Boas...maxmen Escreveu:De facto, com apenas uma linha do PIC consegues controlar o teu sistema com apenas um relé e os dois fim de curso.
Para tal terás de usar um relé com dois contactos inversores. Caso não consigas arranjar um relé com os dois contactos inversores, então terás de usar dois relés com um contacto inversor cada.
Mas atenção às ligações dos contactos dos relés!!! De modo a funcionar correctamente, deverão estar conforme o esquema que aqui deixo.
Com a linha do PIC em estado activo "ON", excita as bobines dos relés e o motor gira num sentido.
Com a linha do PIC em estado inactivo "OFF", o relé obrigará o motor a rodar em sentido contrario.
Com a activação de qualquer um dos interruptores fim de curso, a linha de alimentação do motor abre e obriga a sua paragem...
Espero que esta solução seja do teu agrado...
Testaste esse circuito que colocaste? Por certo não, senão vejamos:
Com o fim de curso de comporta fechada, ele corta o motor. Depois disso, de que forma e que o motor volta a rodar antes do sim de curso ser ligado? Como volta o fim de curso de fecho a ligar, se o motor não tem corrente para abrir a comporta? Acho que ja podem ver que o esquema deixado não funciona.
Outro pormenor, é que se a comporta é para funcionar a água, não convém ter os 230v do motor nos limitadores, por isso é preferível cortar as alimentações dos relés.
Vou tentar fazer um boneco para explicar o funcionamento que sugiro.
Até já.