Variador de intensidade

Responder
braga68
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 24 mar 2009, 23:21

Variador de intensidade

Mensagem por braga68 »

Bom dia,

É a primeira vez que participo neste fórum. Foi com muito agrado que descobri a sua existência. Só tenho pena, pelo menos pelo que vi, que muitos dos tópicos criados têm pouca intervenção.

A minha dúvida é a seguinte:

Tenho um aplique no quarto dos miúdos com uma lâmpada de 60 w, mas só a ligo durante a noite com o variador de intensidade luminosa no mínimo, achando que desta forma estou a gastar o mínimo possível de energia. No outro dia, por mero acaso, li um post num outro fórum que dizia que o que varia é a intensidade mas o consumo é o mesmo. Confirmei com outra pessoa que me disse a mesma coisa (se bem que não é muito entendido, é o diz que disse). E vossês, ó mestres o que dizem?

Obrigado.
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 mar 2008, 10:45

Re: Variador de intensidade

Mensagem por patinhofeio »

Boas...
Em 1º lugar, a corrente ou intensidade são a mesma coisa, medida em Amperes ou Wats.
Depois, deduzindo a tensão de alimentação da lâmpada, a intensidade diminui, tal como a corrente.
Dizer que lâmpada regulada no mínimo gasta o mesmo que regulada no máximo esta errado, mas também não se pode julgar o consumo da lâmpada proporcionar a intensidade da luz que dá, visto o próprio regulador também fazer consumo nas dissipações de potencia que faz através da electrónica..
Se pretende ter sempre luz ambiente no quarto do pequeno, aconselho a comprar uma lâmpada de leds, que para luz de presença chega bem, e gasta cerca de 1 a 2 wats.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
braga68
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por braga68 »

Essas lâmpadas de presença já queimei umas poucas, a maior parte delas depois que os miúdos (gémeos) começaram a sair dos berços e espetar com elas no chão. Além disso a tomada ficava desprotegida. Tenho bi-horário, por isso não devo gastar muito. Será possível ter uma ideia do consumo nas condições que referi? O casquilho é o E14, não posso usar uma lâmpada economizadora com o variador pois não?
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Qual é a potência da lâmpada 40 W?

P=U x I W=Pxt W=40 X 9 h /1000=0,36 KWh durante 9 Horas , preço do bi.horário 1 KWh--0,5 Euros

Logo 0,36x0,5= 0,18 Euros o preço de uma chamada telefónica

Se a lâmpada for economizadora de 9 W O Cust será 9x9x0,5/1000=0,041 Euros no fundo 4,1 cêntimos

30 dias são 1,23 Euros

Se nao tiver bi-Horária o preço passa para 55% mais
braga68
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por braga68 »

Agradecido pelas informações. Posso então usar uma lâmpada economizadora não é? Tinha a ideia que o variador não funcionava neste tipo de lâmpadas.
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

E não funciona

Eu estava a comparar preços
Responder

Voltar para “Dúvidas”