Vela de incandescencia em motores diesel

nuno@sea
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Vela de incandescencia em motores diesel

Mensagem por nuno@sea »

Boas,

o meu problema e' o seguinte:
nao consigo arrancar com o motor diesel do barco de um amigo. As minhas suspeitas recaem para a vela de incandescencia que se encontra 'a entarda do colector de admissao de ar.
Antes da vela de incandescencia tem um rele'.

Usando um multimetro como poderei saber se o problema e' mesmo da vela de incandescencia?
A minha ideia seria ligar uma ponta do multimetro 'a resistencia e a outra 'a terra. Esta' correcto o meu pensamento? qual devera' ser a medicao que irei obter?

Agradeco a vossa ajuda.
Duzia12
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Re: Vela de incandescencia em motores diesel

Mensagem por Duzia12 »

E aubstituir por uma nova para tirar dávidas, será assim tão cara?
nuno@sea
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Re: Vela de incandescencia em motores diesel

Mensagem por nuno@sea »

...preferia saber primeiro se esta se encontra em condicoes ou nao...
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patinhofeio
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Re: Vela de incandescencia em motores diesel

Mensagem por patinhofeio »

Boas...
Normalmente se a vela estiver boa, há-de dar continuidade, mas pode também dar continuidade com a humidade que possa estar no filamento.
A melhor forma de ver isso, é medir o consumo da vela, com um amperímetro. Se não houver consumo, é porque algo esta avariado.
Abraço
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nuno@sea
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Re: Vela de incandescencia em motores diesel

Mensagem por nuno@sea »

...e como e' que eu meco a continuidade? na vela e na terra?
Duzia12
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Re: Vela de incandescencia em motores diesel

Mensagem por Duzia12 »

A corrente não funciona por impulsos (faísca) e como vais medir isso

Já agora gostava de saber
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Mário
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Re: Vela de incandescencia em motores diesel

Mensagem por Mário »

Boas,

" não consigo arrancar com o motor diesel do barco de um amigo. As minhas suspeitas recaem para a vela de incandescência que se encontra 'a entrada do colector de admissão de ar.
Antes da vela de incandescência tem um rele'."

Em principio o motor tem que trabalhar, mesmo com a resistência da admissão avariada.

"Usando um multímetro como poderei saber se o problema e' mesmo da vela de incandescência?"

Convém teres alguns conhecimentos de electricidade, mas medes a resistência ohmica. Desligas os fios que estão ligados e verificas a continuidade e podes com eles desligados, por tensão directa manualmente para verificares se aquece ou não.

"A minha ideia seria ligar uma ponta do multimetro 'a resistencia e a outra 'a terra. Esta' correcto o meu pensamento? qual devera' ser a medicao que irei obter?"

Os barcos não têm terra. Estão dentro de agua.

Cump.
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Re: Vela de incandescencia em motores diesel

Mensagem por nuno@sea »

"medes a resistência ohmica. Desligas os fios que estão ligados e verificas a continuidade"

so' tenho um fio ligado 'a vela. Desligo esse fio e faco a medicao entre a vela e o que?
No caso da vela estar boa a resistencia devera' ser 0?

obrigado pela ajuda
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Re: Vela de incandescencia em motores diesel

Mensagem por Mário »

Boas

"so' tenho um fio ligado 'a vela. Desligo esse fio e faço a medição entre a vela e o que?"
Medes onde o fio estava ligado e a massa.

"No caso da vela estar boa a resistência devera' ser 0?"

Não, se der 0 está em curto-circuito.

Mas o motor tem que pegar sem a vela ligada.

Cump.
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Re: Vela de incandescencia em motores diesel

Mensagem por nuno@sea »

Boas,
obrigado pela vossa ajuda!

Vou fazer a medicao e depois poto os resultados.

Abraco,
Nuno
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Re: Vela de incandescencia em motores diesel

Mensagem por patinhofeio »

Duzia12 Escreveu:A corrente não funciona por impulsos (faísca) e como vais medir isso

Já agora gostava de saber
Boas...
Já que estamos em maré de duvidas, eu também gostava de saber em que velas é que há faisca num motor a diesel... :lol:
Mário Escreveu:...
"No caso da vela estar boa a resistência devera' ser 0?"
Não, se der 0 está em curto-circuito.
Perante o consumo da vela, o valor em Oms deve ser muito próximo de 0. Por norma, dá o mesmo valor que juntando as 2 pinças do multímetro. De qualquer forma, se a vela estiver em curto, o fusível das mesmas estará fundido.
Depois de medir a resistência da vela, volta a ligar os fios e mede em volt contínuos entre o chassis e o pino da vela. tenta ligar a chave e vê se chegam cerca de 12v à vela. Assim verificas se o fusível, o relé ou o controle do sistema está funcional.
Abraço
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Re: Vela de incandescencia em motores diesel

Mensagem por Mário »

Boas

"Já agora gostava de saber[/quote]
Boas...
Já que estamos em maré de duvidas, eu também gostava de saber em que velas é que há faisca num motor a diesel... :lol: "

Nas velas de ignição, aplicadas nos motores de baixa compressão.

