVIDAS???

Mensagem por ENERGY »

Ora bolas, parece que todos aqui têm a mesma duvida que eu.
Ninguem por aqui consegue esclarecer o assnto???
Cpts.
Energy
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Há só curiosos
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Duzia12 Escreveu:Há só curiosos
Só curiosos não acredito,
pois já deu para ver que existe por aqui pessoal que sabe muito de electricidade,pelo menos na teoria.

Continuo esperando respostas.

cumprimentos.
Cpts.
Energy
gattor
Curioso
Curioso
Registado: 05 mar 2008, 23:00
Been thanked: 1 time

Mensagem por gattor »

Oi

Relativamente à calha técnica a taxa de ocupação máxima depende um pouco do fabricante. Pois diferentes calhas têm diferentes resistências mecânicas, dependendo muito do modelo e marca e do tipo de cabos que vai passar ( secções, peso por metro). O melhor seria ver catálogos.
Por uma questão de organização eu apontaria para cerca de 2\3 de ocupação das calhas.
Já agora tentar fixar em zonas diferentes da calha tipos de cabos diferentes.
A ocupação máxima é um bocado relativa, pois depende muito do que se passa nela, desde que não façam exageros como já vi e mexi, em que os cabos de diferentes secções se amontoam e enrolam em cima das calhas, misturados com cabos de sinal etc.

Em resumo, na minha opinião, tente dividir os cabos que pretende passar em grupos de 3 (Triângulo) ou 4(quadrado) e deixar sempre uma folga entre eles e devidamente amarrados com braçadeiras. Essa folga que deixar no final irá corresponder a cerca de 2\3 mais coisa menos coisa da calha. Tenha sempre em atenção o peso total e a localização dos mais pesados.

Vou tentar dar-lhe uma resposta em concreto entretanto, mas penso que assim como diss não seria mau.

Cumprimentos
EE
qaziop
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 26 mar 2009, 22:57

Mensagem por qaziop »

Boas

tenha ainda especial atenção na ligação terra da mesma se esta for em material condutor (chapa por ex.)

e ainda ao facto de separar as correntes fortes das fracas de preferência providenciar a instalação em esteiras separadas.
PJP
Curioso
Curioso
Registado: 18 jun 2008, 23:16
Been thanked: 1 time

Mensagem por PJP »

ENERGY Escreveu:Caros colegas.
Já que em caminho de cabos perfurado(esteira metálica) de acordo com as normas técnicas, parece não ser possivél colocar mais que uma camada de cabos, se eu utilizar uma calha técnica, posso encher na totalidade de cabos, ou existe alguma regra que imponha o contrário???
Cumprimentos.
Caro colega, ainda não me tinha apercebido do facto de não ser possivel fazer mais que uma camada de cabos nas esteiras. Pode indicar onde está isso escrito nas regras técnicas ? Obrigado
raodeste
Curioso
Curioso
Registado: 21 dez 2008, 19:44

Mensagem por raodeste »

Penso que isso está indicado nos factores de correcção, onde só existe factores de correcção só para uma camada.
Não havendo factor de correcção para camadas superiores não existe possibilidade.
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Been thanked: 21 times

Mensagem por mpinto »

Sei que para um nº de cabos superior a 9 o factor de correcção se mantém. Não tinha reparado que este factor, em princípio, é para uma camada. Então fiquei com uma dúvida. No quadro 52-E4 das RTIEBT vem: Caminhos de cabo perf hztl; Cabos s/ afastameto entre si. Na coluna nº de caminhos de cabos vem ;1, 2 e 3. para cada um tem um factor de correcção diferente. Será que este 1,2 e 3 não são camadas? Por acaso, apenas neste quadro, (nas minhas RTIEB) diz no título: ".....em camadas simples..." (pode ser erro). Se não, a que distância numa parede de n metros de altura devo colocar estes três caminhos de cabos para não ser necessário usar factor de correcção? Ou independentemente da altura da parede só posso usar três esteiras com apenas uma camada? Já agora, no quadro 52-E2, Fator de correcção para cabos enterrados.... distanciados de, pelo menos, 20cm. Qual a largura que uma vala deve ter para não haver lugar a correcção?
silva2008
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 29 mai 2008, 20:23

Mensagem por silva2008 »

ta certo tou de acordo
Melhores cumprimentos
oamis
Curioso
Curioso
Registado: 10 mar 2008, 23:18

Mensagem por oamis »

por o que eu sei e tenho falado do assunto é que as esteiras suportam os cabos por indicaçoes do fabricante ,e se nao me engano é pr peso por metro de esteira + altura da aba ....se nao estou em erro...nos catalogos de fabricante deve de ter isso !!!
tipo a obo betterman...
Última edição por oamis em 12 ago 2009, 22:26, editado 3 vezes no total.
F.S.MONTEIRO
mitos
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 jul 2009, 15:37
Has thanked: 1 time
Been thanked: 17 times

Mensagem por mitos »

oamis Escreveu:POR O QUE EU SEI E TENHO FALADO DO ASSUNTO É QUE AS ESTEIRAS SUPORTAM OS CABOS POR INDICAÇOES DO FABRICANTE ,E SE NAO ME ENGANO É POR PESO POR METRO DE ESTEIRA...SE NAO ESTOU EM ERRO ....NOS CATALOGOS DE FABRICANTE DEVE DE TER ISSO !!!
TIPO A OBO BETTERMAN...
só um alerta, escrever em maiusculas é sinonimo de GRITAR, por isso evita a escrever só com maiusculas
Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Been thanked: 21 times

Mensagem por mpinto »

oamis Escreveu:por o que eu sei e tenho falado do assunto é que as esteiras suportam os cabos por indicaçoes do fabricante ,e se nao me engano é pr peso por metro de esteira + altura da aba ....se nao estou em erro...nos catalogos de fabricante deve de ter isso !!!
tipo a obo betterman...
Pois é mas tal como as tabelas dos fabricantes com as correntes admissiveis nos condutores não contam o que conta é o que está nas regras técnicas. Pois, também a mim me custa. :wink:
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”