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Re: Vela de incandescencia em motores diesel

Mensagem por patinhofeio »

Mário Escreveu:Boas
Nas velas de ignição, aplicadas nos motores de baixa compressão.
Cump.
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Boas.
Estamos sempre a aprender...
Já agora, podiam dar aí o exemplo de um motor diesel de baixa compressão com velas de faisca? Tipo, qual o carro ou a máquina que equipam?
É que de muito curioso que sou, por mais que procure, os únicos motores de baixa compressão que encontro, funcionam a gasolina, gás ou produtos igualmente explosivos.
O Google é amigo, mas ainda não me mostrou nenhum motor diesel com compressões abaixo dos 17/1(que é o habitual dos motores diesel.) :D
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Re: Vela de incandescencia em motores diesel

Mensagem por Mário »

Boas

"motores de baixa compressão" eram usados no principio do século passado, onde a bomba de injecção não tinha ainda sido criada.

Os motores a diesel actualmente são de dois tipos;
De alta compressão.
De média compressão.

De média compressão eram os motores dos automóveis, ou seja de pouca potencia (isto até os anos 80 + - , motores pequenos onde as rpm eram no máximo de 3.600.) todos tinham velas de incandescência (uma em cada cilindro) que quando se ligava o carro se tinha que esperar, que a lâmpada do aquecimento (velas) se apagasse, e só depois é que se dava ao arranque, onde com as velas já incandescentes e o ar aquecido pela compressão do motor o combustível (diesel) ao ser injectado em contacto com a vela vai fazer a combustão do combustível e o motor efectua o tempo de trabalho, a partir deste momento as velas já estão desligadas e o motor em funcionamento.
Todos os motores de média compressão são de injecção indirecta.

De alta compressão

De alta compressão são motores dos camions ou seja de grande potencia ( onde as rpm são no máximo de 2.500.) todos têm velas de incandescência na admissão de ar e todo o processo depois é idêntico.
Todos os motores de alta compressão são de injecção directa.

Com o avanço da tecnologia os automóveis começaram a ter motores de alta compressão (diesel) em alta rotação 6.000 rpm, exemplo disto é os motores da VAG, Psa e outros.

De baixa compressão
Funcionavam como os motores a gasolina antigos com carburador ( e baixas rotações).

Há pouca informação disponivel na net mas tenta ver o link abaixo que fala em dois tempos, e podes ver na imagem a vela de ignição no cimo da cabeça mas tambem há em 4 tempos.

Contents
[hide]

* 1 Applications
* 2 Different two-stroke design types
o 2.1 Piston controlled inlet port
o 2.2 Reed inlet valve
o 2.3 Rotary inlet valve
o 2.4 Crossflow-scavenged
o 2.5 Loop-scavenged
o 2.6 Uniflow-scavenged
o 2.7 Stepped Piston Engine
* 3 Power valve systems
* 4 Direct Injection
* 5 Two-stroke Diesel engines
* 6 Lubrication
* 7 Reversibility
* 8 Sources
* 9 See also
* 10 External links


http://en.wikipedia.org/wiki/Two_stroke ... el_engines

Devo de ter pelo menos um livro onde tem diversa informação, mas nestes tempos mais próximos nem os posso procurar.

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Re: Vela de incandescencia em motores diesel

Mensagem por patinhofeio »

Boas...
Estive a ler o tal link da Wikipédia, e apenas encontrei "Unlike a gasoline engine, which employs a spark plug to ignite the fuel/air charge in the combustion chamber, a Diesel engine relies solely on the heat of compression for ignition. Fuel is injected at high pressure into the superheated compressed air shortly before top dead center (TDC) and begins burning." Basicamente diz o que eu já sabia.
Adiante, e como diz, motores de baixa compressão eram usados no principio do século passado, logo, por certo o motor em causa que deu origem a este tópico não deverá ser desses.
Porto isto, todas as velas que actualmente se encontram nos motores a diesel, continuo a julgar serem todas de incandescência, sendo portanto possível de ver o seu consumo.
Como acho que quem criou o tópico já está esclarecido pois não se voltou a pronunciar, e este debate em nada acrescenta na resolução do problema inicial, por aqui me fico.
Abraço.
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